Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Olimpíada de Algoritmo ganha edição nacional em 2008

“A maior competição de Tecnologia da Informação do Brasil abre as inscrições para todas as escolas técnicas do Brasil. O prazo para as vai do dia 1º de agosto até o dia 10 de setembro, no site www.oah.com.br. No ano passado, a Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH) reuniu mais de 700 estudantes no estado do Rio de Janeiro.

A competição será realizada em duas etapas. A primeira no dia 10 de outubro, quando cada escola deverá inscrever uma equipe de três alunos. As 15 equipes melhores posicionadas no ranking – tendo no máximo três por estado – junto com um professor representante de cada escola finalista, serão chamados para competir na final da Olimpíada. Essa última etapa será realizada no dia 31 de outubro durante a programação da Latinoware, sediada em Itaipu, maior usina hidrelétrica em geração do mundo, em Foz do Iguaçu-PR.

Além da prova, o OAH reúne palestras de especialistas na área, como o presidente da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall. Além da experiência e do crescimento durante competição, a Olimpíada oferece uma série de prêmios para as equipes vencedoras. As 15 equipes classificadas para a fase final ganharão pacotes de cursos a distância do iPed, um domínio .com, assinatura de revista especializada, propostas de estágio, além dos outros prêmios oferecidos pelos patrocinadores. Cada estudante da equipe campeã ganhará também cursos e um notebook.

A equipe de Arnour Sabino, da Faetec de Quintino, ficou em primeiro lugar na última edição e hoje o estudante de 20 anos já acumula um ano de experiência na área de Atendimento da Hostnet. “Aqui já considero a base da minha vida profissional, antes não tinha certeza se era isso que queria trabalhar, hoje já tenho certeza”, garante.

Em paralelo à programação das provas, a página virtual da OAH reúne material completo e atualizado com abordagem em tecnologia, como conteúdo teórico, podcasts, notícias, curiosidades e exercícios e aulas de Algoritmos. O site ainda traz informações do Guanabara.info, uma das maiores comunidades voltadas para estudantes da área, que completa um ano com mais de 3 mil visitas únicas diárias.”

Enviado por Marianna Wachelke (mariannaΘafontoura·com·br) – referência (oah.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    foobob (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 6:26 pm

    Até que enfim o HackerTeen vai ganhar um concorrente à altura! ;)

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 7:43 pm

    achei que as maiores competições eram a obi e a maratona de programação. mas, bom, são universitárias apenas..

    A OBI é de ensino médio. A ACM é universitária.

    Como competição aberta mesmo a quem não esteja estudando nada, talvez essa seja a maior nacional mesmo. Lembrando que internacionais temos várias.

    Os prêmios dessa olimpíada estão meio fraquinhos. Quando eu li, passei rápido e pensei ter lido “iPod”, já ia correndo me inscrever, mas agora que li “iPed” desanimei.

    sys (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 8:09 pm

    Iped? wtf?!

    Os prêmios poderiam ser melhores mesmo. além disso seria legal se tivesse uma etapa internacional também, como o ICPC/ACM e a OBI…

    E outra, eles chamam os vencedores para trabalharem como atendentes lá na empresa que promove a competição? Jóia.

    RJP (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 9:05 pm

    A OAH é a nível técnico de ensino médio. Para a empresa é um meio deles estimularem a garotada, e também captar novos talentos. Afinal, adolescente quer saber é de MSN, Orkut e coisas do tipo, não quer saber de progrsmar. Mesmo na minha escola, que ganhou a 1a OAH, ano passado.

    Eu tenho vários ex-alunos que estão estagiando na empresa promotora da OAH, e começaram todos no atendimento ao usuário. Hj alguns estão indo p/ desenvolvimento Web, e outros p/ administração de redes. Cursos internos tem dado a chance deles crescerem lá dentro, e quem sabe, fazer uma carreira?

    Os que querem seguir na área tem dificuldades de achar espaço. As empresas só querem gente com nível superior para digitar cartinha no pacote Office, vão querer o quê, com adolescente que está concluindo o técnico? E essa empresa tem dado uma chance boa a eles, o que é muito bom.

    Se é um mero concorrente do Hackerteen, aí eu não sei. A sensação que tenha é que juntar a Latinoware com a OAH… Sei lá, não me soa bem. Mas não sou organizador da bagaça. :)

    PS: No ano passado, a equipe vencedora ganhou 1 notebook p/ cada integrante, 50% de desconto p/ fazer um curso superior na Infnet, e 2 cursos gratuitos, uma da Infnet, e outro que esqueci. Não é preciso muita coisa para empolgá-los, como podem ver… :D

    Ah, eu não tinha lido “para as escolas técnicas” na notícia.

    Então certamente não lhe cabe o título de “maior competição de Tecnologia da Informação do Brasil”.

    Fazer uma competição tudo bem, mas dizer que é a maior, sem ser, é desprezar o trabalho sério do pessoal da SBC e da UNICAMP.

    RJP (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:39 am

    Claro, concordo! O que não foi explicitado pela pessoa q escreveu o post é q a OAH engloba escolas técnicas de nível médio. Ano passado foi regional (Rio), esse ano vai ser nacional.

    Augusto, dá p/ editar o post e acrescentar essa informação aí?

Este post é antigo (2008-08-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.