O último suspiro do Linspire
“Após a aquisição da empresa norte-americana Linspire (anteriormente conhecida pelo nome Lindows) pela canadense Xandros (que nasceu da divisão da Corel responsável pela criação do Corel Linux), era apenas uma questão de tempo para que a Xandros liqüidasse a distribuição que tinha por objetivo original concorrer diretamente com a Microsoft no mercado de desktops. Pois é: chegou a hora.
De acordo com artigo publicado no portal Linux.com, Andreas Typaldos, presidente da Xandros, confirmou oficialmente que a empresa está cessando todas as atividades de comercialização e desenvolvimento do Linspire.”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
Opa! ∞ – 1 distros de Linux no mundo!
Embrace, extend and extinguish
Mas o Freespire vai continuar, servindo de campo de provas para as versões corporativas do Xandros. O modelo é o mesmo usado pela Red Hat em relação ao Fedora e pela Suse em relação ao OpenSuse.
Depois de mil planos com o Ubuntu, que acabaram quase todos abortados, o Frespire retornou aos braços do Debian, para gáudio da totalidade de seus utilizadores (eu, inclusive).
E o CNR? Será que a Xandros vai enterrá-lo?
Então a Xandros comprou a Linspire por causa do Freespire. Mas porque não criou uma distro FreeXandros/OpenXandros? Qual o benefício que ela teve comprando a Linspire? Carteira de clientes? Profissionais?
É zer0c00l temos um motivo para comerar.
Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?
“Mas porque não criou uma distro FreeXandros/OpenXandros? ”
Provavelmente pra reduzir custos. Agora já têm toda a equipe e estrutura montada e podem criar sinergia. Sem falar que o mercado dos dois era pequeno, agora fica um pouco maior, conseguindo mais escala. Achei a aquisição normal no mundo dos negócios.
“Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?”
Precisa usar?
Essa distro ja vai tarde!
“Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?”
Eu uso desde a versão 1.0. É uma distro muito bem acabada, profissional mesmo. Vem com todos os codecs de áudio/vídeo, suporte a modem discado e wireless, CNR etc.
Eu acho que a associação com o Ubuntu foi um tiro nágua, porque desestimulou os desenvolvedores e tornou a distro apenas “mais um Ubuntu com papel-de-parede diferente”, como tantas que existem por aí.
Eu também traduzi o manual, além de ter acrescentado diversos novos capítulos.
A comunidade é muito unida, pois sempre sofreu muito preconceito do mundo linuxista (porque se destina, principalmente, a usuários Windows que queiram migrar para o Linux. Nunca entendi que mal há nisso, mas enfim…)
ceti,existe uma comunidade em torno dela ? Aonde eu consigo o citado manual ?
Hey, respondi ao Marcelo Ulianov, mas a mensagem não apareceu; ao tentar reenviar, recebo uma mensagem dizendo que o post está duplicado. E agora?
Se tinha links é esperar pelo Augusto liberar heheh.
Tbm fiquei curioso quanto a comunidade em torno da distro. Sei, por exemplo, que é bem acabada, um tema de ícones que usava, o Crystal Project do Everaldo parece ser desta distro (tem um monte de ícones relativo a ela) é são muito bonitos e elegantes.
Sempre fui contra a idéia do Lindows, ou seja, atacar a MS por atacar, mas era a “cara do cara” da mp3.com, gerou muito marketing essa briguinha.
Por fim, parece que a MS ganhou mesmo.