Nokia finaliza compra da Symbian e pretende abrir parte do código
A Nokia anunciou, no início deste mês, que completou a aquisição da Symbian, empresa que desenvolve o sistema operacional para dispositivos móveis homônimo.
De acordo com comunicado da Nokia, a conclusão do negócio será um passo fundamental para a consolidação da Fundação Symbian, organização que, além da Nokia, vai contar com a participação de Sony Ericsson, Panasonic Mobile Communications e Siemens.
A fundação deve abrir parte do código do sistema operacional para competir nas mesmas condições com o Google (Android) e o sistema operacional Limo OS, da LiMo Foundation, baseado em Linux. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Parte? Talvez ela mantenha fechada a parte que mostra como o hardware dela é implementado, ou algo semelhante…
Abraços.
Vai demorar até o sistema todo estar aberto e não é por maldade da Nokia não. Abrir um código proprietário, grande e adquirido, não é tão fácil.
É provável que nem tudo pertença a Symbian e agora nem tudo pertença a Nokia no que diz respeito a direito autoral. Devem haver pedaços proprietários do sistema que pertençam a terceiros.
Mas eu faço meus votos de boa sorte pra plataforma, ter várias plataformas abertas competindo é absolutamente ótimo para os consumidores.
Finalmente concorrente de peso!!!
:)
http://mundodrive.blogspot.com
Não vejo mta vantagem… é mais pra ganhar a simpatia da comunidade mesmo. O Symbian já é bem superior à concorrência, e custa cerca de U$ 3 a licença por aparelho.
Parte? Até onde eu saiba eles vão abrir todo o código, só que não agora, só quando a fundação que vai ser responsável pelo mesmo esteja funcionando no próximo ano se não me engano.
E é claro que há vantagens na abertura do Symbian, pois a idéia é de unificar a plataforma através de uma fundação onde todas as empresas que participam da mesma contribuem para o código.
Ao contrário de hoje, em que cada empresa tem a sua versão incompatível do SO
Acho que os maiores concorrentes do Symbian são o Android e o Windows Mobile. O LiMO ainda quase não tem mercado e o SO do iPhone não será licenciado pra outras fabricantes.
Paul, Software Livre vai muito além de uma questão de preço. $3 ou $0 por aparelho, tratando-se de um software proprietário não faz muita diferença. Não pense que as pessoas irão atrás do Symbian por ele ser “grátis”. Grátis por grátis existem vários.
O código aberto significa uma série extensa de garantias para o usuário e para os desenvolvedores.
O Limo hoje tem um mercado não tão despresível assim. Os smart fones da Motorala são em sua maioria Limo. Acontece que a Motorola está transferindo seus esforços para o Android (que ela é uma das fundadoras do consórcio), e com isso o Limo deve enfraquecer.
Só para complementar, ao contrário da impressão que o LiMO quase não tem mercado, a série RAZR, da Motorola, que uso limo era dominante do mercado Norte Americano até Novembro deste ano, quando caiu para o segundo lugar dando espaço para o iPhone.
http://www.toysgadget.com/moto-razr-outselling-iphone-3g-in-us/iphone
http://www.informationweek.com/blog/main/archives/2008/11/apple_iphone_pa.html
E para quem tem um Razr e não sabe que está rodando linux, baixe os fontes no http://opensource.motorola.com