Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Olhar Digital analisa 6 distribuições Linux

“Quando o assunto é Linux, uma das dúvidas mais freqüentes é: “qual distribuição é a melhor?”. Bom, existem distribuições para os mais diversos fins, sendo que um usuário experiente é até capaz de montar sua própria distribuição, adicionando as funcionalidades que desejar. Escolhemos as seis versões mais usadas no Brasil – Fedora, OpenSuse, Mandriva, Kurumin, Debian e Ubuntu, para mostrar a vocês no Olhar Digital.”

Enviado por carlos eduardo (cadu3designΘgmail·com) – referência (olhardigital.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tião (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:37 pm

    A Revista Olhar digitar é BASTANTE parcial, vide a matéria que eles fizeram sobra o Ubuntu a cerca de 1 ano atrás, deixando nas entrelinhas que o Software Livre não possuia a capacidade de substituir o Linux. Não gosto das matérias deles sobre Linux, pois são bastante tendenciosas
    (e não, isto nao é “Trollagem”, e sim uma opinião de quem assistia todas as matérias deles nesta área)…

    ney frota (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:40 pm

    Eu nunca gostei desse programa. o mais grave é que nunca explicam nada, so geram FUD. O segundo ponto é que é tão patrocinado pela intel, que ate a pauta gira sobre intel. (no flames .. so minha opiniao)

    Scoob (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:43 pm

    Da outra vez, na matéria “Usuário Linux”, enviei um email à redação para sugerir melhorias e sugeri aos insatisfeitos que fizessem o mesmo, porque meu e-mail sozinho não teria efeito…parece que alguém mais se incomodou e…desta vez, tive de enviar uma mensagem parabenizando o programa pelo esforço em melhorar…

    Segue a transcrição exata do email:

    para: redacao@olhardigital.com.br
    ______________________________________

    Bom dia,

    Quero parabenizá-los pela matéria “Distribuições Linux”, que, em contraste com a matéria “Usuário Linux”, mostrou uma boa gama de distribuições e deu parâmetros para uma boa pesquisa aos usuários interessados.

    Mostraram distribuições em Português do Brasil para um público brasileiro e, na minha opinião, escolheram bem a pessoa para falar sobre elas. Ótimo trabalho!

    Parabéns, boa sorte e muito obrigado por divulgar o Linux!

    Um abraço!

    __________________________________________

    Minha crítica à matéria anterior (Usuário Linux) foi:

    Bom dia,

    Primeiramente, parabéns pelo bom conteúdo disponibilizado pelo programa.

    Assisti ao vídeo “Usuário Linux” e gostaria de destacar alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados em matérias futuras. São coisas que vocês certamente já sabem, mas por um infeliz acaso podem ter esquecido de citar.

    1 – Ubuntu não é a única distribuição Linux que possui ambiente gráfico igual ao Windows, mesmo porque o ambiente gráfico nem é “do Ubuntu”…o responsável pelo ambiente no caso da matéria exibida é o “KDE”, que pode ser utilizado em qualquer distribuição Linux. Além disso, temos o GNOME, que vem por padrão no Ubuntu. Poderiam ter citado mais distribuições, como Slackware, Debian, Mandriva, SUSE, Kurumin, Dreamlinux, etc…garanto que todas se sairiam muito bem em “ambiente gráfico”. Desta maneira, o telespectador teria parâmetros para uma pesquisa mais aprofundada sobre Linux e da forma que foi transmitida a mensagem, o parâmetro é Ubuntu e não Linux de forma abrangente…

    2 – Foi mostrado o tempo todo o ambiente KDE em *inglês* para um público de usuários brasileiros que mal fala o Português e sequer foi citado que o ambiente pode ser traduzido ou instalado diretamente em Português.

    3 – Fiquei embasbacado quando vi na inicialização do sistema o dual-boot com Windows XP e Debian GNU/Linux e sequer foi mencionado o nome desta distribuição “mãe” em toda a matéria.

    4 – Viva o Linux, BR-Linux, Dicas-L, NoticiasLinux, SoftwareLivre.org, UnderLinux e BestLinux são excelentes sites sobre o tema. Que tal incluí-los também na seção de links?

    Bem, era isso o que tinha a dizer, espero que as sugestões sejam interpretadas construtivamente, atingindo o objetivo para o qual foram escritas.

    Um abraço, parabéns e mais sorte na próxima!

    _______________________________________________

    Na minha opinião a matéria ficou muito boa, mas claro, haverá alguém insatisfeito porque sua distribuição preferida não foi citada e isso é absolutamente normal.

    O importante é que mostraram que Linux não é “também Ubuntu” e não “só Ubuntu”…

    Parabéns ao programa!!!

    Abraços

    Tião (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:45 pm

    “Ubuntu a cerca de 1 ano atrás, deixando nas entrelinhas que o Software Livre não possuia a capacidade de substituir o Linux.”

    Correção: Que o Software Livre não substituiria o Window$

    Não acho que as duas opiniões anteriores tenham sido algum ataque gratuito. Também assisto o programa e muitas vezes não gosto do olhar superficial e tendencioso dado.

    Acho que pode ter a ver com o objetivo de tornar a tecnologia acessível, afinal, não só profissionais do meio devem assistir ao programa, mas as vezes chega a ficar risível.

    Scoob (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:46 pm

    corrigindo meu texto:
    O importante é que mostraram que Linux não é “também Ubuntu” e não “só Ubuntu”…

    Leia-se:
    O importante é que mostraram que Linux é “também Ubuntu” e não “só Ubuntu”…

    ;>))

    Tião (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:54 pm

    A questão é que TODO mundo SABE que não é apenas o UBUNTU que existe de distribuição….a questão é que o Olhar Digital é parcial em excesso com matérias sobre GNU/Linux…

    A mas vamos ver pelo lado bom, pelo menos estão falando do Linux não ignoram como muitos portais de noticias fazem.

    Tião (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 4:20 pm

    Mas se é pra falar de Linux, e só piorar a situação, melhor nem falar
    “Muito ajuda quem não atrapalha”, já diz o ditado…

    Pierre Freire (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 4:38 pm

    Eu gostei da matéria, alguns detalhes passam despercebidos sempre, mas de qualquer forma é um espaço a mais que o Linux tem na midia.

    mero_ (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 5:03 pm

    acho a apresentadora muito gatinha… eh analista de sistemas… !!!

    Uma tiazona fértil…

    Eu vou !!!

    Jack (usuário não registrado) em 11/05/2008 às 3:53 pm

    Já usei Conectiva, RedHat, Debian e uso openSuse hoje. Sou cirurgião-dentista e acho que é muito difícil substituir o Window$, tem mesmo que mudar a mentalidade e trocar! Não me arrependo e já consegui “mudar” advogados e outros profissionais, bem é boa a matéria.

Este post é antigo (2008-05-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.