Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OOXML aprovado como padrão internacional na ISO

“De acordo com comunicado da ISO, o OOXML atingiu os critérios para se tornar um padrão internacional.

Se não houver apelação formal dos componentes nacionais da ISO/IEC nos próximos 2 meses, o novo Padrão Internacional vai seguir para publicação.”

Enviado por André Cruz – referência (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Denis (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:11 am

    Deixa ver se eu entendi… sem chance de ser ressaca do primeiro de abril?

    Alex (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:26 am

    Bom, um dia para lamentarmos….Foi uma total sacanagem esse processo….Nem tenho o que comentar, a M$ trapaceou, comprou, extorquiu e conseguiu o que queria: Aprovar uma especificação fantasma, mandrake total…

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:30 am

    Esse é o mundo corporativo: ética é um artigo secundário.

    Não vai mudar muita coisa. O padrão ODF continuará sendo o padrão adotado e recomendado pela maioria das empresas maiores (IBM, Novell, etc) e as empresas da ODF Alliance.

    Cadê os reclamões de plantão, que na primeira deixa vem com os comentários: “só podia ser no Brasil” e afins ?

    eje del mal (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:53 am

    Ótimo! Se a ECMA já estava na M…, agora a ISO se F… A Europa, o Japão e os EUA só sabem mesmo é se vender. Vejam aqui.

    Os BRIC votaram não ou se abstiveram (RU). Os poderosos não mandam mais nada.

    BRIC RULEZ!!!

    Antonio (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:57 am

    É hora de deixar de ser criança, mais um padrão foi aprovado, mas não esqueçam que o ODF também já é, nada melhor que existam opções de escolha até em padrões. É sempre bom lembrar que não há como sobreviver de ideologias..

    Não, Denis, não é primeiro de abril.
    Li no Wired e depois nos ISO e ECMA. Já se poderia prever, pelo andar da carruagem.
    Lamentável, pelo que representava a ISO.

    É realmente uma pena!

    Agora se a ABNT quiser, ela pode bater o pé e dizer NÃO, afinal é uma questão de soberania tecnológica, e quem manda no Brasil é o governo e não a ISO, sendo assim eles bem que podiam falar:

    - “Aqui no BRASIL essa ISO não vai ser recomendada, referendada e nem mesmo reconhecida, já existe um padrão, mais eficiente, melhor documentado e vamos utilizá-lo e recomendá-lo.”

    Mas infelizmente as coisas no mundo corporativo não são simples assim :(

    Parece que foi apenas um sonho de verão como diria meu amigo chicofedora ;)

    []‘s
    Guto

    ricardo (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 12:30 pm

    Pois é! Lamentável mesmo. A Noruega entrou inclusive com reclamação e pedido formal de anulação de seu voto (era Não e derrepente virou Sim). Muitas irregularidades foram detectadas. O processo foi todo corrompido.

    Mas como disse um camarada em outro site “ooxml sendo aprovado ou não, a MS vai usar o padrão dela interno, os governos vão reclamar de leis que os protegens sobre mudanças nesse padrão e tudo vai continuar como é há 15 anos”.

    mais coisa em inglês:
    http://www.groklaw.net/article.php?story=20080328090328998

    ricardo (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 12:32 pm

    esqueci de postar esse link tb:
    http://www.noooxml.org/start

    Alguém tinha alguma dúvida que isso aconteceria?
    Se você tinha então considere-se ingênuo demais.

    Todos temem e desdenham mudanças, até prisioneiros preferem continuar como estão do que tentar o novo!

    NoOOXML (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 12:56 pm

    OpenXML: Eles realmente ganharam ?

    http://homembit.com/2008/04/openxml-eles-realmente-ganharam.html

    http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=2573

    patito (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 1:24 pm

    Já se foi a iso!!Agora temos plena certeza que esse orgão não serve(mais) para gerir padrões funcionais.Pena pois agora não temos em quer confiar,basta pagar mais e mandar tornar padrão qualquer lixo.

    amsanchez (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 2:21 pm

    Padrões ou Podrões ! Bem o importante é a liberdade de escolha, nem sempre o que é “padrão” é o melhor, tiramos isso com os usuários de linux, freebsd, etc… Tem gente que acha o windows melhor, pois bem, usem o windows, eu particularmente, prefiro linux, odf, gimp, etc… Simplesmente isso resume-se ao mundo corporativista ! $ em 1o. lugar ! Bem para isso simplesmente podemos adotar os padrões que achamos convenientes e não o que as corporações acham convenientes ! Remar contra a maré traz músculos e força ! Na minha humilde opinião a ISO está simplesmente sujando seu nome a troco de negócios escusos e padrões que não servem a todos, ou seja, não são padrões e sim negócios. Vamos ver como a união européia e o Brasil vão reagir a isso ! Espero que a ABNT, que considero um orgão muito respeitável, adote a solução correta para não se sujar na lama do capitalismo também !

    Por último e não menos importante, seja livre, escolhas seus padrões !

    João (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 2:53 pm

    Isso destrói a credibilidade da ISO como uma instituição séria. A impressão que ficou é que a ISO está à venda. Se a Microsoft pode, outras empresas também poderão.
    Felizmente, a ISO não é tão importante assim na indústria de software. Ainda bem, porque já deu pra ver que teríamos zilhões de “podrôes” como o OOXML à solta.

    daniel (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 3:03 pm

    A comunidade livre também teve importância nesta decisão. É legal só ficar olhando o circo pegar fogo e não fazer nada a respeito e depois postar no bloguinho “Viram? viram? Eu disse, não disse?”

    Os usuários/desenvolvedores/administradores de Software Livre ainda nem entenderam a diferença entre Software Livre e Código Aberto, acham que é a mesma coisa. É legal contar a historinha de como o Richard Stallman se comportou e tal. É legal ficar degradando a imagem do Stallman, que só se preocupa com a liberdade.

    Na verdade, quando bolava a GPL (Gnu Public License) o Stallman queria defender a comunidade de usuários e percebeu – algo que me espanta até hoje – que isso só seria possível através da preservação da liberdade.

    É irônico estar na minha pele. Vejo as pessoas tentando encontrar uma maneira de humilhar Stallman, seja lá o que ele fale, seja lá o que faça. E agora essas mesmas pessoas reclamam da falta de liberdade.

    Matem-se, massa! Tijolos no muro!

    Mais um aviso, para não dizerem que não avisei-os: http://video.google.com/videoplay?docid=-2282183016528882906

    Não identifiquei a relação etre quem comenta o comportamento atual do fundador da FSF e quem tem atitude passiva e agressiva contra as decisões da ISO. Nem mesmo me parecem ser as mesmas pessoas.

    Acho legal respeitar o histórico do vetusto criador do GCC, mas ao mesmo tempo não creio que seja requisito para ter interesse ou participação na questão dos padrões livres.

    Não sou contra OOXML, mas sou contra o que a ISO fez. Aceitou com todos os erros que impediram ano passado de ser aprovado e pior agora temos um padrão cheio de erros e a perda da credibilidade desta organização que era para muitos sinônimo de qualidade.
    E pelo visto a Microsoft não se esforçou para tentar arrumar os problemas da certificação e pelo que conhecemos da Microsoft não irá nem dar bola para arrumar os problemas agora que a certificação já foi aprovada. Então temos uma certificação que será mundialmente utilizada com tantos erros que se for comparar com produtos made in China não existirá diferença alguma.

    O que adianta ter uma organização de padronização se ela vai deixar todo e qualquer padrão ser aceito?

    Rafael Goulart (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 4:20 pm

    Olha… há muito tempo eu mantenho restrições a padrões ISO, em especial de qualidade.

    Eu já vi como funciona uma empresa que “espera a visita da auditoria da ISO”. É um “inferno astral” em detalhismos, mil mascaramentos de defeitos e procedimentos não “adequados”, mas exclusivamente até a certificação. Depois, foi pro saco…

    A única coisa que garante qualidade é USARMOS NOSSO DIREITO COMO CONSUMIDORES, conscientemente.

    E isto só corroborou que se temos poluição, se temos enormes abismos sociais, é porque interessa a pessoas que não admitem perder suas fortunas, mesmo que não entenda qual a diferença no dia-a-dia de uma pessoa se ela tiver 100milhões ou “apenas” 70milhões.

    Espero um dia ter uma renda realmente digna e não me deixa levar por estes pensamentos mesquinhos…

    sam (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 4:54 pm

    Então vamos dançar o samba do crioulo doido pra comemorar….

    Pelo menos agora o padrão de fato também vai ser o padrão de jure. Ainda que ditado por uma única empresa que sem dúvida vai continuar com sua política de upgrades compulsórios para impedir que terceiros algum dia cheguem perto o suficiente de implementar 100% do padrão…

    daniel (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 5:31 pm

    >>Augusto Campos em 2/04/2008 às 3:10 pm
    >>
    >>Não identifiquei a relação etre quem comenta o comportamento atual do fundador da FSF e quem tem atitude passiva e agressiva contra as decisões da ISO. Nem mesmo me parecem ser as mesmas pessoas.

    Há pessoas que criticam Stallman sem levar em conta que se ele tivesse fraquejado no seu comportamento, por mais bizarro que aparente ser, talvez o SL não teria chegado onde chegou.

    Quanto o que tem a ver Stallman e a ISO: Stallman prega a liberdade; a ISO aprovou algo que nos priva da liberdade.

    >>Acho legal respeitar o histórico do vetusto criador do GCC, mas ao mesmo tempo não creio que seja requisito para ter interesse ou participação na questão dos padrões livres.

    No fundo, não se trata apenas de questões técnicas. Estou falando de liberdade.

    Rodrigo Robles (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 5:54 pm

    A guerra ainda não acabou, ainda cabem recursos das delegações nacionais, cabe a nós continuar participando e pressionando.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 6:27 pm

    Ainda bem que isso terminou. Agora podemos mudar de assunto e voltar a fazer algo de produtivo?

    Para mim muda absolutamente nada, pelo menos até sair uma versão freeware do Office para linux.

    Não vai ser lamentando e bravejando que alguma coisa vai melhorar. Que hora melhor que essa para todos apoiadores do software livre começarem a contribuir mais.

    Vamos lá gente, http://www.openoffice.org/, tem coisa pacas para ser feita. Todos vamos adorar sua contribuição.

    Como não muda nada ? Muda sim. A MS forçou a barra empurrando esse “padrão” goela abaixo porque:

    1- ela iria perder muito mercado na área governamental se não tivesse um produto padrão ISO como a concorrência. Agora os marqueteiros da empresa vão poder falar com a boca cheia que o MS Office 2007 usa um padrão ISO e “aberto” e então muitas empresas e governos com gerentes de TI pró-MS vão renovar os contratos de licenciamento em volume e adotar o MS Office 2007.

    2- ela é uma empresa covarde porque não quer concorência justa com produtos de outras empresas. Prefere sempre manter partes não documentadas em seus protocolos, formatos de arquivo e APIs que lhê dêem uma vantagem insuperável. Ela nunca adota as tecnologias de outras empresas que já são o padrão de mercado, mas clona a tecnologia/produto ou compra o seu concorrente e coloca seu nome. Foi assim com o Java (C#/.Net), com o Flash (Silverlight), com o PDF (XPS), com o ODF (OOXML), etc, tudo obviamente implementado unica e exclusivamente para windows.

    Já estou até vendo… Agora o pessoal da Receita Federal que tinha feito aquela megalicitação para a compra de milhares de licenças de MS Office 2007

    http://www.broffice.org/sobre_a_receita_federal

    vai na próxima licitação pedir uma “suite de aplicativos de escritório que use o OOXML nativamente e que seja feita por uma empresa multinacional renomada e conhecida” :-)

    Vamos abrir o olho porque no Brasil o voto foi NÂO e esse dinheiro sai do bolso de todos nós !

    Arthur (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 8:04 pm

    Cria-se uma “coisa”, a MS cria outra, brigam contra a “coisa” criada pela MS e apoiam a outra “coisa”, a “coisa” criada pela MS vence e a outra “coisa” perde. Nada mudou.

    É realmente uma pena que isso tenha acontecido. Um padrão obscuro, feito por uma única empresa na pressa, como todos sabem é cheio de falhas, como a grande maioria dos produtos dessa empresa. O padrão foi aprovado! Nessas horas fica difícil de acreditar na credibilidade da ISO.

    Erick (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 10:45 pm

    Ótima notícia, agora a interoperabilidade com os produtos da Microsoft está garantida, já que o direito de implementação de um padrão ISO é irrevogável.

    Além disso, tendo mais um padrão aberto, a liberdade de todas as empresas, desenvolvedores e usuários é maior pois agora terão mais uma opção.

    Só de pensar em como as suites de escritório livres serão beneficiadas por poder falar a mesma língua do Microsoft Office já me enche de alegria. É bom saber que a Microsoft está finalmente seguindo em direção à interoperabilidade.

    Sempre bom saber que nasce um otário a cada dia.

    Antonio (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 12:10 am

    “Sempre bom saber que nasce um otário a cada dia…”
    Frase interessante dita por um idiota, que com certeza não sabe de bulhufas e não deve ter mais de 15 anos, é chegada a hora de deixar de ser criança e entender que negócio é negócio, as empresas são livres para escolher o padrão, não serão forçadas, ainda mais que o ODF também é padrão não esqueçam disso!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 12:49 am

    Bem, ao menos agora temos uma especificação aberta para documentos.
    Acho que isso é a principal vantagem.

    Não me importa se a especificação que ganhou foi a da microsoft. A especificação é aberta e isto é o que importa.

    A especificação é falha e incompleta, e é isso que importa.

    PotHix (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 7:36 am

    Æ!!

    Realmente estava torcendo para que fosse 1º de abril…= (
    Eu já esperava por isso, mas ainda estava com esperanças de demorar bastante até cansar…

    Enfim…Vamos conviver com isso…

    E viva o ODF!

    Há braços

Este post é antigo (2008-04-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.