Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Migrando ao sistema de arquivos ext4 no linux

Depois da sentença contra Hans Reiser, o futuro do ReiserFS4 está indefinido. No entanto, o desenvolvimento do ext4 continua e a última versão do kernel linux (2.6.25) o oferece com um suporte mais robusto. Na página da IBM podemos encontrar uma sencilla guía introductoria sobre as diferenças entre ext3 e ext4, além de apresentar simples passos para fazer a migração de um sistema ao outro.”

Enviado por Fernando Seno (infoΘlinuxnarede·com·br) – referência (linuxnarede.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando Seno (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 10:42 am

    Oi Augusto,

    Acho que encaminhei para vc sem traduzir uma pequena parte, no caso:

    sencilla guía introductoria

    para

    um simples guia introdutório

    obrigado pela postagem.

    O Fedora 9, que se não me engano será lançado em 5 dias, terá suporte ao Ext4. Não será o File System padrão do sistema, mas se alguém já quiser testar, o sistema trará ele disponível.

    Existem drivers para instalar outros sistemas de aquivos no Windows, como o ReiserFS e o XFS? Eu instalei aqui o do Ext2/3 pra acessar minhas partições no Linux. Mas tem driver pros outros?

    cristo (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 1:36 pm

    Existe sim, mas para o RaiserFS, no momento nem me recordo do nome.

    Mas para estes outros sistemas de arquivos pelo que eu saiba nem se tem, contudo tenho que admitir nem vale muito a pena introduzir outros sistemas de arquivos para serem visto pelo windows, eu mesmo aqui uso o ext3 (pensei fazer ler o reiser da partição, mas resolvir deixar de lado), contudo tem algumas desvantagens ao usar um sistema de arquivos Linux em sistemas Windows.

    LKRaider (usuário não registrado) em 9/05/2008 às 12:39 am

    sim, como a falta de segurança (pois todo acesso é como administrador), a chance de um spyware/vírus afetar seus dados na partição linux, a chance de um “amigo” apagar “arquivos estranhos” no seu windows, a chance do driver ter bugs e incapacitar seu sistema linux… etc :P

Este post é antigo (2008-05-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.