Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Netbeans IDE 6.1 com integração via MySQL e ferramentas PHP

“A IDE Netbeans, ambiente de desenvolvimento patrocinado pela Sun Microsystems, acaba de chegar à versão 6.1, trazendo muitas inovações e novas funcionalidades para seus usuários. As duas inovações mais marcantes são a integração do MySQL aos projetos desenvolvidos na IDE e a introdução de um conjunto de ferramentas para o uso da linguagem de script PHP.

As ferramentas PHP para uso no Netbeans vêm em uma IDE à parte do sistema principal. A PHP Early Access habilita o uso da linguagem de script PHP para o desenvolvimento de projetos web pelos seus usuários. Em ambas as IDEs, a Sun também implementa o uso de sua mais nova aquisição, o banco de dados relacional de Código Aberto MySQL. Com isso, o desenvolvimento de projetos sobre ambas as IDEs pode ser integrado ao banco de dados de Código Aberto mais utilizado no planeta.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alguém já viu se terá Python algum dia ?
    Seria muito legal ver Python+Django/Turbogears no NetBeans!

    :)

    Esperamos que sim! :-) Que cada nova versão venha sempre com novas funcionalidades. Python seria um grande passo para a universalização do uso desta IDE. Com certeza iriam ganhar muitos adeptos para seu uso. :-D

    lhonda (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 12:25 pm

    Galera,

    Após o lançamento do Netbeans 6.1, vários desenvolvedores demonstraram interesse em implementar suporte ao Python no Netbeans.

    Existe um projeto chamado nbpython (https://nbpython.dev.java.net/) que pretende oferecer esse suporte a linguagem. Na versão 6.1, o editor do Netbeans evoluiu bastante e seria muito bom ter um módulo que adaptasse o Python no Netbeans. Ainda não testei a primeira versão, mas a iniciativa pode gerar frutos.

    Se for tão bom assim, espero que o pessoal da Netbeans incorpore de vez o projeto :-) O suporte as diversas linguagens de programação deveriam estar de forma nativa na IDE do Netbeans. Também acho interessante que eles, no futuro, incorporem a IDE PHP no Netbeans e a ofereça como um módulo. assim quando o pessoal fosse baixar o Netbeans full, já viesse embutido o mesmo.

    é muito bom ver a evolução do NetBeans, uso ele a alguns anos mesmo com o mercado adotando o eclipse em massa.

    meu interesse por outras linguagens é baixo, mas com estas novas comunidades sendo supridas pelo netbeans temos mais gente para evoluir a IDE.

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 3:16 pm

    Para quem vem acompanhando o desenvolvimento do Netbeans a muito tempo é muito legal saber que esta área vem sendo atendida agora neste momento, mais, se formos analisar o netbeans.

    Quanto ao Python, acredito que em breve teremos um plugin ainda mais pq ja foi citado neste post que existe uma comunidade desenvolvendo o mesmo, esta foi a mesma história do JavaScript.

    Mais só uma reclamação, mesmo seguindo o guia disponibilizado no site, não consegui usar o debuger com sucesso, apenas na página inicial. em scripts subsequentes ocorrem error e tudo congela no navegador e o debuger nao anda no netbeans, espero que logo seja solucionado, vou iniciar um projeto nesta linguagem e gostaria de usar esta magnifica ferramenta.

    Renato (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 3:58 pm

    De certa forma acho que é melhor vir separada mesmo, pois ela full traz um peso que iria era atrapalhar quem só quer mexer com a dupla php/mysql. E o instalador tbm é bem pequeno…

    Rael (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 4:09 pm

    Bom isso. Porque atualmente, IDEs de auto nível mesmo pra PHP, só o Zend Studio (pago) e o PHP IDE (livre, plugin para Eclipse).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 9:54 pm

    A melhor IDE para PHP atualmente é o Delphi pra PHP, da Borland/Codegear. Mas é pago, apesar do preço não ser exageradamente alto (em torno de 800 reais, parcelavel em 4x). É a única que tem opção de desenvolvimento RAD.

    Onde trabalho, estamos migrando o ambiente PHP do Eclipse para o do NetBeans, graças à facilidade de debug e configuração. Das opções livres, foi a que mais gostamos, mas é muito pessoal.

    Ficou muito bom! O suporte a javascript, html e css também esta ótimo. Esta funcionando muito bem os recursos. Migrei sem pensar duas vezes do eclipse.

    Além de ser bem compacto, vindo apenas com o suporte a php/mysql, o que conta bons pontos.

Este post é antigo (2008-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.