Notebook que cabe na palma da mão e vem com Linux
“A empresa Imovio lançou esta semana nos Estados Unidos o iKit, um notebook com tamanho de 95 mm por 65 mm. Ele cabe na palma da mão e pesa apenas 113 gramas. Vem com processador Marvell PXA270 de 312MHz, 64 MB de memória RAM e sistema operacional Linux, o iKit apresenta teclado tipo QWERTY, tela de 2,8 polegadas com resolução de 320 por 240 pontos, câmera de 0,3 megapixels, portas USB, conexão Bluetooth e Wi-Fi, além de compatibilidade com cartões de memória microSD de até 8 GB.”
Enviado por Solon – referência (tecnologia.terra.com.br).
Não serve prá nada…
Chamar isso de notebook é demais. Não passa de um PDA. Se isso for de fato considerado um notebook, meu celular (Qtek 9000) também pode e com a vantagem de operar em redes 3G e fazer ligação, processador de 520Mhz e SD 8GB e foi lançado em Agosto de 2005. Roda Windows Mobile e ainda uma versão de Linux chamada Qtopia. Fala sério!
E mais: do que adianta um teclado QWERTY quando você só vai usar uma ponta de um dedo ou caneta para digitar?…
Comparando a entrada de dados de dispositivos deste tamanho com teclado QWERTY (como o Treo, por exemplo) e com teclados não-QWERTY (como o Nokia N95, por exemplo), eu diria que o teclado QWERTY me facilitou a entrada de dados bem mais do que o outro, em 100% dos casos que experimentei.
Costume? E um sujeito que só tem um celular e nunca mexeu em um micro?
Prefiro o HTC G1… pelo menos vem c/ Android Linux e tb é 3G! :)
foobob, você perguntou qual a utilidade, e eu respondi. Talvez seja por costume, talvez seja por convenção, mas é um fato.
Quanto a este seu eventual usuário de smartphone que nunca mexeu em um PC e nem tem o hábito do uso de um teclado QWERTY, caso você o encontre, peça para entrar em contato comigo, que eu o entrevisto e pergunto!
Essa é velha já no GDH:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-10/48FE23D5.html
Na verdade isso se trata de um NETbook, segundo o HotHardware. O frabricante o classifica como “Pocket Mobile Companion”.
Abraços!