Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Monitoramento: lançado o Nagios 3.0

“Disponível a versão stable do Nagios 3.0. O Nagios é um popular sistema de código aberto para monitoramento de hosts, serviços e redes.”

Enviado por Fernando Reginatto (reginattoΘgmail·com) – referência (nagios.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O Nagios é uma ótima ferramenta, uso desde que se chamava NetSaint. Tomara que essa nova versão traga muitas novidades.

    Tomara que ele tenha ficado mais intuitivo. Por que a configuração dele não era nada trivial na versão mais antiga. Acabei desistindo de usa-lo e comecei a usar o Zabbix, que foi bem mais simples de configurar e funcionou muito bem.

    Tem uma semana que instalei o 2.0 que vem no Debian e gostei muito!
    Estou curioso para ver o que terá nesta nova versão.

    Diones Fernandes (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 8:39 am

    Legal, mas concordo com o anakin, deixei de usar o Nagios porque a configuração dele era muito complicada. O zabbix é a junção do Nagios com o cacti. Mas gostei do Nagios, ele foi o primeiro programa desse tipo que usei e me ajudou muito.

    vinícius (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 10:25 am

    O Nagios é bom mas nada fácil de lidar. Ele merecia um acabamento melhor e mais recursos necessários no mundo real como configuração mais fácil, criação de gráficos, interface web mais flexivel, etc.

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 11:01 am

    Como assim mundo real? Usamos aqui o Nagios, o ambiente é complexo, e garanto que ele está bem no mundo real. Não culpe o aplicativo e sim sua incompetência em configura-lo!

    Luiz Viana (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 11:26 am

    Realmente, tenho utilizado o Nagios há um bom tempo e o ambiente aqui é bem complexo, inclusive contando com geração de gráficos de performance que são disponibilizados para clientes e balanceamento de carga entre os servidores do Nagios (distributed monitoring) devido ao grande número de serviços (em torno de 18.000) e hosts.
    A configuração é muito simples, porém trabalhosa… mas nada impede de automatizar as configurações com scripts ou algum software de gerenciamento desenvolvido para seu ambiente.
    Já testei diversos softwares de monitoramento, inclusive comerciais mas o Nagios foi o que apresentou maior confiabilidade para ambientes críticos. Acredito que vale a pena ter um pouco mais de trabalho na implementação…

    Alipio Luiz (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 12:46 am

    Utilizamos o Nagios aqui na empresa em conjunto com o Centreon (frontend para configuração e monitoramento). O Centreon caminha para sua versão 2.0 com bastante novidades.

    Monitoramos cerca de 50 hosts e 250 serviços.

    Fica a dica.

Este post é antigo (2008-03-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.