Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Netgear lança roteador sem fio voltado a entusiastas pelo código aberto

Ênfase na interoperabilidade (não apenas com sistemas operacionais livres) e na escolha de um nicho bem específico (a página do produto o descreve como “roteador de código aberto para desenvolvedores Linux e experts em código aberto) são características marcantes do roteador wireless G WGR614L.

A comunidade vinha se virando bem suportando diretamente roteadores diversos com firmwares abertos e conjuntos como o OpenWRT e o Tomato (este último presença constante na imprensa tecnológica brasileira), mas o suporte explícito de um fabricante conhecido, oferecendo documentação específica sobre o uso do produto com estes softwares de código aberto instalados pelo usuário, comunidade virtual mantida pelo próprio fabricante e outras medidas simpáticas, é mais do que bem-vindo. E as configurações de hardware também são interessantes.

Saiba mais (cyberciti.biz).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    uia :), linksys que se cuide :)

    RJP (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 3:08 am

    + 1 seguindo os passos da Linksys, com o WRT54GL… O q é muito bom.

    Mas o OpenWRT tem sido + genérico do q outra coisa, o q demora o desenvolvimento. Afinal, a intenção é ser uma distro + genérica p/ embarcados.

    RJP (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 3:15 am

    Algumas coisas…
    1) Ainda n é totalmente compatível c/ o OpenWRT, embora rode o DD-WRT (blz!).
    2) Na configuração de hardware, nada muito diferente do GL, c/ 16 Mb de RAM, processador de 240 Mhz da MIPS (Nos GL é um Broadcom de 200 Mhz), 4 Mb de Flash. Nada muito invocado, como aqueles GL especiais vendidos pela T-Mobile (c/ 32 Mb de RAM e 8 Mb de Flash).
    3) N sabemos a compatibilidade c/ os outros firmwares, como o FreeWRT. Mas os + populares estão garantidos.

    A “bola fora” da Linksys, c/ a versão 5.0 em diante, acabou sendo meio que revertida, já q dá p/ instalar o DD-WRT nas versões 5, 7 e 8 (+ novas). Mas o OpenWRT, só no GL e nas versões 1 a 4 do WRT54G. 1/2 q nem o Netgear, né?

    Ainda se acha destas versões descentes do WRT54G* para se vender? Falo das versões com boas quantias de RAM e flash :)

    RJP (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 4:37 pm

    Olha, para conseguir o meu WRT54GL, eu fui para o eBay, achei um e comprei num leilão (MESMO) de um irlandês. Paguei (Paypal), ele empacotou e mandou, 2 semanas para chegar. Está lá em casa, com OpenWRT 7.9 (Kamikaze), rodando muito bem.

    Infelizmente, o jeito é peneirar sites como o Balcão (http://www.balcao.com.br), a Craigslist (http://www.craigslist.org), o QueBarato (http://www.quebarato.com.br), além dos já conhecidos MercadoLivre, TodaOferta, Buscapé, etc.

    No QueBarato, achei gente vendendo o WRT54GL também, mas é raro. Se eu entendi bem, a própria Linksys parou com os WRT54G(*) para investir nos aparelhos pré-N (q ainda n tem compatibilidade garantida c/ o OpenWRT).

    Marlon (usuário não registrado) em 4/07/2008 às 10:46 am

    A especificação do roteador é boa. O problema é comprar no Brasil.

Este post é antigo (2008-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.