‘Não pedi o bloqueio do Twitter’, diz juiz eleitoral do Ceará
Link para o blog afetado: Twitter Brasil. Já que eles foram tirados do ar por engano, quem sabe as visitas e notoriedade alcançadas acabem valendo a pena ;-)
Emanuel Leite Albuquerque, juiz coordenador da propaganda eleitoral de Fortaleza, negou nesta quarta-feira (10) que tenha pedido o bloqueio do serviço de microblog Twitter ou do blog Twitter Brasil. “Nunca determinei a retirada desses sites do ar, somente a exclusão do perfil falso”, disse o juiz ao G1, referindo-se a uma página criada em nome de uma candidata à prefeitura de Fortaleza.
A explicação foi dada depois que uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o objetivo de inibir a veiculação desse perfil falso no Twitter, resultou no bloqueio de um blog homônimo mantido por usuários brasileiros. Raquel Camargo, uma das fundadoras do Twitter Brasil, afirma que o site ficou fora do ar por cerca de 9 horas na terça-feira (9), até por volta das 18h.
A liminar foi enviada ao endereço fornecido pelos advogados da coligação, que é de uma empresa em Porto Alegre, e não de um representante legal do serviço de microblog Twitter. Isso porque a blogueira Raquel Camargo usou os serviços da empresa O2 Internet — notificada pela Justiça na terça-feira — para registrar o endereço www.twitterbrasil.org. A companhia, no entanto, não tem qualquer relação formal com o serviço de microblog que hospeda o perfil falso de Luizianne.
“Tiramos o site do ar porque havia o risco de multa. Mas depois de consultarmos nosso departamento jurídico, colocamos a página no ar novamente”, afirmou Leandro de Oliveira, proprietário da O2. Segundo Oliveira, sua empresa vai fazer uma notificação ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará comunicando o equívoco. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Ainda bem que vivemos num país onde temos liberdade total! Podemos expressar qual nossas preferências através de qualquer mídia….
OU NÃO?????
Enquanto na campanha presidencial norte-americana, partidos, candidatos e eleitores usam e abusam dos recursos da Internet em favor da democracia e liberade de expressão, por aqui, com o beneplácito da justiça eleitoral, somos obrigados a ficar limitados ao lixo produzidos para o horário eleitoral gratúito onde o que importa mesmo é a mensagem pré-formatada pelos marketeiros contratados em tempo de campanha.
É informação maqueada e enfiada goela abaixo do eleitorado, em via de mão única!
Perfil falso nao pode! Ja pensou se fazem um de voce? Ou de sua mae ou de sua namorada/mae dos seus filhos?
E o caminho eh recorrer ao judiciario. Nao precisa de lei do traira do Azeredo! O judiciario pode lidar com isto sem necessitar de lei de censura!
O que precisa eh regulamentar quando o blog existe em servidores no Brasil que o dono da pagina forneça cpf que seja valido. Se nao oferecer e se a pagina for ofensiva – mas sem provas – tira-se do ar!
Mas isto tem que constar no contrato de uso com o servidor do serviço!
Mas eh logico que nao se pode tirar do ar uma pagina em que o dono se manifeste como desgostoso quanto a um candidato, como eu me manifestei logo ai em cima em relaçao ao traira do Azeredo! Eu, e voce, temos direito de nao gostarmaos do traira do Azeredo! Tem uma constituiçao ai fora que nos da este direito!