Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que vem por aí no OpenOffice 3.0

Que tal dar uma olhada antecipada nos recursos que o OOo vai incluir a partir de sua versão 3.0?

O que eu mais gostei, por atender a uma demanda da qual eu compartilho, é a edição no Writer em um modo que exibe simultaneamente múltiplas páginas. Mas as notas de revisão na margem também me agradaram, assim como as tabelas no Impress e as barras de erro nos gráficos do Calc. E tem vários outros recursos mencionados no artigo.

Saiba mais (slashdot.org).

Agora fico no aguardo da inclusão como default do recurso mostrado acima: a tela secundária para uso exclusivo do apresentador, no Impress. No caso de uso mais comum, enquanto o projetor exibe a apresentação normalmente, ela exibe na tela do PC o slide atual, as anotações dele, o próximo slide e o contador de tempo. A idéia não é nova, e torço para que seja incorporada a tempo do 3.0.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Este recurso de uma tela para apresentações é muito interessante.
    Embora já exista no Office (acho que desde o 2003), este recurso se torna essencial par algumas pessoas (aqui onde estudo os professores utilizam bastante apresentação de slides, e ainda têm um pouco de dificuldade ao fazer isto no OpenOffice).

    Mas acredito que ainda falte muito ao Openffice para que ele passe a ser bem visto entre os usuários acostumados com o Office. Falta-lhe ainda recursos que o identifique como algo único, como é o Office ou como fez a IBM com o Symphony.

    Aposto minhas fichas no Koffice como suíte de escritório Opensource para o futuro. Ainda mais agora que está se tornando compatível com o Windows, o que irá aumentar muito sua base de usuários.

    Fabio (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 4:13 pm

    Falta uma interface melhorzinha, essa ta muuuito feia.

    eduardo brambila (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 4:31 pm

    A versão 2.3 vem me atendendo bem, sinto falta apenas de compatibilidade com docx e xlsx, ja que muitos colegas de trabalho e da faculdade usam o ms ofice 2007 e não atentam para a gentileza de salvar os arquivos no modelo doc e xls. Será que nesta versão vão implementar?

    Sds,

    Eu até gosto dessa interface!! É simples e funcional. A do Office 2007 tira muita atenção!

    No mais concordo com o Tenchi… Falta alguns recursos que torne ele “único”.

    Laércio (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 4:44 pm

    Uma coizinha que poderia tornar o OpenOffice.org “único”: usar o TeX como backend para o Writer. Os escritores de documentos matemáticos, técnicos e científicos agradecem. :-)

    eduardo brambila (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 5:00 pm

    Olhei a fonte citada no post e tirei minha duvida, vai suportar sim os formatos da MS, então qualquer recurso a mais pra mim é lucro.

    sds,

    Troço (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 6:06 pm

    É, precisa dar uma melhorada no visual.. Parece que parou no tempo.

    César Lemos (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 6:39 pm

    Eduardo, o openoffice não oferece suporte (oficial) aos formatos do office 2007, mas é possível abrir alguns documentos com pouca perda na formatação (pelo menos eu já abri vários .docx).

    César Lemos
    http://ambientevirtual.wordpress.com

    Erik shenko (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 9:30 pm

    Pessoal, demorar 1 ano e não inovar um pentelezimo a a inferface para acesso as opções como o office 2007 fez vai ser doze :(

    Vai ser dificil eu tentar converser a manter esse programa na minha empresa.

    Precisam inovar e mudar a interface, nem que demorem 1 ano para lançar essa parada.

    Renato (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:26 pm

    Uma coisa que ajudaria bastante a atrair usuários do MS Office seria o openOffice ter as mesmas teclas de atalho do MS Office.

    Eduardo Brambila (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:56 pm

    Olá Cesar

    Olha esse trecho do link do post

    “Microsoft Office 2007 file format support

    Microsoft Office 2007 (also called Office Open XML) file formats include .docx, .pptx, and .xlsx. Despite the similarity in names, these formats are significantly different than the Microsoft Office formats used since 1997. OpenOffice.org 3 will offer native read and write support.”

    Meu ingles é basico, mas esse trecho me leva a crer que a versão 3 vai suportar sim os formatos citados.

    Estou errado?

    sds,

    tsc (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:51 pm

    Quanto a mudanças que o office fez, foi sem pensar, pois muitas vezes no 2007 eu não acho várias coisas, perdendo assim o aplicativo uma boa parte de usabilidade.
    Quanto a interface, usuários querem algo sempre novo, mesmo sem eles saberem mecher…para fazer um uiredesign é necessário muito estudo, não é so sair programando.

    Sobre a interface, eu estava lendo um artigo onde um diretor na Novell disse que boa parte das pessoas que migraram para o Linux foi a semelhança com as antigas ferramentas da Microsoft.
    Até a adesão a suite OO parece-me motivada por esses fatores, tanto o vista quando o Office 2007 tiveram uma quantidade enorme de mudança, prefiro o OpenOffice assim, com mudanças sutis para não atrapalhar os usuários! Novas interfaces, novos temas são sempre vem vindos, porém mudar por mudar não adianta.

    Concordo com o Laércio com a questão do LaTeX. Acho que o OpenOffice deveria oferecer mais suporte a matemáticos. Mais ainda: deveria haver um programa nessa suite, o OpenOffice Composer, que serviria como Front End para o Lilypond. É claro que já existem programas como o Rosegarden que podem fazer partituras de ótima qualidade, mas agregar tudo isso em uma suíte, seria bem legal.

    A respeito da interface, concordo com com Fábio: ela parou no tempo. Deveria haver uma melhorada aí.

    O Tenchi falou uma coisa legal, a respeito do KOffice 2 que vem chegando. Eu tb aposto bastante do KOffice. Por exemplo, considero o Kexi muito mais amigável ( e estável ) do que o Base do OpenOffice. E, já que estamos falando e suites completas..

    O OpenOffice bem que poderia vir com um gerador de programas (e não apenas macros), tipo, um OpenOffice Basic, baseado no Gambas, para que em escolas técnicas onde se dá programação, se ensinasse programação visual com esse tal programa, em vez de com o Visual Basic. Imaginem só…

    Quanto ao uso do LaTeX como backend eu creio que isso é praticamente impossível para um editor de textos WYSIWYG como o OpenOffice ou o MS Office. O máximo que um editor conseguiria é ser com o Lyx, que é WYSIWYM. Se a exportação LaTeX melhorasse seria muito útil sim.

    Eu acho a GUI do OpenOffice muito melhor do que a do MS Office 2007 e tenho certeza de que a maioria dos usuários atuais do MS Office acham a mesma coisa. Conheço muita gente inclusive que não passou do MS Office 97 porque as versões posteriores não incluíram quase nada mais útil e ficaram mais pesadas. O MS Office 2007 então, além de ter uma GUI bem diferente do que estão acostumadas, usa um formato e arquivo diferente, gerando dor de cabeça nas empresas. Para mim esse Office 2007 vai ser um fracasso como o Vista. Só vai vender novas licenças porque não há outra escolha mas ninguém vai comprar upgrades.

    José Tavares (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 9:03 am

    O que eu desejava no Openoffice é que lê-se e executasse as macros criadas no microsoft office. Eu uso no escritório o Microsoft Office e gostava de mudar para o open office, mas tenho quase todos os ficheiros com macros que o Open Office não lê, o que é uma pena. Já agora seria optimo que fosse mais facil criar um atalho no ficheiro para executar as macros criadas. Obrigado

    Até que me atende bem o OpenOffice, uso ele lá vez ou outra. Mas uma coisa que seria MUITOO bem vindo seria uma melhorada na inicialização. Aqui no meu escritorio usava o BrOffice mas sempre percebi que o OpenOffice (ingles) iniciava mais rapido daí fiz uma mutreta onde rodo o OpenOffice 2.3.1 em português =D.

    “Por exemplo, considero o Kexi muito mais amigável ( e estável ) do que o Base do OpenOffice. E, já que estamos falando e suites completas..”

    Percebe-se que o Base é realmente pouco intuitivo, deveria sim dar uma melhorada na relação com o usuario. No access qualquer novato em suite office consegue fazer um “programinha” com uma pequena base de dados no entanto com o Base pelo que vi não é tão simples assim.
    No demais é uma otima suite e espero que nessa nova versão seja ainda melhor.

    Stevenes Donato (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 12:07 pm

    Olá. Na empresa em que trabalho cerca de 800 estações foram migradas para o BROffice há mais de 1 ano. O fato de ter uma interface familiar para os usuários ajudou bastante. O que o pessoal do openoffice está fazendo é adicionar novas funcionalidades e recursos sem alterar a usabilidade, o que é bom para a grande maioria dos usuários. Quem trabalha com informática, como a maioria aqui, sente falta de mudanças, mas o usuário quer algo que conheça e saiba usar, por isso ainda é difícil mudar do MS Office para o BROffice.

    Pense naquele usuário que mal sabe usar Ctrl+C, Ctrl+V se deparando com o Office 2007. É um caos. E muitos usuários com mais conhecimento também ficam perdidos. Já fiz downgrade de muito Office 2007 por isso. Mas o suporte a macros e o Base precisam mesmo de uma melhora.

    Uma mudança que tambem seria bem vinda era fazer com que abrisse só o Impress ao clicar em um slide, como faz o msoffice, e que fechasse tambem ao fim da apresentação.

    Tenho percebido uns erros de Java aqui no meu ao pedir para fazer a apresentação (Impress) em tela cheia e pelo que andei vendo não é só eu não. Seria bom tambem tirar um pouco essa “dependencia” do Java…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 2:42 pm

    No lugar de tirar a dependência, gostaria de que usassem direito o Java. Muita coisa foi mal implementada e precisava melhorar.
    Mas o que eu gostaria mais é que melhorassem os recursos avançados que causam crash no programa: filtros,tabelas dinâmicas, odbc, inserção de objetos…É só você “forçar” um pouquinho mais o software e ele ou funciona erroneamente ou simplesmente fecha.
    O Office 2007 permite que você trabalha com a interface antiga pra quem não gosta da nova. O OpenOffice poderia fazer isso e inovar. A IBM conseguiu desenvolver uma interface mais fácil de trabalhar e que agradasse visualmente os usuários. Por que a comunidade não conseguiria?

    “O Office 2007 permite que você trabalha com a interface antiga pra quem não gosta da nova. O OpenOffice poderia fazer isso e inovar.”

    Por inovar você quer dizer “dar aos usuários o que eles não querem e lhes dar a opção de voltar para a interface anterior”?

    Acho que interface é questão de infraestrutura, do widgetset usado e do desktop manager. Aplicativos deviam é se preocupar em rodar com a cara da plataforma nativa. Coisa que realmente o OO não faz, usando seu próprio widgetset e tentando ter a mesma cara de Windows2000 em todas as plataformas…

    Frank_w (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 7:49 pm

    Tem apenas duas criticas ao openoffice: ele é mais pesado para abrir e usar do que o MsOffice, e o Impress nao consegue rodar as apresentações com velocidade aceitavel, fica extremamente lento, tanto no win, como no linux.

    Fora isso gosto muito do recurso de Exportar para PDF, é muito util.
    Para mim o OO só precisa melhorar a performance.

    Meus aplaudos para banjo pelo seguinte comentário:

    Acho que interface é questão de infraestrutura, do widgetset usado e do desktop manager. Aplicativos deviam é se preocupar em rodar com a cara da plataforma nativa.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 12:23 am

    “Por inovar você quer dizer “dar aos usuários o que eles não querem e lhes dar a opção de voltar para a interface anterior”?”

    Dar aos usuários que gostam a interface que eles querem e aos que não gostam a opção de continuar como antes. Ou seja, escolha. Não sei por que seu espanto, já que uma das vantagens do Linux é justamente ser configurável.

    Aos usuários que gostam de frescuras visuais, eu sugeriria instalar compiz ou KDE4 e pedir aos desenvolvedores do OpenOffice — e também Mozilla — suportarem widgets nativos da plataforma. É claro, isso significa WinXP, Vista, Qt, GTK+, Aqua etc.

    É uma trabalheira danada, razão pela qual esses grandes projetos preferem seu próprio widgetset padronizado e geralmente sem grandes recursos visuais: o mínimo denominador comum entre todas as plataformas gráficas.

    “acho que interface é questão de infraestrutura, do widgetset usado e do desktop manager. Aplicativos deviam é se preocupar em rodar com a cara da plataforma nativa. Coisa que realmente o OO não faz”

    Aqui no Linux ele ta rodando, ta com a cara do Gnome 2.2

    cppware (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 4:28 pm

    Sabe, algumas pessoas realmente não têm noção de como o usuário dito leigo dá importância à aparência de um programa. Vide o Office 2007. Eu não gosto do MS Office, não uso o MS Office, acho-o irrelevante e talz, mas a aparência dele conquista qualquer usuário! Um amigo meu comprou um Notebook, que veio com Windows Vista e a versão trial (trial?) do Office 2007, poxa, é realmente impressionante.

    Acho que o pessoal deveria fazer que nem a equipe do KOffice fez, lançar um desafio com prêmio para quem modelasse uma interface bonita e legal (se bem que quem financiou isso no caso do KOffice foi a Google né).

    Bom, é isso. Acho que está havendo uma pequena confusão de termos entre o Banjo e o Marcos Alexandre. O Argumento de um não anula o outro. Veja, eu posso ter um mesmo programa cujos controles (como botões, combobox e talz) assumam a aparência da interface gráfica nativa (Kde, Windows, Gnome, Mac OS), e mesmo assim, mesmo assumindo a aparência da interface nativa, ter duas interfaces para o mesmo programa! Isso, repito, com CONTROLES que assumam a aparência da interface nativa. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    Erik Shenko (usuário não registrado) em 23/03/2008 às 11:49 pm

    “Acho que o pessoal deveria fazer que nem a equipe do KOffice fez, lançar um desafio com prêmio para quem modelasse uma interface bonita e legal”

    A deviantart poderia ajudar nessa idéia.
    Dar uma bolada para quem elaborar a melhor modelagem da interface. “E o mais belo é claro” :D

    Agora preciso dessa reposta.
    ONDE DIAXO FICA OS nightly s DO OPENOFFICE, QUERO TESTAR E ELES NÃO DEIXAM AS CLARAS…

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 3:55 pm

    O openoffice está precisando de melhorar os pivotables (datapilots) de forma a suportar a criação de “colunas virtuais” derivadas das colunas que estão sendo usadas.

    Já os gráficos também devem deveriam ser melhorados, esta é uma área boa para seduzir novos usuários…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 5:08 pm

    Um bug irritante que vejo no OO é que quando a tabela está extensa, o auto-filtro não consegue trabalhar, filtrando apenas uma parte dos dados.

    Quantas sugestões para o OpenOffice…
    “O OO devia isso.” “O OO devia aquilo.”
    Muito fácil sugerir, falar ao vento em um site que não tem ligação direta com o software. Que tal participar de alguma lista de discussão do OpenOffice e ajudar de verdade?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 8:31 am

    “Muito fácil sugerir, falar ao vento em um site que não tem ligação direta com o software. Que tal participar de alguma lista de discussão do OpenOffice e ajudar de verdade?”
    Tudo que foi falado já está postado nas listas de solicitações do OO. Nem todos tem conhecimento técnico e principalmente tempo disponível para trabalhar em um projeto desse nível.
    E ao contrário do que muitos pensam, críticas também contribuem para a evolução de um produto. Não adianta sentar em cima do rabo e tentar se convencer que está ótimo, ou por ser livre, não podemos reclamar.

    stenio (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 1:57 pm

    Trata-se de uma questão cultural, ou seja, o usuário só vai conhecer os recursos de umas das suítes (MS Office, Open Office) , e ainda, só vai saber distinguir qual é o melhor quando lhe for fornecido o conhecimento sobre as ferramentas. Estou querendo dizer que o usuário que usa muito o Office 2003/2007 vai achar o Open Office ineficaz. A pegunta é qual de vcs começaram usando o Open Office e depois passou usar o MS Office?

    Fiquem em Paz !

    Estou querendo dizer que o usuário que usa muito o Office 2003/2007 vai achar o Open Office ineficaz . A pegunta é qual de vcs começaram usando o Open Office e depois passou usar o MS Office?

    Você não pode afirmar isso, amigo! Eu usava o Ms Office e, ao passar para o OpenOffice, achei muito melhor, sem aqueles quinquilahias baratas de interface gráfica e com muito mais utilidade. Acho que não fui o único. Menos colorido, contudo, muito mais eficaz! Eu era um usuário comum que fiz cursinho de Office 2003 por aí; hoje eu uso OpenOffice, e não é por falta de opção. A universidade disponibilizada a suite gratuitamente. Mas eu prefiro, pois acho mais eficaz, o OpenOffice!

    Os estilos de caractere, parágrafo, páginas, listas, numeração etc são uma maravilha no OpenOffice. Você monta o documento como vc quer! E sem palhaçada, sem aquela automação toda que mais atrapalha do que ajuda.

    E certamente, eu não sou o único usuário que migrou para o OpenOffice por achá-lo melhor. Afinal, que é que precisa de letras piscantes no seu documento de texto?

    Abraços!

Este post é antigo (2008-03-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.