Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


New York Times pergunta: o Solaris está em seu leito de morte?

Os rumores de que a Sun pode estar para virar uma supernova, ou que seus produtos mais conhecidos vão cair em desuso são cíclicos, e neste sentido o artigo do New York Times é mais do mesmo.

Trocando em miúdos: representantes da Sun acreditam que seu sistema operacional de 16 anos (aproximadamente a mesma idade do kernel Linux, e bem mais moço que o GNU, que está completando 25 anos) continua importante e inovador. Concorrentes, incluindo um representante da Linux Foundation, afirmam que ele está ultrapassado, agarra-se a detalhes para se diferenciar, e precisa sair da frente para dar lugar a quem vem no embalo. (via lwn.net)

Saiba mais (nytimes.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 3:28 pm

    Repetindo o que falei neste post, o grande problema é que apesar de muita gente gostar do Solaris, quando pensamos em uma nova implementação o Linux sempre vem à mente. Nunca o Solaris.
    E isso vai criando uma sensação de que mantemos o Solaris só por causa de sistemas mais antigos e ai ganha a etiqueta de “legado”.

    É uma pena, pois o Solaris é um excelente produto. De todos os Unixes comerciais é pelo Solaris que tenho mais simpatia.

    []‘s

    Na reportagem, Jim Zemlin da Linux Foundation diz:

    “The future is Linux and Microsoft Windows”

    Então o futuro é Linux e Windows? Uma dicotomia simplista sem os BSDs, OS X etc? Já vimos essa frase sendo dita várias vezes.

    Eu prefiro acreditar que o futuro é do Software Livre e do Código Aberto, e bem mais plural do que pintou o Jim.

    Mas vamos deixar algumas coisas mais claras, começando pelo nomenclatura atual. OpenSolaris é o projeto como um todo, o kernel e também o nome de uma distribuição, fruto do projeto Indiana, do Ian Murdock), que nos trouxe um OpenSolaris bonitinho, funcional, fácil de baixar e de instalar, coisas que não haviam antes. A última versão dessa distribuição (principal) do OpenSolaris foi a 2008.05. Solaris é uma distribuição, voltada para corporações e empresas que precisam de um suporte oficial, caixinha ou alguém para culpar.
    Um modelo similar ao Fedora+Red Hat.
    O OpenSolaris é um sistema cheio de funcionalidades inovadoras, sim. Para citar por cima, o ZFS (que eu e mais gente adoraríamos ver por aí), Dtrace e virtualização por containers. Isso mais todo o nosso userland GNU e todos os programas de todos os projetos livres que funcionam nele.

    self_liar (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 8:13 pm

    Pessoal não acreditem e não deem crédito ao que o povo da Linux Foundation fala pois o Solaris é um forte concorrente ao Linux.E esqueçam o blablabla de liberdade aqui ,pois nenhum dos dois pensa nisso,mas sim de como ganhar poder com o open source.

    Claro , o Solaris tem coisas pra empresas .Assim como mais de 70% do Linux é! O povo do desktop usa pouca capacidade do Linux .A maioria do kernel linux só serve pra coisas de alto escalão.

    Ou vcs acham que Linus só programa por diversão?!!!!?!!!?!!?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 8:15 pm

    O Solaris sobrevive graças aos Servidores maiores da Sun.

    E só.

    Quando se tenta usar o OpenSolaris para plataforma x86 parece que se está vendo o Linux uns 10 anos atrás: Nada de drivers.

    Quem acha que o Linux tem poucos Drivers, experimente o Solaris. Até mesmo placas populares de Rede não funcionam.

    Quanto ao futuro, queria ver o FreeBSD receber maior atenção. Mas que o futuro seja de Software Livre para maioria.

    hein (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 8:45 pm

    “Então o futuro é Linux e Windows? Uma dicotomia simplista sem os BSDs, OS X etc? Já vimos essa frase sendo dita várias vezes.”

    Você sabe, o BSD is dying :D

    “Quem acha que o Linux tem poucos Drivers, experimente o Solaris. Até mesmo placas populares de Rede não funcionam.”

    Ok mas a solução é liberar documentação do hardware

    Copérnico Vespúcio (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 9:14 pm

    Cara, falando da imprensa sensacionalista, tudo isso é mais do mesmo sim.

    O Solaris (e não falo aqui do Open Solaris) sempre teve seu nicho de clientes e continuará indo bem obrigado nesses nichos por um motivo muito simples:

    Poucos servidores no mercado chegam perto da performance de uma máquina da Sun. E nenhum SO na face da terra é tão rápido nessas máquinas quanto o Solaris.

    Em um servidor não é necessário ter drivers para placas 3D e outros periférios bonitinhos que o usuário doméstico precisa. Ele precisa ter todo o suporte necessário para rodar em máquinas Sun na função de servidores, e isso é providenciado.

    Um problema que esse SO tinha, no entanto, era o treinamento. Cada vez menos profissionais tinham “tempo de vôo” no SO para se capacitarem, o que limitava sua capacidade de conquistar novos clientes e manter os antigos.

    Então uma estratégia em duas frentes foi disponibilizar o sistema para máquinas Intel, ao mesmo tempo que mantém uma versão de código aberto do mesmo como “laboratório”. O objetivo primário me parece apenas popularizar o SO, tornando-o mais acessível e não concorrer diretamente com o Linux em estações de trabalho e pequenos servidores.

    Dessa forma, se vc. trabalha com Solaris na sua empresa, seria natural ter um Open Solaris em casa ou na sua estação de trabalho.

    Portanto, só pq o OpenSolaris não apresenta ameaça ao Linux nos nichos em que esse último é tradicionalmente privilegiado, não significa que esteja perdendo seu mercado. Isso é só mais um FUD inocente da imprensa yuppe.

    Se no futuro teremos um OpenSolaris com todos os “confortos” para usuários domésticos, suspeito que outras pessoas terão de fazer isso, pois não é esse o foco da empresa, ao menos não o foi até hoje.

    Isso mesmo Silveira…

    …já li muita noticia, há alguns anos atrás, de que o futuro era Window$ apenas….e o que vemos ?

    São os famosos “especialistas” ou o nome certo para esses seria “especuladores” ????!!!

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Lewis (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:36 pm

    O Solaris é ruim e ultrapassado.Mas enquanto a Sun existir eles apostarão nesse sistema arcaico.

    Dos UNIX “corporativos” voltados para RISC o AIX e as maquinas da IBM dao show na Sun http://tinyurl.com/fkh2.
    É só verificar a superioridade da tecnologia de Virtualizacao do HW IBM que só funciona com AIX, Linux e IOS.

    No custo, as maquinas com processador Intel + Linux sao imbativeis.

    leo (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:43 pm

    O linux é que está ultrapassado. De tanto tentar ser um Windows, acabou por incorporar conceitos da Microsoft, e sua performance em micros comuns está depreciada.

    Os sistemas derivados do BSD, como o freebsd e o próprio solaris oferecem mais robustez e confiabilidade para trabalho árduo e para o dia -a dia.

    O “Copérnico Vespúcio” falou tudo. Não existe nenhum SO que rode tão bem nos últimos servidores da Sun (aqueles com UltraSPARC T1 e T2) como o Solaris.

    E antes de tacar pedra nos processadores, lembrem que a Sun é a única empresa fabricante de hardware dentre as grandes a liberar seus processadores como hardware livre, incluindo as controladoras de rede e outras controladoras integradas. Lembrem também que esses processadores são massivamente paralelos (rodam 32 tarefas em paralelo) e possuem a melhor relação de processamento por consumo de energia do mercado.

    Curioso (usuário não registrado) em 27/09/2008 às 12:28 pm

    O Linux também “oferece mais robustez e confiabilidade para trabalho árduo e para o dia -a dia”.

    O que os usuários confundem muito é que existem instalações/distribuições voltadas a servidores e outras para o desktop. Agora se tu usar um distribuição voltada a desktop no servidor dai até concordo que possa haver uma perda de robustez e confiabilidade.

    Mas ai entra a peça chave o “administrador do sistema”.

    cristo (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:58 am

    nunca usei um solares, mas testei o OpenSolares e gostei bastante do que vi, e o ZFS pelos poucos minutos que usei achei demais

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 10:42 am

    [quote]“Quem acha que o Linux tem poucos Drivers, experimente o Solaris. Até mesmo placas populares de Rede não funcionam.”

    Ok mas a solução é liberar documentação do hardware [/quote]

    Hein, Falou tudo

    Copérnico Vespúcio (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 6:21 pm

    O Solaris é ruim e ultrapassado.

    Interessante… Qual o seu termo de comparação? É ruim pq? Em que ou quando ele falha? Algum bug impeditivo? A arquitetura do Windows tem vários, e mesmo assim ele infelizmente continua popular até hoje em seu “nicho”. Nunca soube da mesma coisa no caso do Solaris. Algum depoimento verdadeiro digno de nota?

    É ultrapassado? O que vc. gostaria que o Solaris fizesse (e está dentro do escopo desse sistema) que ele não faz? Lembre-se: ele não foi feito para usuários domésticos e isso nunca vai fazer parte de suas prioridades.

    Mas enquanto a Sun existir eles apostarão nesse sistema.

    Nisso vc. está certo… Enquanto eles estiverem no mercado e seus clientes continuarem a privilegiar os serviços deles (digno de nota é o fato de que não se trata de uma empresa que baseia seu modelo de negócio na incompatibilidade entre seus produtos e os de seus concorrentes, como a Micro$oft e a IBM “de antigamente”), eles vão apostar em um sistema feito sob medida para as máquinas que eles fornecem.

    …arcaico

    Ele é “velho” mesmo, é verdade… Mas qual a idade do UNIX mesmo? e do BSD? do kernel do Linux?

    Baseando-me na atividade dos desenvolvedores em cima desse sistema (o que é o verdadeiro termômetro para se dizer que uma tecnologia está ultrapassada ou não), eu diria que o Solaris é um “velhinho”, mas com “corpinho de garotão”. :)

    O Solaris é um concorrente competente e digno. Não há necessidade de negar um fato que de forma alguma diminui seus concorrentes igualmente dignos (como o Linux). Vc. conhece a qualidade de um sistema pela qualidade dos seus concorrentes.

    Parafraseando o filme “Tróia”, quando eu estiver velhinho no próximo século e os computadores se parecerem muito pouco com o que eu estou usando hoje, eu vou poder escrever (ou melhor, ditar para minha interface vocal):

    “Que digam que eu vivi na época de grandes sistemas como o UNIX, o Minix, o Free-BSD, o BeOS, o Solaris e o Linux”.

    Copérnico Vespúcio (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 6:27 pm

    Ok mas a solução é liberar documentação do hardware

    Depende de qual hardware vc. está falando… A Sun já liberou a documentação de vários dos seus processadores de alto desempenho. Kd os drivers?

    Mas se vc. está falando da plataforma onde vc. provavelmente vai poder testar o sistema (no Intel que tem em casa), ele está relativamente bem documentado (e a equipe do Solaris não é responsável pela mesma).

    Hein, Falou tudo

    Pode ser, mas ao menos para mim não disse nada… :-/

Este post é antigo (2008-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.