Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novell apresenta 4 novas certificações

A Novell está aumentando sua participação na indústria das certificações de profissionais para o mercado Linux, e escolheu um posicionamento bem diferente daquele adotado pela sua concorrente Red Hat (e que ela mesma já oferece nas certificações Novell Linux Certified Engineer): ao invés de focalizar os gestores e técnicos mais avançados, ela vai procurar o nicho mais trilhado pelo LPI: os técnicos de nível inicial para intermediário.

Entre as novas certificações estão a Novell Certified Linux Administrator e a Novell Certified Linux Desktop Administrator, para as quais o candidato precisa apenas demonstrar conhecimentos, e não habilidades. A Novell Certified Administrator testa para ver se o candidato tem conhecimentos sobre uma grande gama de plataformas e serviços suportados pela Novell, embora sem exigir profundidade de conhecimentos sobre eles.

Finalmente, a Novell Certified Engineer – Enterprise Services é uma certificação que empresas usuárias de produtos da Novell baseados no Linux podem ter maior interesse em adotar como critério de seleção, uma vez que o foco do teste é a capacidade de executar tarefas, e não apenas demonstrar conhecimento teórico.

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pierre Freire (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 1:20 pm

    Há anos atrás o maior orgulho de um cidadão era ser um engenheiro Novell os famosos CNA, CNE. A Novell sempre soube trazer glamour as suas certificações e fomentar o desejo por ela aos profissionais de mercado.
    Na opinião dos amigos, qual é a certificação mais desejada hoje quando se fala em Linux?
    Vou deixar a bola quickando para os amigos do BR-LINUX chutarem.
    Abraço a todos.

    Pierre

    milo (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 1:23 pm

    Eita que tá virando M$ mesmo!

    foobob (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 1:39 pm

    Cadê a Novell Certified Microsoft Partner?!

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 1:49 pm

    Acho engraçado ! É uma certificação Linux ! Então o LPI também leva você a ser vendido também ? e o RHCE ? e o CCIE™ (Cisco Certified Internetwork Expert), CCNP™ (Cisco Certified Network Professional), CCNA™(Cisco Certified Network Associate), CCDA™ (Cisco Certified Design Associate), CCDP™ (Cisco Certified Design Professional) ! Não entendo essa galera !? É simplesmente uma certificação no produto !
    Ótima jogada ! A propósito deveríamos nos certificar (especializar) cada vez mais, seja um curso pago, seja uma boa leitura, ao invés de criticarmos deveríamos perder tempo escrevendo tutoriais ou documentações para quem não tem acesso a estes cursos !

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 3:57 pm

    Não adianta. O pessoal pegou tanto rancor da Novell que qualquer coisa que ela fizer, vão malhar o Judas (Judas, entenderam? heheh)

    É positivo esse tipo de certificação. Agrega valor ao Linux e ao profissional, você investe dinheiro no seu conhecimento e mantém recursos financeiros pra sua distro. A Sun com o Java também tem esse tipo de trabalho. Oracle, idem.

    Agora, respondendo a pergunta do primeiro colega, acredito que o maior glamour é da LPI atualmente.

Este post é antigo (2008-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.