Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mark Shuttleworth crê que a MS concluiu que os litígios de patentes não são uma estratégia eficaz para ela

O sempre sensível site BoycottNovell enviou a Mark Shuttleworth, o fundador do Ubuntu, um questionamento sobre o possível risco relacionado a patentes que o projeto eventualmente corre por incluir o Mono em sua distribuição.

Shuttleworth respondeu detalhando sua visão sobre a grave ameaça de patentes de software que paira sobre todos os desenvolvedores, distribuidores e até mesmo usuários de software, seja ele livre ou não. Para ele, o risco maior vem de empresas pequenas e voltadas exclusivamente ao litígio de patentes, sem o compromisso de produzir ou atender clientes. E infelizmente há várias destas por aí.

Segundo ele, os anúncios de quinta-feira da Microsoft são mais um indicativo de que a Microsoft não acredita que a via judicial seja uma boa estratégia para ela na questão de suas patentes que possam envolver o software livre.

Mas tanto ele (e a Canonical) como os demais grandes distribuidores de software livre no mercado buscam estar preparados para quando o risco se concretizar.

“Não podemos viver com medo de uma ameaça, só poderemos responder a ela quando ela surgir”, nas palavras dele. Mas ele não acredita que será com o Mono.

Saiba mais (boycottnovell.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 4:11 pm

    Mono? A licença do .NET permite que seja implementado em outras plataformas. O .NET framework inclusive pode até baixar seu código fonte no site da MS.
    Legalmente falando, o Wine corre mais riscos que o mono. Tanto que o pessoal do mono tem participado de vários eventos da MS ultimamente e já existe até treinamentos conjuntos.

    Lucas Fernando (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 5:53 pm

    Mas até que ponto o Wine é ilegal? Seria ilegal ter um modo de não precisar usar o Windows?

    livio (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 8:20 pm

    Não há nenhum risco no wine, já que sua implementação foi feita independente da MS, e não contém nehuma linha de código do Windows.

    Livio, quando a questão são as patentes de software, a presença de linhas de código deixa de ser o critério básico, e a ausência delas não oferece nenhuma garantia.

    E é por isso que elas não funcionam (falo das patentes de software).

    João Marcus (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 8:34 am

    Marcos Alexandre, só pra lembrar, os desenvolvedores do Mono não utilizam nenhum código-fonte da Microsoft. O código está lá, mas eles nem vêem porque que isso pode ser uma armadilha para eles.
    Pessoalmente, acho que a Microsoft tem, sim, como frear o Mono, através de patentes de software. Eles não o fazem porque o Mono é bom para eles: primeiro, porque dá a eles o direito de dizer que o .NET é totalmente multi-plataforma. Segundo, porque o Mono está sempre tentando se adaptar às mudanças no .NET, ficando, obviamente, para trás. Ou seja, na prática, o Mono não é totalmente compatível com o .NET da Microsoft.

Este post é antigo (2008-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.