Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Net Applications: Windows fica abaixo dos 90% pela primeira vez

Crescimento do Mac OS X atinge marco no hegemônico mercado de sistemas operacionais desktop. O Linux responde por menos de 1% na mesma pesquisa.

“Já que registramos a conquista do Firefox, que atingiu 20% dos acessos, vale a pena registrar mais uma estatística:

Em novembro, 89,6% dos acessos a sites monitorados pela Net Applications foram feitos por sistemas Windows, uma queda de 0,84 ponto percentual com relação a outubro. A queda foi a maior nos últimos 2 anos. Segundo a mesma empresa, o Mac OS X responde por 8,87% dos acessos, e o Linux por apenas 0,83%.”

Enviado por Fábio Prudente (flsp70Θyahoo·com·br) – referência (marketshare.hitslink.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 7:04 pm

    Certamente cresceu a participação do Mac e do Linux.
    Porém, parece estranha esta queda do Windows, haja vista que até pouco tempo a economia mundial estava em grande crescimento, havendo um aumento na venda de computadores (consequentemente mais pessoas adotaram o Windows, legal ou ilegalmente).
    Quanto aos locais de pesquisa, talvez não foram bem pesquisados se não foi medido o tráfego dos sites “para maiores”.

    E a MS ainda jura que o Vista foi um sucesso…

    Pois eu acho que isso prova que o Linux não “pegou” no desktop. Ao invés de se ficar correndo atrás desse usuário, deveriam voltar a “curtir” o prazer de se fazer o melhor sistema possível, sem se importar se um ou bilhões vão usa-lo. Fazer assim como os Ramones, que quando se tocaram de que não iriam mesmo estourar, relaxaram e se contentaram em ser somente a Maior,Melhor e mais Influente banda de Rock de Todos os Tempos…

    Tenchi (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 7:48 pm

    &Marcelo, viajou (na questão dos Ramones, não do Linux) :-)
    Vemos que o Mac OS X aumentou muito sua base, enquanto que o Linux aumentou, mas continua com muito pouco.
    Agora me respondam uma pergunta, já que quero saber se o problema é comigo ou com o mundo: Tenho muitos colegas que usam Windows como SO principal. Tenho muitos outros que usam Linux. Conheço somente duas pessoas que usam Mac (um hackintosh e um macbook). A quantidade de pessoas que usam Linux é muito maior do que as dos que usam Windows e principalmente Mac.
    As pesquisas estão erradas ou eu tenho que sair mais? hauahuahauhau

    Se eu fizer uma pesquisa rápida, posso lhes dizer que a maioria dos usuários usam Linux (não duvidem da minha amostra! :-)).

    Renato (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 8:07 pm

    Tenchi

    eu também tinha essa impressão. Depois de muito tempo que caiu a ficha. No Brasil a apple não era popular e sempre foi sinônimo de coisa de rico, rs. Mas o que temos que levar em conta é sua popularidade (do Mac) no EUA e Europa.
    Além de outra persepção que tive, de algum tempo para cá os preços dos Mac vem caindo bem, ficando mais acessível.

    []s

    K2Flag (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 8:18 pm

    Tenchi, http://www.flickr.com/photos/viniciusteles/sets/72157605348427506/

    Foi no Brasil.

    Talvez em termos de Brasil o Mac ainda não esteja com essa bola toda não. E talvez aqui, com uma maior exposição, o percentual do Linux seja melhor, visto que existem faculdades usando-o e formando pessoal nessa plataforma, computadores sendo vendidos com ele (sei que a maioria coloca outro SO, mas deve haver um percentual maior que 1% que fique com ele), órgãos do governo usando-o.

    Mas acho que a briga vai ficar melhor quando a classe média e os entusiatas de tecnologia ‘tiverem comprando à rodo os smartphones (iPhone, HTC Android, etc).

    Que venha logo o Android!

    cardoso (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 8:30 pm

    //mactard mode on

    Tenchi, nada pessoal, é que nós usuários de Mac não nos misturamos ;)

    //mactard mode off

    Agora sério: Brasil não é parâmetro, mesmo assim depende do ambiente. Se você for em encontro de blogueiros vai notar uma presença desproporcional de Macs, já se for em uma sala de imprensa de um grande evento, vai ter certeza de que os netbooks vão dominar o mundo.

    Nos EUA a presença dos Macs é bem mais comum no geral, principalmente entre o público mais jovem.

    marco (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 8:33 pm

    Sou entusiasta do linux a um bom tempo, mas assumo q tenho uma queda pela maçã e se não fosse pelos preços meio salgado dos macs, podem ter certeza que a história seria outra e ultimamente tenho visto um bom avanço da apple, principalmente em marketing.

    João Marcus (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 9:33 pm

    Na verdade, há muitas pessoas usando Macs. A maioria trabalha na área gráfica, onde o Mac predomina, ao menos onde o trabalho não é “Corel-mequetréfico”.

    //freetardad mode on

    Cardoso, e depois os macusers ficam fazendo manifestações – como a maior parada Mac do mundo, que acontece em São Paulo, festa colorida, uma beleza, mas ficam brigando contra a sociedade por serem minorias discriminadas. Ops, acho que confundi os movimentos… hauahuahau

    //freetardad mode off

    :-)

    Sim, como disse, a amostra aqui faz muita diferença. Por exemplo, no último Latinoware o cara da Microsoft fez uma “breve pesquisa” entre os presentes no evento e constatou que mais de 80% (agora não me lembro ao certo o número exato) dos que ali estavam com notebook usavam Windows em dual-boot. É claro que se houvesse tomates ali o cara não duraria nem dois minutos :-) Não se fala isso na frente de centenas de linuxers sedentos de sede de alguém da Microsoft.

    Talvez seja o fato de eu ter contato quase que permanente com (GNU/)Linux que me limite a visão, embora também tenha bastante contato com o ugh! Windows. Um professor meu deu a seguinte definição para o Mac: “É o Linux só que mais fácil que o Windows”. Boa definição, achei, mas sinto que existe no mundo Mac o mesmo que existe no mundo dos – desocupados – linuxers: um certo fanatismo. O problema é que no caso do Linux é um fanatismo sem sentido, enquanto que no cado do Mac é porque ele é lindo desde que Jeová, digo, Jobs disse: “que faça-se a interface acqua” :-)

    O fato é que o OS X, e qualquer sistema não OS – sofre o mesmo problema do Linux, que é a falta de aplicativos – por aplicativo entenda-se MSN – , problema maior no Linux, já que grandes empresas têm um grande interesse no OS X, enquanto que não têm no Linux. E, para piorar, no Mac temos algo parecido com o que temos no Windows: programas para Windows são só para Windows. Programas para Mac são feitos somente para Mac (a maioria pela própria Apple). Até agora só vi um programa da Apple que funcionam no Linux, acho que era um editor de vídeos. Enquanto q

    10 entre as 10 principais bandas de rock pos-Ramones os citam como influência, por exemplo, Nirvana, Soundgarden, Green Day, etc e etc…

    Qto ao Linux, muito se persegue esse marketshare, mas a verdade é que eu não acredito em um dominio como o da microsoft novamente. E com o crescimento de novas midias, como celulares, netbooks e outros, o S.O. vai ser cada vez mais “o de menos” ! Ninguem se preocupa com o S.O. do celular, e sim com os aplicativos que ele roda.

    cardoso (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 9:51 pm

    Tenchi, dê uma pesquisada. O Mac tem muito, muito programa, e os principais todos rodam nativos, como Photoshop, Dreamweaver, Flash, Office, etc.

    Eu NUNCA vi um usuário de Mac reclamando de falta de programas. Esse é um mito que deveria ter sido enterrado faz tempo, junto com o “windows dá tela azul toda hora” e “Mac não trava”.

    O OSX é o que o Linux se propõe ser, um dia: Um sistema operacional *nix-like que não demanda conhecimento específico ou linha de comando para ser usado, mas mantendo todo o poder e recursos, se alguém quiser fazer uso deles.

    Eu diria que o Mac é um computador pra quem não gosta de computador, só quer pegar a ferramenta e trabalhar.

    jotaB (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:12 pm

    Fazer assim como os Ramones, que (…) se contentaram em ser somente a Maior,Melhor e mais Influente banda de Rock de Todos os Tempos…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!! E onde fica o The Who nessa?

    The Who ??? Fora o Ira! quem mais ainda fala do The Who ???

    vc conhece alguém que citando pink floyd ? Led Zeppelin ???

    Vc conhece alguem que use Be OS ???

    zer0c00l (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:21 pm

    Daqui a pouco o iPhone passa o Linux como plataforma! Yay!

    jotaB (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:25 pm

    The Who ??? Fora o Ira! quem mais ainda fala do The Who ???

    O Telecine Cult ainda fala: hoje mesmo passou um filme lá, chamado A História do The Who, de …2007. Aliás, tem também omQuadrophenia, o Tommy, o The Kids Are Alright… nãoa tenho visto nenhum dos Ramones, não (detalhe: adoro Ramones também, principalmente o subestimado The End Of The Century).

    Não vamos brigar por causa de grandes bandas de rock, Led e Pink Floyd incluídas. Vamos brigar contra NXZero, Britney Spears e outros lixos.

    //freetardad mode on

    Cardoso, e depois os macusers ficam fazendo manifestações – como a maior parada Mac do mundo, que acontece em São Paulo, festa colorida, uma beleza, mas ficam brigando contra a sociedade por serem minorias discriminadas. Ops, acho que confundi os movimentos… hauahuahau

    //freetardad mode off

    :-)

    Sim, como disse, a amostra aqui faz muita diferença. Por exemplo, no último Latinoware o cara da Microsoft fez uma “breve pesquisa” entre os presentes no evento e constatou que mais de 80% (agora não me lembro ao certo o número exato) dos que ali estavam com notebook usavam Windows em dual-boot. É claro que se houvesse tomates ali o cara não duraria nem dois minutos :-) Não se fala isso na frente de centenas de linuxers sedentos de sede de alguém da Microsoft.

    Talvez seja o fato de eu ter contato quase que permanente com (GNU/)Linux que me limite a visão, embora também tenha bastante contato com o ugh! Windows. Um professor meu deu a seguinte definição para o Mac: “É o Linux só que mais fácil que o Windows”. Boa definição, achei, mas sinto que existe no mundo Mac o mesmo que existe no mundo dos – desocupados – linuxers: um certo fanatismo. O problema é que no caso do Linux é um fanatismo sem sentido, enquanto que no cado do Mac é porque ele é lindo desde que Jeová, digo, Jobs disse: “que faça-se a interface acqua” :-)

    O fato é que o OS X, e qualquer sistema não OS – sofre o mesmo problema do Linux, que é a falta de aplicativos – por aplicativo entenda-se MSN – , problema maior no Linux, já que grandes empresas têm um grande interesse no OS X, enquanto que não têm no Linux. E, para piorar, no Mac temos algo parecido com o que temos no Windows: programas para Windows são só para Windows. Programas para Mac são feitos somente para Mac (a maioria pela própria Apple). Até agora só vi um programa da Apple que funcionam no Linux, acho que era um editor de vídeos. Enquanto que a maioria dos programas para Linux normalmente são portados também para Windows, Mac, e tantos outros.

    “Ah, é que no Linux os programas são muitos simples e porcos. Nuca tão complexos quanto os programas para Windows e Mac”. É mesmo? Deve ser sim. O próprio KDE tem menos de 100 linhas de código, como todos sabem. O amarok também, aquele player podre, que não faz nada também é bem pequeno. Tem também o compiz, que roda em outros sabores *nix, como FreeBSD. Ah sim, o compiz é por causa do X.org. E o X.org é muito inferior que o Quartz, como sabemos. Ah sim, o X.org não é PARA linux, mas tem por característica esta portabilidade. O Quartz ou o servidor gráfico do Windows (é um servidor?) funciona em quantos SOs?

    Ah sim, o amarok é muito inferior ao iTunes, que por muito esforço dos engenheiros da Apple roda até no Windows. No amarok não dá para comprar músicas! Quem disse? O Megatune (que o Rhythmbox também suporta) não é assim uma iTunes Store, mas para um programa feito por uma meia dúzia de quem-não-tem-o-que-fazer, não é muito?

    Não que esteja dizendo que o Mac é ruim, pois isso seria besteira. Pelas poucas vezes que vi um, percebi que é um SO que roda de forma muito fluida (efeitos, etc, mesmo exigindo um baita hardware),e que tem recursos muito interessantes – muito mesmo! -, mas mantenho sempre um pé atrás por saber que o comportamento da Apple é o mesmo da Microsoft: querer que tudo seja voltado para seus produtos. Querer que TUDO seja seus produtos. “O mundo é redondo. Como uma maçã.” Com umas poucas bombas atômicas é fácil fazer uma cratera para simular a mordida. Seria um iWorld :-)

    Ops, maçãs não são redondas. Nem vivemos num mundo capitalista (esta é uma ilusão que muitos mantém).

    opa, comentário cortado, vizinhos enchendo o saco… êita!

    Yves Junqueira (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:44 pm

    Eu acredito que não há tantos Macs no Brasil por causa do preço do hardware.

    Não há fábrica de notebooks da Apple no Brasil, e as tarifas de importação são caríssimas.

    Por que acham que HP e companhia são tão populares? Pois são montados na Zona Franca de Manaus, assim como vários dos seus componentes…

    O Linux no desktop residencial e algumas estações de trabalho empresariais, só vai avançar quando softwares específicos estiverem disponíveis para essa plataforma e também, quando determinados fabricantes, disponibilizarem drivers para seus hardwares, mesmo que na forma proprietária, tal qual a NVIDIA faz.

    Problemas que amarram o Linux de crescer como Desktop.

    1. Falta de um marketing agressivo
    2. Páginas para internet que necessitam do “Activex”
    3. Páginas para internet que necessitam apenas do IE
    4. Drivers para webcam, leitores de cartão, celular e etc
    5. Softwares de gestão empresarial (folha, contabilidade e etc)
    6. Outros

    Vou dar um exemplo sobre falta de marketing
    Solicitei uma vez informações sobre o SAGU – Sistema acadêmico – para realizar um trabalho de faculdade e também para mostrar a clientes, quais instituições estavam usando. A resposta que tive, foi uma negativa sem tamanho, ou seja, a resposta foi “Não podemos fornecer tais dados”.

    A falta de habilidade fez com que cliente com mais de 200 unidades escolares usassem um sistema feito para windows, que por sua vez, impediu que as estações de 200 unidades fossem migradas para linux. Uma coisa foi puxando a outra.

    Olha o descaso!!!!!
    “infelizmente não podemos revelar nossa lista de clientes para pessoas e empresas não certificadas nos produtos e serviços da Solis. Isto é parte do acordo comercial entre a Solis e seus clientes.”

    Portanto, para mim a falta de especialistas em marketing aliado a falta de softwares específicos e drivers diversos, são fatores que impedem ao avanço mais rápido de um sistema operacional mais robusto e com mais qualidade que o windows.

    Além disso, faltam profissionais preparados para desenvolverem sistemas via web que independam da plataforma.

    []
    Roger

    Ah sim, Cardoso. O OS X – e o Mac em geral – são maravilhosos. Tanto que boa parte dos linuxers gostam de imitá-lo.
    Para mim seria interessantíssimo se houvesse um ambiente saudável de cooperação, mas ao mesmo tempo de competição entre os sistemas (linux, windows, mac, beos, amiga, etc, etc, etc) assim como há entre, por exemplo, distribuições Linux. Sim, cooperação: padronização de protocolos, formatos de arquivos, etc., maior portabilidade entre programas, de forma a funcionarem em diferentes plataformas (diferente do que a Microsoft faz com o dot Net, ouviram?).
    Mas simplesmente existe um comportamento concentrador, e acredito que isso influi muito no comportamento dos usuários – ao menos para mim.
    Sim, sei que há problemas muito mais graves no mundo do que “qual sistema operacional é melhor”. Mas não deixa de estar fora de contexto.

    Tá, confesso. Nem todo mundo liga para isso.

    Ricardo Bicalho (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 11:08 pm

    Uma das grandes vantagens do Mac é que a curva de aprendizado dele é tão baixa, que mesmo um Windows heavy-user como eu, ligou e começou a usar em minutos.

    Os EUA são um comparativo que não reflete a realidade do Brasil. Olhando algumas estatísticas do MeioBit, o Mac tem uma participação patética, o Windows fica com 92-93%, o Mac fica abaixo de 1% e quem cresce é o Linux. Não lembro o valor exato, mas arrisco 5%.

    Tudo depende de amostragem. Se a pesquisa for feita entre gamers, nos EUA, haverá uma prevalência de Windows. O Mac tem um enorme mercado e apelo entre universitários e jovens executivos, justamente os recém-formados da era pós iPod.

    Concordo totalmente com quem disse aí em cima sobre diversidade com os netbooks. Software + serviços + banda larga, vai importar muito pouco para muitos usuários qual o sistema operacional. Se pensarmos ainda que o JavaScript vai ganhar uma máquina virtual e aumentar o desempenho em 10 vezes, aí sim, o SO, nesses casos, torna-se ainda mais irrelevante.

    jotaB, tem razão. O bom do rock é a variedade. Ops.. parece Linux não é ???

    Job (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:38 am

    Roger,

    O SAGU é GPL e vc pode fazer download, instalar e testar.
    Quanto Lista de alguns clientes vi certa vez no proprio sitio.
    Vc pode inclusive testa-lo na web.

    Não sei o que perguntou pra fazer seu trabalho, mas consegui ver como funciona e conhece-lo sem perguntar nada.

    quanto a opção de sistemas é algo muito complexo.
    faltam profissionais. mas no windows tb.

    faltam soluções em Linux?? não é verdade.
    existem. mas por vezes muitos não conhecem.

    Scirious (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:43 am

    O pessoal fala que o MAC é caro, mas isso já é passado. Eu mesmo comprei um super iMac 20″, com muita potência, e ele foi apenas 250 reais mais caro meu antigo notebook de 17″. E é muito mais agradável de usar. E ainda, se comparar com computadores Dell ou HP, o preço do Mac é mais em conta que os equivalentes dessas marcas. Então, esse negócio de que Mac é mais caro já era. E isso aqui no Brasil mesmo.

    João Marcus (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:44 am

    @tenchi,

    A falta de aplicativos no MacOS X para quem não é “desocupado” é muito menor do que no Linux, visto que no OS há toda a gama de produtos da Adobe, por exemplo. Além do mais, há bons produtos no OSX para rodar aplicativos Windows.

    Job,

    Existe uma grande diferença entre você baixar um programa, ler as instruções, fazer e ter um sistema com controle de qualidade, de governança, suporte dentre outros aspectos.

    O SAGU pode ser baixado sim! Mas verificar o seu código, ver o seu funcionamento, não responde QUEM está usando. Isso é fundamental para a aceitação no mercado. É o marketing meu caro.

    Você acha que é só instalar? Quem vai dar o suporte técnico? Quem vai dar o suporte no treinamento?

    Vejamos um outro caso de descaso: A receita federal disponibiliza vários softwares necessários para todas as empresas. A maioria absoluta só é executado no windows.

    Quantas vezes a gente vai comprar um hardware e na caixa consta apenas os logotipos do windows e de vez em quando um mac e nada de Linux mesmo que este seja plenamente funcional? Marketing!!

    Portanto, o avanço do Linux no mercado, envolve mais que um bom sistema operacional. Em outras palavras, a demanda por Linux vai aumentar rapidamente, assim que houver disponibilidade de softwares necessários para as empresas e drivers para suprir uma grande quantidade de hardwares do mercado dentre outros.

    Fica uma pergunta:
    Quanto tempo o Linux terá 20% do mercado de desktops no mundo? E no Brasil?

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 1:11 am

    Roger de Almeida, concordo com você.
    Há também, acredito eu, um fator psicológico em usar o Windows: quando dá um erro, já é cultura culpar o sistema operacional. Isso encobre a possível “incompetência” do usuário.
    Tipo, “não é culpa minha, é do Windows”.

    Abraços.

    suxsys (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 3:57 am

    Cade o Plan9?! =P

    cristo (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:29 am

    Na faculdade que eu estudo já apresentei o sistema Ubuntu a três pessoas, das quais uma instalou no notebook para testes, outro instalou no notebook para trabalho e estudo enquanto outro copio o disco para instalar no pc para testar.

    3 Computadores da biblioteca possuem Ubuntu, só que mal configurado e mal preparado.

    isaac (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:42 am

    tenchi em 3/12/2008 às 10:37 pm

    que acontece em São Paulo, festa colorida, uma beleza, mas ficam brigando contra a sociedade por serem minorias discriminadas. Ops, acho que confundi os movimentos… hauahuahau
    —————————————————————

    Confundiu?
    Eu acho que vc acertou…rs

    Grobsch (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 8:18 am

    “Fazer assim como os Ramones, que quando se tocaram de que não iriam mesmo estourar, relaxaram e se contentaram em ser somente a Maior, Melhor e mais Influente banda de Rock de Todos os Tempos…”

    Ramones?? Nem li os outros comentários ainda, mas como não gosto de Ramones e tudo que o punk rock produziu – hehehehe – decidi começar por esse.. Marcelo, Beatles, The Who, Pink Floyd, Rolling Stones… esses sim eu colocaria na lista de mais influentes…

    Quanto a MS,quando se chega ao topo só resta cair… é natural…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 8:49 am

    As interfaces gráficas do Linux não perdem mais pro Windows há um bom tempo. Em muitos aspectos são até superiores. Instalação de aplicativos não é tão trivial mas também não é um bicho de sete cabeças. Creio que o maior problema é incompatibilidade de algum hardware (que melhora cada vez mais, mas ainda está longe) e principalmente falta de softwares consagrados.
    Pra melhorar isso, teríamos que ver as APIs de desenvolvimento que são multiplataforma e atrair essas empresas a fazerem seus produtos usando elas. A dificuldade é que a maioria delas não tem performance boa na “outra plataforma”, além do fato de existirem poucos frameworks completos multiplataforma no Linux. A maioria das empresas não querem usar uma biblioteca pra interface, uma pra som, uma pra multimídia, uma pra thread, uma pra acesso a dados, uma pra IO assincrona, etc. Querem usar um conjunto único e padronizado, como fazem com o Windows e com o Mac. O KDE fez isso hoje, talvez seja um começo.

    Frank (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 10:45 am

    Eu diria que o Mac é um computador pra quem não gosta de computador, só quer pegar a ferramenta e trabalhar.

    A melhor definição do que é um Mac que eu já vi até hoje. Não conheço nenhum usuário de Mac que gosta de desenvolver software ou mesmo que se interessa em saber o que o software que eles usam faz “por baixo” .

Este post é antigo (2008-12-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.