Novell modifica o SUSE para rodar mais rápido no VMWare
“A Novell incluiu no SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 10 SP2 o suporte à Virtual Machine Interface (VMI) do VMWare, e divulgou que a medida fará o sistema rodar mais rapidamente no VMware ESX.
O VMI é a versão de paravirtualização da VMWare, na qual o sistema operacional “sabe” que está rodando em uma máquina virtual, e assim delega algumas tarefas adicionais ao sistema de virtualização, buscando aumentar a eficiência da solução.”
Enviado por Julio Pacheco – referência (searchservervirtualization.techtarget.com).
Qual a vantagem disso sobre o Xen?
opção
Pena que o VMWare não é livre como o Xen… ou é?
O Xen não tem a escalabilidade que o Vmware tem. E ainda o Vmware é a tecnologia mais eficiente de virtualização em vários aspectos.
Pra quem tem interesse, o OKL4 (um microkernel com foco em virtualização e segurança em sistemas embarcados) roda o Linux paravirtualizado também, e é suportado em arquietura x86 (IA-32), ARM e outras.
http://wiki.ok-labs.com/#downloads
Tem uma lista de discussão também, com participação ativa dos desenvolvedores da empresa.
Realmente patético a parceirinha da M$ fazendo todo o esforço possível para o Linux rodar beleza de dentro do Windows.
Ô foobob!
Desde quando que o VMWare é Windows???
foobob, Paravirtualização é voltada a servidores. É muito usado nos famosos serviços VPS e VDS, que você acessa como se fosse um servidor dedicado, mas na verdade tem várias máquinas virtuais rodando em cada computador do datacenter. Ou seja – nada a ver com o Windows – geralmente eles rodam Linux em cima de Linux.
VMWare ESX é uma distribuiçao Linux cliente/servidor somente para virtualizar, foobob…
Como usuário do Xen e do VMware ESX, honestamente? Sou muito mais o ESX, o gerenciamento é muito bacana. E o OpenSuSE também é Xen-ready.