Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Notebook de 10 polegadas por menos de R$ 1000: Análise do PC 81001

O Proview Compact PC 81001 vem com Ubuntu, tem tela de 10,2 polegadas e HD de 60 GB, sendo encontrado no varejo a preços pouco abaixo de R$ 1000.

O Robinson dos Santos, do blog Versão Zero, me informou da análise desta máquina, feita por um leitor dele que a adquiriu e testou. Ele criticou vários detalhes (importantes) da configuração default, especialmente da BIOS e da ausência de opções de desempenho na maneira como o Linux veio instalado de fábrica.

Veja os detalhes: “Teste: notebook Proview Compact PC 81001“.

Saiba mais (versaozero.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 5:10 pm

    Pelo que entendi, o Ubuntu que vem neste PC não tá muito bom…

    Este Ubuntu instalado nesta máquina não é sancionado pela Canonical nem por seus parceiros. Assim, ela não se responsabiliza pelo funcionamento ou adequação ao equipamento. Equipamentos que tem o Ubuntu instalado de forma correta tem um selo de garantia de funcionamento indicando que a máquina foi testada, funciona de acordo com o anunciado e que o fornecedor tem suporte da Canonical para qualuqer eventualidade, garantia de atualizações adequadas, etc.

    Pô, o cara prega a instalação do XP nele, um sistema operacional que custa pelo menos 1/3 do subnotebook e que não é mais vendido e nem sequer tentou desligar alguns daemons (serviços) inúteis, trocar o ambiente gráfico por outro mais leve ou mesmo instalar uma outra distribuição.

    Com um hd de 60GB e 512 MB de RAM, por pior que o processador seja e mesmo levando em conta que hd de notebook é mais lento, essa configuração dá sim para rodar linux. No meu trabalho eu pego de vez em quando uns Athlon XP com 256MB de RAM e hd IDE de 40GB e o Mandriva com KDE roda bem razoavelmente. Só não dá para abusar muito abrindo muitos programas simultaneamente, mas dá até para usar o OpenOffice.

    O problema da lentidão mesmo deve ser o processador mesmo “AMD Geode LX, 500 Mhz” o Athlon deve ser umas 3X mais rápido. Mas o problema é a gambiarra mesmo, somente trocaram o nome ja que Ubuntu é marca registada. Se fosse por isso seria melhor colocar uma distribuição mais leve com um gerenciador de hjanela leve tambem, acho que ate o kurumin 7 já teria uma ótima performance.

    Autor (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 7:34 pm

    Não preguei a instalação de xp. O problema é que simplesmente não consegui rodar nenhuma distribuição nele, como mencionei na própria análise e explicitei posteriormente num outro comentário.

    Os problemas são sempre com o vídeo. Ou não consigo o 1024×600, ou simplesmente a tela fica branca com borrões. Mas assim que conseguir algo que funcione. Farei um comparativo.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 12:07 am

    Se a questão do desempenho é crítica, sugiro que optem por utilizar o Xfce ao invés do KDE e GNOME. E digo mais: venho experimentando-o (através do Xubuntu, Mandriva e Slackware) há um bom tempo em um Pentium III 1.0 Ghz e 256 MB de RAM com ótimo desempenho (com o KDE mesmo no Slackware, o desempenho é bem mais sofrível)! Se este processador e esta quantidade de RAM rodam perfeitamente, quem me dirá um Via Nano ou Atom!

    Por outro lado, colocar um AMD Geode é uma p*** sacanagem com o usuário final! &;-D

    giga (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 8:35 am

    Autor,

    Tente com o Elive (Debian)…
    Ele vem customizado pra alguns subnotes como o EEEPC e o MSI Wind.
    http://www.elivecd.org

    dk (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 8:57 am

    Ednei_Pacheco, sacanagem com o usuário final já é tradição!

    Bruno Goncalves (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 9:29 am

    Sou mantenedor do Big Linux http://www.biglinux.com.br se puder teste-o nesse notebook e me informe o que ocorreu, no Grub do Live-CD adicionei a opção de configuração manual de vídeo, onde pode escolher a resolução correta antes de concluir o boot.

    Mauro (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 10:23 am

    Autor:

    O problema que vejo é que, ao divulgar isso, vc está declarando a público que instalou um SO que _não_ está à venda isoladamente… (tá legal, era uma cópia de um desktop que vc. não está usando mais ;), mas vc. pensou no que vc está está estimulando os outros a fazer ? E mesmo que o XP estivesse à venda, teria que informar o custo e aí somar o preço do aparelho e comparar com outros netboots, tipo o eee-pc 900 e 10000, que vem com um linux aceitável e ainda rodam de Gentoo até Ubuntu. Eu tenho um dos primeiros, um 700, e já instalei LFS, Gentoo, Debian, Ubuntu, e Puppy (pro LFS e Gentoo eu preparei a instalação via partição e chroot no meu desktop e instalei via pendrive formatado em ext2) só por diversão.

    Porque meu favorito ainda é o 700 ? A tela menor significa menor consumo de energia (mais tempo de bateria), e o tamanho dele é _perfeito_ prá quem tem que segurar ele com uma mão e operar com a outra, em pé. Até as ‘abas’ que ficam dos lados da tela ajudam na hora de segurar. Tente fazer isso com qualquer outro…mesmo os outros modelos da Asus não permitem uma ‘pegada’ segura, pois são máquinas de mesa (ou colo) _portáteis_, mas não são _móveis_ – não foram feitos para serem utilizados _durante_ o transporte. E o ‘disco’ SSD é imune a vibração e ‘trancos’.

    Agora, falando sério: vc. tentou o Puppy Linux ? Acho que vc vai se surpreender. E _muito_ ! (http://www.puppylinux.org/). Prá ver o que dá prá acrescentar ao básico, clique em Downloads e então em Software. (vai ‘cair’ em http://www.puppylinux.org/node/9).

    Autor (usuário não registrado) em 19/09/2008 às 6:54 pm

    Mauro. Se você ao menos tivesse lido o review teria visto as distribuições que testei. O puppy foi uma delas.

Este post é antigo (2008-09-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.