Nokia faz oferta pública hoje para compra da Trolltech (Qt)
“Nokia faz oferta pública hoje para compra da Trolltech (Qt) visando as facilidades multi-plataforma oferecida pelo framework em Desktops e dispositivos móveis.”
Enviado por Dr. Marcelo Ossamu Honda (mohondaΘgmail·com) – referência (trolltech.com).
A Nokia espera que sua aquisição da Trolltech acelere sua estratégia de softwares cross-platform para dispositivos móveis e desktops, e evoluir seus serviços via Internet. A empresa comunicou que irá continuar a desenvolver o Qt e o Qtopia, bem como continuará a apoiar a comunidade de código aberto, continuando a disponibilizar estas tecnologias sob a GPL.
Leia também a carta aberta conjunta à comunidade KDE e de código aberto.
Droga… Agora que eu comecei a desenvolver usando QT… Espero que não mude nada pra mim =/
Saiu bem barato. Cerca de U$150mi.
Cara, excelente notícia. Agora fica mais certo que a QT continuará livre e isso também melhora as chances do Linux nos celulares.
Ué ? E como fica o uso do GTK+ + Maemo ?
Lembrando que o GTK+ é um framework “concorrente” do Qt, base do Gnome e do Maemo usado nos N700/710/800/810.
Inevitavelmente a Nokia vai ter que escolher qual framework dar mais atenção e eu acho que a escolha no fim das contas vai recair sobre o Qt ($$$ investido).
Ou seria ainda a seguinte situação :
NXXX – Continuam com Linux+Maemo/GTK+
Resto da linha – Linux(?)/Qt, consequentemente Symbiam – Rest In Peace ?
Foi tarde.
Se o mundo ficar dividido entre Android e Qtopia, melhor ainda para o código aberto.
Como a Nokia não tem nenhum interesse no KDE (até onde eu sei) acho que isso foi motivado exclusivamente visando nos dispositivos embarcados (pronto, já dei meu momento de Capitão Óbvio). A questão agora é o que será daqui pra frente, acho que a Nokia está olhando pro Qt com vistas a largar o Gtk/Maemo, o WebCore já está funcional no Qt e continuará sendo mantido na base pela Trolltech, enquanto que no Gtk era necessário manter um projeto a parte. Outra dúvida que paira é o que acontece com o desenvolvimento do KDE. Eu acho que nada vai mudar, mas não ponho minha mão no fogo pela Nokia.
Bem, se a Nokia continuar a gerar código de qualidade como a Trolltech fazia, vejo a noticias com bons olhos, pois agrega mais valor económico para QT.