Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open Movie: Big Buck Bunny, animação da Blender Foundation, disponível para download

“Mal haviam se passado duas semanas do lançamento do DVD do curta de animação Big Buck Bunny, desenvolvido sob a tutela da Blender Foundation, e o filme já foi liberado para download na Internet — em quatro formatos de vídeo e três resoluções diferentes, em servidores espelho na Itália, na Alemanha e nos Estados Unidos da América. Alternativamente, há também arquivos torrent, bem como versões em baixa resolução para os mais ansiosos, que desejem assistir o filme via streaming no YouTube e no Vimeo. Em breve, imagens ISO do DVD do curta também estarão disponíveis.”

Enviado por Rafael Peregrino (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu já havia baixado via torrent – à velocidade máxima – uma versão em “média” resolução.
    Achei interessante e graficamente bem-feito a animação, mas caramba, é um curta! Seria legal – além de demorar muito mais e ser mais trabalhoso – se os caras criassem um longa-metragem; um filme com história mesmo, ao estilo shrek, sei lá…

    Lógico que na prática não é assim simples, já que grandes e “zilhonários” estúdios demoram meses ou até anos na criação de um longa em animação, mas pelo trabalho que o pessoal do peach movie fez, acredito que eles tenham plena capacidade de criar um projeto maior. É só contratar um Spielberg qualquer… hauah

    Pensando bem, acho que nem se cada usuário de software livre do mundo fizer uma doação ao projeto, os caras não conseguem pagar um Spielberg… ;-)

    Agora é só esperar o Apricot, um game livre baseado em engine livre e modelado no blender. A idéia me parece bem interessante… :-)

    cristo (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:12 pm

    Pela idéia do projeto Peach que visa em mostrar e melhorar as capacidades do blender em projetos de filmes reais, com certeza um longa nunca será feito pela fundação blender.

    O mesmo vale para o Apricot, onde visa tornar o blender e o crystal space viáveis para o desenvolvimento de jogos de qualidade, cito o crystal space pois o mesmo nem tem quase nenhum potencial para a criação de jogos de alto nível e realmente precisa de algo deste nível para crescer um pouco.

    O blender já parece bastante evoluído no que faz, contudo sua game enginer também nem é lá essas coisas, de forma que o Apricot pretente mudar isso, creio que desse projeto vai sair algo bem melhor que o 3D Game Studio.

    Ou mesmo uma enginer perto do OGRE.

    foobob (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:22 pm

    A animação é muito boa, um típico cartoon no estilo clássico da Warner ou Metro, com pitadas de Ice Age, Predador e outros. Mas com a fluidez e detalhamento esperado de produções em computação gráfica: personagens absolutamente curvos, flexíveis e recheados de pêlos, grama a perder de vista (só se move no final, mas tudo bem), efeitos de iluminação como subsurface-scattering e ambient occlusion, sistemas de partículas fantásticos…

    Muito bom. Esse ainda é melhor que o anterior não apenas em termos técnicos, mas também por ser divertido e agradável de se ver. Elephants Dreams não tem pé-nem-cabeça, é um demo puro…

    Apricot, obviamente, não vai ter a maior inovação técnica do filme, renderizado em lote: pêlos.

    foobob (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:27 pm

    E mais importante: tudo feito no renderizador interno ao blender, não externos via plugin. O bichinho tá bom mesmo. O pessoal do 3D Studio Max e Maya só podem contar com plugins mesmo, o render interno é um renderizador scanline de pobre.

Este post é antigo (2008-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.