NoticiasLinux: VIA publica documentação e faz parceria com OpenChrome
Mais cedo neste ano, a VIA anunciou que gostaria de ‘pegar o trem’ do open-source estabelecendo uma iniciativa de desenvolvimento de um driver open-source, lançando documentação e código-fonte e melhor contato com a comunidade. Eles deram alguns pequenos passos nos últimos meses mas hoje deram sua maior contribuição ao lançar 4 guias de documentação para programação que cobrem o vídeo, 2D e 3D para seu processador gráfico Chrome 9. Adicionalmente, estão agora em parceria com os desenvolvedores do projeto OpenChrome.
Saiba mais (noticiaslinux.com.br).
Já é um começo
Tenho de dar o braço a torcer, a VIA finalmente resolveu se mexer. De inicio não acreditava muito, mas depois de ver os efeitos do KDE4 rodando liso numa VIA e até uns jogos rodando bem, realmente, eles estão andando, finalmente.
Tomara que dê certo.
Eu tenho uma placa dessas no meu computador lá do trabalho e algum tempo atrás até consegui configurar o compiz com estes drivers, mas atualmente ela não funciona de jeito algum.
Eu tenho um note da Positivo, um V146 e digo com sinceridade. O dispositivo de vídeo da VIA é ruim demais.
Com linux (eu uso e trabalho com o mandriva 2009), consegue-se uma velocidade muito maior do que o Vista que vem instalado. Até o vídeo fica melhor, mas ainda sim, sente-se um gargalo. Sem falar num pau danado que as vezes dá no boot.
Para se ter uma idéia, é sofrível executar o google earth. A movimentação fica quadro a quadro pois o driver não trabalha nativamente com o dispositovo, passando tudo para o processador. Ai sobrecarrega tudo.
Acho que a VIA estava perdendo mercado e com essa crise, optou para o caminho óbvio (código aberto). Ainda bem, pois assim teremos mais opções e finalmente um driver decente.
A Ali Corp deveria fazer o mesmo com a câmera M5602. Não há driver pronto para linux. Digo isso por conta do meu laptop.
Enquanto isso a NVIDIA fica cada vez mais isolada em sua postura de não cooperar com o código aberto.
Senhores, não é “placa de vídeo”, e sim, IGP… &;-D
Já estava na hora, não?
Tomara q que driver já venha incluído no Linux e no X.org, assim como o da Intel, para que não tenhamos trabalho algum para colocá-lo para funcionar.
Hoje em dia manter as especificações dos hardware fechadas é ir andar para trás.
Para meu próximo computador – nunca falei em deixar de consumir, mas sim em diminuir este consumo :-) – procurarei alguma placa mãe que suporte algum(a) BIOS open source, como o OpenBIOS, ou algo assim. BIOS opensource é o próximo passo.
Como eu sou “gato escaldado” no que diz respeito à VIA, fui conferir a informação pelo lado do OpenChrome, e encontrei esse e-mail de 20 de novembro de 2008.
Vale dizer que o driver do projeto Unichrome não foi atualizado em dois anos, e que o XOrg 7.4 adotou o driver do projeto Openchrome.