Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Music Player Daemon: Configurando o MPD com o Sonata

“Neste artigo discorro sobre como configurar o MPD (Music Daemon Player) no Archlinux utilizando o cliente Sonata para manipular as playlists. Procurando um pouco, terminei encontrando um jeito fácil de manipular as músicas e deixá-las tocando em background sem influenciar nada. Nem mesmo se o X estivesse ou não ligado. E de quebra ainda ganhei um servidor para ouvir música de onde eu estiver no planeta (mas não vou estender esse artigo a essas configurações). O programa se chama MPD (Music Player Daemon), um daemon para tocar as músicas de acordo com sua playlist criada antecipadamente. O melhor é que o MPD também tem vários clientes gráficos pra manipulá-lo.”

Enviado por Leandro Pincini (redpillΘarchlinux-br·org) – referência (redpill.archlinux-br.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Já usei bastante o MPD, e o acho um programa fantástico. Rodar um player como daemon é uma ótima idéia. Isto permite, como já dito, que você tenha vários clientes controlando o mesmo servidor, de forma totalmente dinâmica.

    Quem está indo “para estes lados” de um player como daemon é o xmms2, que não é nenhum pouco parecido com o xmms original. Para quem quer dar uma olhada, acesse o site http://xmms2.xmms.org.

    Legal é a página sobre o que o xmms2 faz e o que o xmms 2 não faz.

    XMMS2 will not:
    clean your house.
    … unless you hook it up with your emacs.

    Acho que a única desvantagem que notei neste tipo de player é a falta de opções de configuração acessíveis, por exemplo como mudar a capa do disco em execução, modoficar as tags das músicas, etc.

    Pena que o MPD não faz streaming (se faz me diga como ;-)). Este recurso seria muito interessante.

    tenchi,

    O MPD por si só não faz streaming, mas no arquivo de configuração dele percebi uma configuração interessante que permite criar uma saída via Icecast. Não cheguei a testar, mas assim deve ser possível fazer o streaming ao mesmo tempo que você escuta, ou seja, seus ouvintes escutariam o mesmo que você.

    Dê uma olhada nessa parte do /etc/mpd.conf:

    # An example of a shout output (for streaming to Icecast):
    #
    #audio_output {
    # type “shout”

    thotypous, interessante!

    Thiago A. (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 11:17 pm

    O problema do mpd (que não chega a ser um problema para algumas pessoas, aplicações, etc) é o consumo de CPU, que para minha surpresa ficou em torno de 11% no meu computador. Ele é leve em memória mas relativamente alto em CPU. Mesmo assim vale a pena usar de vez em quando, pois não pesa na real.

    O XMMS, apesar de velho, consome menos de 2% e o som é mais alto que o audacious (e até dá impressão de ter mais qualidade), que por sua vez é mais baixo que todas as outras aplicações de som que usam GTK (ainda tô esperando corrigirem essa falha terrível pro usuário final). Ou seja, tô longe de ficar 100% satisfeito com um player GTK. Por isso fico com o ainda excelente XMMS para a maioria das situações (e raramente o Amarok quando “me dedico” apenas a ouvir música).

    LKRaider (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 12:38 am

    Quanto a players GTK sem MPD, gosto do QuodLibet e do Exaile.

    Vale experimentar.

Este post é antigo (2008-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.