Nove navegadores web para Linux
Este post do Linuxhaxor traz screenshots e links para 9 navegadores disponíveis hoje para Linux, incluindo nomes conhecidos e também alguns menos populares. Simpatizei com o Midori!
Leitores antediluvianos talvez lembrem do artigo sobre 21 navegadores, que publicamos por aqui em 1999 (quando o site ainda se chamava Linux in Brazil), de autoria do Ricardo Igarashi, cuja versão em inglês acabou sendo destaque até fora do país.
Saiba mais (linuxhaxor.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-07-03
Bacana, sempre curto fuçar em navegadores diferentes…
Muito legal mesmo…tudo bem que não são nenhum Firefox =P…
Mas esse aí de navegação em modo texto é show, vou testar no meu Debian!
Filosofia de boteco, notícias comentadas e mais:
http://raphael.maisemconta.com
Off-topic.
Augusto, a Telefônica derrubou o BR-Linux também? O site esteve fora do ar ontem ou era problema no meu provedor?
Já conhecia o midori há um tempo. O baixei para ver se webkit era assim tão bom quanto diziam :-)
Gostei dele, mas achei o arora, baseado em Qt4, que inclusive não foi citado na lista.
Link: http://code.google.com/p/arora/
Interesante também é um navegador de testes baseado na tkhtml, que é um mecanismo de renderização escrito em tcl/tk. Vou te dizer, ele é muito leve e renderiza muito bem as páginas! É tão leve quanto o dillo mas suporta coisas que este não suporta, como abas, favoritos e renderização de páginas com css. Pena não suportar javascript, senão eu o consideraria uma ótima opção para pessoas com máquinas antigas mas que não querem abrir mão das comodidades da “web 2.0″.
Link: http://tkhtml.tcl.tk/hv3.html
Interessante também é uma versão reduzida do konqueror, para dispositivos móveis, mas que funciona muito bem em máquinas com menos poder de processamento. Chama-se Konqueror Embedded
Link: http://www.konqueror.org/embedded/
Caramba, daqui a pouco eu vou fazer minha listinha :-)
O que vejo é que os navegadores TOP (Firefox, Internet Explorer e Safari) são realmente TOP em tudo, sendo o principal deles em consumo de recursos da máquina. É difícil algum deles ser leve a ponto de poder ser utilizado com conforto em máquinas menos parrudas. Para isso existem os “alternativos”, que quase sempre funcinam “quase tão bem”, mas exibem um pouco menos de recursos que os TOPS.
Para modo texto eu prefiro o elinks, o lynx até onde eu usava era bem pior.
Post de 1999
http://web.archive.org/web/20030207210734/http://www.linux.trix.net/browsers.en.htm
Boa! A versão original em português (mas na época a acentuação estava certinha) tb pode ser vista aqui: http://web.archive.org/web/20030219233622/www.linux.trix.net/browsers_intro.htm
Pierre, o site não estava fora, e foi atualizado normalmente ao longo de todo o dia. Mas, graças à Telefonica, ele estava inacessível ou intermitente para a maioria dos usuários.
Para quem quiser visualizar o artigo de 1999 com acentuação correta, basta setar o encoding para iso-8859-1 no browser ;)
O artigo traz navegadores interessantes; por exemplo, eu não conhecia o NetSurf, e já tinha esquecido alguns navegadores mencionados.
Infelizmente o artigo traz algumas informações bem desatualizadas. Em especial, o Galeon não é desenvolvido há dois anos, porque seus desenvolvedores se uniram à equipe do Epiphany. Além disso, o Links não é desenvolvido há um bom tempo; assim como Edu Pellegrini, eu prefiro o Elinks, apesar do lynx ser o padrão dos navegadores em modo texto.