Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft expõe especificações de formatos de arquivos do Office

“”A Microsoft Corp. expôs publicamente as informações técnicas sobre formatos de arquivos binários do pacote de produtividade Office, na sexta-feira (15/02), a todos os desenvolvedores interessados. A empresa prometeu que não processará ninguém por violação de patentes do Office. As especificações dos formatos de códigos binários usados em arquivos dos programas Word, Excel e PowerPoint estarão disponíveis por meio do programa Open Specification Promise (OSP), que a Microsoft criou para distribuir publicamente uma série de especificações técnicas. Os dados incluem formatos de arquivos binários usados em versões para desktop desde o Office 97 até o Office 2007. O formato de arquivo nativo no Office 2007 é o Office Open XML, não um binário. No entanto, o Office 2007 ainda pode salvar arquivos em formatos binários que são basicamente idênticos aos usados no Office 2003.

O anúncio da Microsoft é uma das medidas na empresa para fazer com que seu formato de armazenamento de documentos, Open XML, torne-se um padrão aprovado pela ISO, como hoje é o ODF. A empresa se prepara para uma nova rodada de votações pelos membros da ISO no final deste mês. A proposta de tornar o Open XML um padrão foi negada pela ISO na rodada inicial de votações, realizada em setembro do ano passado.””

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “A empresa prometeu que não processará ninguém por violação de patentes”

    Imagina no máximo que vão fazer é ameaças publicas!

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 9:38 am

    Como diria um certo pacifista indiano: “Primeiro, eles riem….”

    msi (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 9:41 am

    Essa é mais uma tática na estratégia que a Microsoft está adotando para combater a proliferação de sistemas operacionais e de produtividade abertos, como o linux, o solaris, etc., e consiste basicamente na ofererta de um sistema que adota ‘padrões abertos’ versus o opensource “puro”.

    Acho essa atitude bastante positiva, que pode atrair ainda mais o setor empresarial, uma vez que o novo ERP-CRM “Microsoft Dynamics” está em beta público, e usará diversas especificações para formatos de arquivos, incluindo os do Office.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 9:47 am

    Fala sério , só sabem criticar a Microsoft.

    O Office é lider de mercado , apesar que o OpenOffice.org ta na cola do Ms Office.

    Ao meu ver essa jogada da Microsofit nada mais é do que uma grande tacada pra conseguir que seu padrão openxml seja aceito e se torno padrão iso como o ODF.

    Imagina não precisa comprar ou piratear um MS Office 2007, vai poder salvar o arquivo no formato que quer usando o OpenOffice.org, BrOffice.org ou Lotus Symphony, como também as suites do KDE e Gnome.

    Para mim que ta saindo ganhado é a propria comunidade , pois dessa forma as migrações do ambiente proprietario do Windows para o aberto do Linux vai ser mais facil do que nunca.
    E isso para mim vai ser uma maravilha . se a proxima versão do Openoffice.org ou do Lotus vir com essa opção de salvar em office 2007 ai eu tiro das minhas maquinas de casa e deixo só o do Lotus e uso no trabalho o MS Office 2007.

    E por falar em OOXML e ODF, como está a tramitação para aprovação (ou não) do ODF como padrão da ABNT? Não deveria ter saído uma decisão no final do ano passado?

    Bem, mesmo a gente sabendo que a MS é a empresa do mal, a própria encarnação do belzebu, de certa forma também sabíamos que, uma hora ou outra isto aconteceria.
    Afinal, de que adianta continuar a prender as especificações de um formato (os binários antigos) que, daqui há um tempo, ninguém mais usará, mas que era uma forma que ela utilizava para prender os que ainda precisavam dos documentos salvos em versões binárias.
    E ela estava começando a ver como estava ficando “mal-vista” por este comportamento, principalmente depois dos vários processos que passou.

    Ah, e vejam na segunda página da notícia que ela também liberou especificações de outras tecnologias.

    Agora eu estou procurando no site da MS alguma informação e, se possível, os documentos das especificações. Eu não vou usar, mas quero ver se é verdade que qualquer um poderá ter em mãos as especificações, sem cobrança ou registro, como diz na notícia ;-)

    O Link é:
    http://www.microsoft.com/interop/osp/default.mspx

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 10:42 am

    Um pouco tarde pra isso… Depois que o OpenOffice fez um ótimo trabalho de engenharia reversa para tornar os formatos do office compativeis…

    Meu caro Bruno, pode parecer vantajoso a curto prazo fazer os usuários continuarem dependentes dos formatos na MS mas vou citar um exemplo: MSN, já viu os outros programas que usam o protocolo do MSN acompanharem fielmente o oficial, provavelmente não porque a cada nova versão a MS torna incompatível as novas funções de mensageiro, é isso que vai acontecer com o office enquanto os outros usarem os formatos dele os outros vão ficar sempre na sombra do Ms Office.

    Não sejam bobos. Vocês acham mesmo que ela vai abrir as especificações e vai permitir que as outras suítes suportem perfeitamente um formato da MS? Ela seria muito burra de fazer isso.

    Primeiro ela solta a isca, que é abrir os padrões dela. Alguns caem e comem a isca. Depois que esse padrão dela se torna o padrão “de facto”, ela se aproveita da posição dominante do MS Office e começa a distorcer o próprio padrão dela, fazendo com que os arquivos só sejam salvos e abram corretamente no MS Office.

    Para o usuário comum que não é antenado em IT, isso significa apenas que aquela outra suíte, como o OOo ou o Koffice, são suites ruins, pois sequer conseguem abrir um documento enviado por um usuário do MS Office. O ruim, para o usuário comum, é o OOo, que segue os padrões, e não o produto da MS. Afinal, se é feito pela MS, ela conhece o padrão melhor do que ninguém. As outras suítes é que não souberam implementar o formato. É assim que um usuário comum vai perceber a situação.

    Não é a primeira vez que isso acontece. Vejam a questão dos navegadores por exemplo. A MS inventa extensões que só o IE consegue lidar, e o navegador “peba” é o Firefox ou o Opera, porque “não conseguem abrir uma página que o IE consegue”.

    O que o pessoal tem que fazer é rechaçar qualquer tentativa da MS de impor um formato no mercado, pois só assim haverá competição de verdade, só assim teremos liberdade de usarmos a suíte de escritório que quisermos.

    “Desconfio quando meus inimigos me enviam presentes…” Sean Connery em A Rocha

    E querem saber? O OOXML ainda não tem conta de mercado nenhum, comparado ao ODF. Agora é a hora de impormos o nosso formato como o formato padrão “de facto”.

    tiaggs, ótima lembrança. Uma vez que o formato se torna padrão, a MS sempre dá um jeito de puxar o tapete dos outros.

    Para quem não acredita, pergunte a alguém que apostou na promessa do Mono. Depois de 2007, qualquer aspiração de usar com liberdade um formato baseado no .NET foi por água abaixo. Vocês não esqueceram das quebras de patente que Ballmer falou no ano passado não né? Além do Mono, outro cavalo de tróia é o Moonlight, a implementação “livre” do SilverLight, concorrente do Flash.

    Para complementar a notícia, o link direto para download das especificações é

    http://www.microsoft.com/interop/docs/OfficeBinaryFormats.mspx

    A MS só fez isso porque o principal argumento contrário à aprovação do M$ OOXML é justamente ter algumas especificações do tipo “faz xyz como o M$ Word 2007″ e a presença de alguns binários dentro do XML usado pelo formato. Com eles liberando agora uma suposta especificação desses formatos binários anteriores eles agora tem um argumento em defesa da aprovação do OOXML.

    Eu tenho é lá minhas dúvidas se são ou não completas e da real utilidade dessas especificações. Vamos ver os próximos capítulos da novela.

    cristo (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 11:50 am

    Agora a M$ merece elogio, finalmente está deixando de serem tão cabeças duras e trabalhando seguindo a correnteza, mas no final das contas quem sempre sai melhor nessas situações somos nós mesmos, pois surgirão mais mercados, mas focos e menos monopólios.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 11:56 am

    Mas isso é normal de acontecer sim , Microsoft é uma empresa proprietaria e não de codigo livre.
    Claro que muitos vão querer fazer softwares compativeis e , quando achar que tá tudo ok , ela muda o codigo ou algumas linhas.

    Ela fazer isso é ser do mal? Quem tem esses pensamentos de dizer que a MS é do mal por esses motivos tem que acordar pra vida e parar de sonhar que tudo é lindo no mundo do Software livre e quem não pensar igual é do mal.

    A Apple faz a mesma coisa que o MS em relação ao seu SO e não vejo ninguem falar mal.

    Eu já usei a grande maioria , Mac OS , Win(todos de 3.1 até os atuais) , Linux , Unix(Hp-ux 11i , Solares e AIX) , o FreeBSD eu conheço mas infelizmente não instalei ainda.

    Todos os SO´s foram bons e perfeitos , de todos que eu usei o que eu mais gostei pra dizer a verdade nem foi os Wins e sim o Mac OS.

    Eu mexo com desenvolvimento .net e jsp , no Windows eu tenho isso tranquilo.
    Agora fui instalar no mac Os rs , rodou beleza com jsp e tomcat.
    Agora o mono .net tá engatinhando ainda , falta muito pra dar certas facilidades que o Visual Studio me dá.

    E em relação ao OpenOffice.org, acho que pelo que li da versão 3.0 que querem lançar, vai ser um concorrente ainda melhor do MS Office.
    Não que acho que um “outlook” no OO.org seja a solução.
    Eu por exemplo não uso nenhum software pra ler meus e-mail, uso via web mesmo. Acho mais pratico.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 11:57 am

    Eu continuo no Open document .Não confio na M$.Nenhum padrão de formato deveria ser controlado por alguma empresa.E depois das histórias e de seu monpólio ,continuo a ficar com o ODF.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 12:22 pm

    Isso é muito relativo.
    ODF é bom sim.

    Mas pensa direito, uma empresa usa OpenOffice e outra MS Office.
    A empresa que usa Ms , sempre compra a nova versão.

    Eu trabalhei em uma empresa de construção e era assim mesmo.
    As propostas eram sempre em .doc , e sempre da ultima versão do ms office.

    Dizer que o odf é o maximo, não é mentira, mas e as empresas que usam o ms office? Vai querer força-las a mudar? Não.

    Não adianta , pensar que ficar enviando documento salvo em odf que o povo vai mudar, não muda.
    Eu lembro que quando o povo mandava arquivos em formato novo do MS Offfice ou do Autocad mais novo.
    Era um saco ter que ligar pra empresa ou mandar e-mail resposta solicitando que enviasse de novo com o arquivo salvo na versão anterior.

    Cisma de mandar seu currriculo só em ODF , se o local tiver só MS Office, não vão nem tentar nada e sim deletar. Nem vão se preocupar em te mandar um e-mail solicitando que mande o curriculo em formato .doc.
    A verdade é essa.

    Usuário de Linux há 12 anos (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 12:40 pm

    Você não ouve falar do MAC por causa da porcentagem de MAC OS no Brasil…dãhhhhh!!!!!

    Bruno (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 12:46 pm

    Eu tenho culpa que só tem pobre aqui? dãhhh

    Já tem gente dizendo que as especificações liberadas ainda estão incompletas…

    http://www.zdnet.com.au/news/software/soa/Microsoft-publishes-incomplete-OOXML-specs/0,130061733,339286057,00.htm

    Bruno
    Falou tudo antes de eu chegar? Pô… =P

    A M$ criou o OOXML com a possibilidade de inserir binários dentro do arquivo. Disse que isso era para ter compatibilidade com os formatos antigos do office. Agora libera especificações sobre esses binários para ver se convence o pessoal do ISO a aceitar o OOXML.
    O problema é que nada impede a M$ de criar um arquivo em OOXML com novas “funcionalidades” em formato binário, que nada tem a ver com os formatos antigos do office, e essas novas “funcionalidades”, claro, só funcionariam em windows, porque seriam binários patenteados.
    E se o OOXML aceita binários, não poderiam ser incluídos vírus também?
    Espero que o ISO não caia nessa.

    Minha irmã quase que não consegue apresentar a monografia no telão da universidade, ela salvou tudo no formato do office 2007 kakakakaka…. dai já sabe né não abria no pc lah, sorte que foram bonzinhos e deixaram conectar o notebook dela.

    livio (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 3:02 pm

    Não faz sentido a MS querer tornar seus formatos padrão na ISO. Como o MS Office é o mais usado, o OOXML se tornaria padrão de mercado, e não precisaria nem ser aberto, bastando qeu fossem liberadas informações suficientes para que outras suítes pudessem abrir esse formato.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 4:09 pm

    A MS liberou as especificação pois a justição americana condenou ela a fazer tal. Parte do processo anti-trust exigiu que ela tornasse pública a especificação de vários protocolos e formatos de arquivos.

    O fato desses formatos serem públicos deve acelerar a melhoria dos filtros de importação da suites abertas. Não vejo como isso pode influenciar em qualquer outra coisa.

    Quem vai ler milhares de páginas de documentação além daqueles que hoje fazem engenharia reversa dos formatos?

    João (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 4:55 pm

    Só pra que todos fiquem atentos: a licença é a “Open Specification PROMISE“. Essa foi uma jogada muito inteligente da Microsoft. Uma promessa não tem validade legal. Eles podem mudá-la o quanto quiserem. Eu sempre gosto de afirmar que não sou contra isso. Eles podem utilizar a licença (ou “licença”) que bem entenderem. Porém, devemos sempre estar atentos para não cair em uma jogada com essa.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 5:33 pm

    Se o pesadelo for aprovado pela ISO, não é só as empresas que utilizarão esse formato ridículo,mas até mesmo instituições publicas serão obrigadas a utilizar o formato.

    Isso não é bom e devemos impedir.

    livio (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 5:47 pm

    Se o pesadelo for aprovado pela ISO, não é só as empresas que utilizarão esse formato ridículo,mas até mesmo instituições publicas serão obrigadas a utilizar o formato.

    Isso não é bom e devemos impedir.

    Ninguém será obrigado a usar o OOXML.

    O ODF é padrão ISO já faz algum tempo, o que o favorece na escolha de instituições públicas.

    O ridículo é a MS querer que o OOXML seja padrão ISO, será que ela não se contenta com o monopólio?

    self_liar (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 6:50 pm

    Eu entendo que não somos obrigados a usar,mas não é tão fácil assim como se parece .As pessoas passam o tempo inteiro arquivos em formatos fechados e ai tem que ficar convertendo toda hora e ainda mais se você pedir pra mandar o documento em ODF,as pessoas ficam com raiva e a maioria delas usam o M$ office.
    Eu posso até não usar,mas vai ter muita gente que vai mandar este tipo de arquivo pra mim e eu vou ter que ficar convertendo toda hora.

    Say NO to OOXML!!!!!

    noca (usuário não registrado) em 19/02/2008 às 10:53 pm

    isso eh uma cilada, bino !!!

    ou seja, o formato usado pelo M$Office de hoje está sendo liberado — para conter a onda do código-fonte e formato abertos. E o formato usado pelo Office amanhã? Alguma promessa de abertura?

    Primeira coisa que todo novo governo eleito faz assim que ganha as eleições é acabar com as medidas do governo anterior. Quando se tem virtual imunidade à lei, tudo fica fácil…

    “Fala sério , só sabem criticar a Microsoft.

    O Office é lider de mercado”

    Bruno, meu amigo, não me diga?! e eu achando que um monopólio iria estar em décimo lugar em vendas…

    “como está a tramitação para aprovação (ou não) do ODF como padrão da ABNT? Não deveria ter saído uma decisão no final do ano passado?”

    deve estar empacando como o laptop de 100+ dólares ou o governo que se vai…

    “no final das contas quem sempre sai melhor nessas situações somos nós mesmos, pois surgirão mais mercados, mas focos e menos monopólios.”

    é cristo, haja fé…

    “Agora o mono .net tá engatinhando ainda , falta muito pra dar certas facilidades que o Visual Studio me dá”

    por que vc está comparando uma VM e compilador a uma IDE? Compare o compilador C# do projeto mono com o da M$. Ambos são ferramentas de linha-de-comando…

    “Cisma de mandar seu currriculo só em ODF , se o local tiver só MS Office, não vão nem tentar nada e sim deletar. Nem vão se preocupar em te mandar um e-mail solicitando que mande o curriculo em formato .doc.”

    verdade. É uma cultura tão arraigada e imbecilizante que muitos acham mais fácil colarem fotos no Powerpoint para mandarem por email do que simplesmente anexá-las ao email. Já recebi o email de um colega com um anexo .doc cujo conteúdo era simplesmente um link para um site. a humanidade está perdida…

    “Já recebi o email de um colega com um anexo .doc cujo”…

    Isso enquanto as pessoas não perceberem que o ideal é enviar este tipo de documentos em PDF. Tenho um ódio imenso quando recebo um documento para leitura em .doc. Não por ser um formato da MS, mas pelo fato de ser um documento que eu só quero visualizar, e não editar!

    Quem faz isso devem ser os mesmos que enviam estas fotos em apresentações do powerpoint…

Este post é antigo (2008-02-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.