Novell oferece suporte a servidores com Red Hat e CentOS enquanto seus usuários estiverem migrando para o SUSE
Segundo o Linux-Watch, a Novell lançou um programa de “substituição competitiva” cujo objetivo é atrair usuários de Red Hat e CentOS para seu produto SUSE Linux Enterprise Server.
Pelo programa, a Novell oferecerá suporte aos servidores rodando Red Hat ou CentOS por até 2 anos, enquanto o cliente migra para o SLES.
O programa cobre o RHEL nas versões 3, 4 e 5 e as versões correspondentes do CentOS, com atualizações de segurança compiladas a partir dos fontes da Red Hat, garantindo compatibilidade binária, mais ou menos como o próprio CentOS e o Oracle Unbreakable Linux fazem. (via linux-watch.com)
Saiba mais (linux-watch.com).
Não vejos problemas nisso. Aliás, esta iniciativa da Novell me parece influência da sua dona…
Novell=M$=$$$. Então o $$$ para este suporte deve estar vindo da proprietária da Novell a MS.
Cada vez que aparece Novell soa estranho !!!
Isto chama-se mercado e eles estão fazendo apenas função deles em satisfazer as demandas dos clientes. E é isso que importa, o cliente.
Não vejo nada de mal nisto, uma empresa que vende um dos seus produtos ajudar os seus clientes a começar a usá-lo adequadamente.
Vejam por outro lado: a Microsoft está se redimindo. A Novell portou o KDE4 para o Windows (com permissão da MS, claro), e ele está rodando direitinho. Vejam a demonstração abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=ipg6ltIZRw0
Está havendo essa migração toda de Red Hat para o Suse?
É isso que eu chamaria de abordagem agressiva =).
Putz, que inveja. Já tive que me virar em uma migração onde éramos clientes da empresa A, mudamos para o fornecedor B. O fornecedor B não de suporte para a migração da base de dados, tivemos que nos virar. Então um ano depois migramos de volta para o fornecedor A.
Adivinhem se deram auxílio para a migração? Pois é, nada.
Boa iniciativa da Novell!
Eu vejo a atitud da Novell como normal. Ou você acha que se a Redhat tivesse fôlego pra fazer isso não faria? Bobos são os que acham que o sonho do Software Livre nunca seria contaminado pelo capitalismo selvagem.
Espero que continuemos sim, sonhando com um mundo onde o software será livre, mas sabendo que sempre teremos que nos deparar com o modelo capitalista de negócio, quer o softaware seja livre, proprietário, alienígina ou qualquer outra coisa!
Antes de mais nada, free igual à livre, e não igual à grátis.
Abraços.
http://boycottnovell.com/2008/11/11/anticompetitive-replacement/
http://boycottnovell.com/2008/11/12/novell-scolds-brotherhood/
Leiam e reflitam.
Acho que eles estão atacando a empresa errada…
E claro, a culpa é da Microsoft. Como sempre.
“Bobos são os que acham que o sonho do Software Livre nunca seria contaminado pelo capitalismo selvagem.”
E desde quando o capitalismo mancha o SL? Por favor, não alimente a lenda que o capitalismo é mau e que empresa tentando ganhar dinheiro é contra a filosofia do SL.