Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Máquina Virtual no Ubuntu 8.04 com VMPlayer

“O Site Linux Acessível acaba de lançar um tutorial sobre como instalar e configurar o VMPlayer no Ubuntu 8.04. O texto ficou claro e direto o bastante até para quem não tem muita experiência neste tipo de procedimento.”

Enviado por Igor Rodrigues (igor·informativosΘgmail·com) – referência (linuxacessivel.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Piero Ferraz (cyberpunk) (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 7:23 pm

    mais um tutorial para o ubuntu

    não entendo isso

    ali eu não vi nada que não faria no meu arch linux

    além de um apt-get que pode ser subistituido por yaourt -S pacote

    alias no arch linux chega até ser mais facil ,

    yaourt -S vmware-player

    enfim, o tuto ficaria mais interessante se fosse focado no “linux” e sendo vc um usuário ubuntu ( creio eu ) colocaria no final a observação de que ” caso vc use ubuntu instale as seguintes dependências via apt-get ”

    digo isso porque hoje no meu serviço um colega de trabalho veio todo feliz que dizendo que tinha conseguido instalar em dual boot a ultima versão do linux no pc dele

    ai eu perguentei ” ? como assim a ultima versão ? ”

    ele : “é poww, instalei o ubuntu …”

    eu : ” ¬¬ “”

    é bom o trabalho da canonical o ruim é o ubuntu ficar no lugar do
    ” linux ”

    =P

    Ué, mas se o cidadão fez e testou na distribuição “X”, e não verificou que o mesmo procedimento funciona sem problemas em qualquer outra distribuição, ou mesmo nas distribuições específicas W, Y e Z, creio que ele faz bem em lançar o material que produziu, da forma como fez.

    As outra alternativas principais seriam, basicamente, guardar o material para si (sem publicar), ou aguardar até que ele pudesse ser complementado pela visão de outras distribuições, atendendo ao interesse de mais pessoas, e não necessariamente do autor original.

    No primeiro caso, para mim ocorre um prejuízo (não terei acesso ao documento, mesmo em versão específica para uma distribuição). No segundo caso, a exigência de que o autor original vá além do seu próprio interesse pessoal me parece injusta. É algo que se pode sugerir, mas não é algo que se pode cobrar, ou criticar pela ausência.

    Assim, não vejo problema em que se estimule a produção de material multi-distribuição. A questão é: a quem cabe? Na minha análise, cabe especialmente às pessoas que identificam e divulgam a existência desta demanda, e não a quem já está fazendo bem mais do que a maioria dos usuários e divulgando seus próprios tutoriais em versões reduzidas a um subconjunto das distribuições.

    Piero Ferraz (cyberpunk) (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 8:34 pm

    lol relaxa

    sou péssimo pra me expressar , não to querendo polêmica, só acho que um apt-get não seria voltado somente para ubuntu

    cada um faz o que quer mesmo

    enfim

    A minha pergunta é: Isso (esse tutorial) é realmente necessário? -.-

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 9:57 pm

    pierro, o augusto sempre tenta manter um nivel de seriedade bem alem da media das discussoes na internet. talvez isso seja pq o site aparece periodicamente na midia.

    agora, a quantidade de trolls que aparece aqui é absurda. chega a dar pena dele responder, argumentanto ponto a ponto, praticamente qualquer comentário ‘interessante’ que ele veja..:)

    (ps: acho super rox existir tanto suporte voltado especificamente pro ubuntu. pela primeira vez um sist. operacional baseado no linux tem chance de ser mainstream, poxa =o)

    Lyx (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 10:29 pm

    O ubuntu tem bastante suporte mesmo. É uma poucas distros com tutoriais de como mudar o papel de parede. Super rox.

    Carlos (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 10:52 pm

    Saudades dos tutoriais para Linux … acho que tem neguinho que não se toca, e não se lembra que aqui é espaço para Linux, e não para uma distro. Se quiser publicar algo específico pro ??untu que o faça em algum site ubuntizado !!!

    Ah não briga por causa de distro de novo não!!!!!
    Como que lá no Vivaolinux publicam direto como fazer tal coisa em tal distro e todo mundo leva numa boa???
    Se olhar outros tutoriais do mesmo autor vai ver que eh bem variado…

    Nossa gente. Quanto ódio em seus coraçõesinhos… hauahauhaua

    Chegamos ao seguinte dilema: Será que o Linux se tornou tão fácil que os tutoriais acabaram se tornando bestas de tão simples? Será que o Linux se popularizou tanto a ponto de qualquer um poder, ou achar que pode, escrever um tutorial para ele? Será que é necessário um tutorial que contenha somente um comando apt-get install programa? Será que isto é bom ou ruim? Bom pelo fato de mostrar que as coisas no Lixux hoje estão muito mais fáceis que há anos atrás onde era necessário fazer malabarismos para instalar um modem discado. Ruim pelo fato de nós senhores do universo do pingüim – vai, enche a bola ;-) – não entendermos a utilidade destes tutoriais que quase não NOS acrescentam informações.

    Enfim, são perguntas que desde a gênese a humanidade se faz, mas que só serão respondidas daqui a pouco, depois dos nossos comerciais.

    Chegou o novo aparelho de torneamento de panturrilha…

    A popularidade crescente (embora pequena) faz com que todo dia surjam novos usuários que não acham óbvio o que você e eu consideramos simples. Não vejo nenhuma razão para não haver tutoriais úteis a eles, mesmo que não agreguem nada a mim.

    Chega a ser até triste ler um comentário desse, “mais um tutorial para o ubuntu”…

    O que você deveria pensar é: “Será que existem tantos tutoriais para Ubuntu porque tem bastante gente que o usa, ou tem bastante gente que o usa porque tem tantos tutoriais?”

    O interessante seria que você, usuário do ArchLinux, publicasse um tutorial semelhante, promovendo assim a sua distro preferida…

    piolho (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 2:28 am

    B,B,B, Brain!…Um democrata Linux!
    Para embaixador Linux do Brasil!
    Brain é o candidaaato da renovaçãooooooo!

    Puxa cara, me perdoa, não consegui resistir em te comparar com um político…rsrsrs

    Mas que esse people Ubuntu like escreve um monte de trivialidades, isso é um fato. Me faz pensar de como o homem primitvo se sentiu quando descobriu o fogo. Ou como no início de “2001, uma odisséia no espaço”; quando o australopithecus usa um osso como arma…rsrsrs

    a (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:56 am

    hehehe acho q o pessoal ta com medo de que um dia qualquer um poderá usar o linux e ai um monte de “geek” vão se sentir menos especiais…

    realmente nao entendo como uma pessoa possa criticar um tutorial só pq o autor usa uma determinada distro :(

    O problema do “Boom” de pseudo-artigos sobre ubuntu é a generalização do sistema operacional, como se ubuntu fosse uma versão de Linux nova, fácil, na verdade o ubuntu é uma distribuição, que possui o mesmo kernel que qualquer outra.

    Realmente, para um usuário leigo, estes artigos podem ajudar, mas sugiro que o autor tome o cuidado de colocar o artigo falando sobre Linux e uma parte explicando que tais passos foram dados em uma determinada distro.

    O que custa colocar: “Máquina Virtual no Linux com VMPlayer” e no primeiro parágrafo explicar o que será feito no artigo e dizer que os passos foram testados no ubuntu?

    Quanto aos que falam que pessoas como eu, que reclamam, deveriam escrever tais artigos, lembro-os que isso só acontece porque os usuários de distros populares acham que é legal contribuir com a comunidade, escrever um artigo e ter seu nome aparecendo nas pesquisas do Google, daí o motivo de haver tantos textos fracos. Eu sempre vou reclamar, acho que um artigo não deve ser voltado apenas para determinada distro, ainda mais quando essa usa um gerenciador de pacotes presente em várias distros.

    E sem dúvidas, daria pro autor citar que poderia ser utilizado o yum, pacman, enfim, vários gerenciadores. No final ele apenas informaria que o artigo foi testado no ubuntu.

    Você pode reclamar 8h por dia, se desejar, mas provavelmente faria mais pelo avanço da solução da sua demanda se dedicasse 2h por semana a escrever tutoriais da forma como você deseja. Eu darei espaço a eles também, sem dúvida.

    Víctor (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:54 am

    Pessoas, se este tutorial não é util para vcs paciência, existem pessoas que acham estes tipos de tutoriais uteis, agora para que ficar criticando? cada um na sua, convenhamos, se as pessoas quiserem fazer um tutorial de como fazer um apt-get na distro X ou Z qual o problema ? tem gente que fala de mais e faz de menos…

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:06 am

    “na verdade o ubuntu é uma distribuição, que possui o mesmo kernel que qualquer outra.”

    O usuário normal (aquele que quer usar o office, e não o sistema operacional no seu dia-a-dia) não tá nem aí para o kernel ele quer facilidade de uso e beleza.

    Achei coerente a reclamação de que se o tutorial é aplicável a múltiplas distribuições, deveria estar citado lá, pois assim fica mais fácil de achar no google. Entra em contato com o cara e propõe.

    O que não pode é menosprezar o valor que o cara está agregando ao linux em geral, parabéns para ele.

    Luciano Silva (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:14 am

    Tenho séria dúvidas se um simples apt-get colocaria a VM para funcionar.

    Pelo amor de Deus, parem com o preconceito! Se o cara usa Ubuntu ou Fedora, AMD ou Intel, cueca preta ou rosa, a opção é dele, ele não tem a menor obrigação de escrever um tutorial abrangendo várias distribuições.. já pensou que talvez a única experiência dele com Linux seja no Ubuntu? Aí não adianta pedir pra falar de gerenciadores de pacotes, etc…

    Pra quem acha que o tutorial não é interessante.. minha namorada usa Linux (Ubuntu também) no note dela.. minha vó tem o Kurumin Linux no pc dela.. acha que elas querem (ou precisam) saber sobre gerenciadores de pacote, distribuições, etc? Ela só quer saber como rodar um programinha que não tem versão pra Linux.

    Parem de pensar como se todos usuários tivessem obrigação de ser power-user, aprender a fazer scripts, configurar o X, etc.. o Linux não é só de vocês, é feito pra todos..

    Da próxima vez, simplesmente ignore o post se não te agrada.. ou então vá escrever um sobre a sua distribuição, ou sobre várias distribuições, como queira.

    [ ]´s

    Augusto Campos em 4/06/2008 às 1:12 am
    A popularidade crescente (embora pequena) faz com que todo dia surjam novos usuários que não acham óbvio o que você e eu consideramos simples. Não vejo nenhuma razão para não haver tutoriais úteis a eles, mesmo que não agreguem nada a mim.

    Foi mais ou menos isto que eu quis dizer, Augusto. O tutorial certamente foi direcionado para aqueles que o autor considera pessoas com pouco conhecimento em Linux. Por isso muitos o consideram inútil – não estou me referindo necessariamente ao texto em questão. É a mesma coisa que, num site de física, uma pessoa publicar um “turtorial” básico de física quântica, como “como construir um acelerador de partículas com um copinho de plástico, um cano pvc e um chiclete mastigado. Por MacGyver”. Se o Stephen Hawking pudesse, ele levantaria da cadeira e diria: “Mas este tutorial é muito besta!”.

    Aí entra mais uma pergunta: É necessário que um sistema operacional precise de tutoriais para ser utilizado? Ter muitos tutoriais indica que um sistema operacional é muito fácil ou muito difícil?
    Difícil pois qualquer coisa que se vá fazer nele necessita de manuais com instruções detalhadas! “Como listar um diretório…”.
    Ou fácil demais, já que há muita documentação sobre o sistema.

    Mas tutoriais significam documentação? O Windows é um sistema com boa documentação. Mas dificilmente vemos para ele tutoriais tão repetitivos como encontramos no GNU/Linux.

    O Mac (OS X). Ora, eu quase nunca vejo tutoriais para ele como encontramos para (GNU/)Linux. Será que ele é tão fácil de utilizar que nem precise de um manual de instruções (tire da caixa e ligue na tomada), ou será que os Mac users se acham assim tão superiores a ponto de não se darem ao trabalho de permitir que novos usuários entrem em seu mundo? – da série “Como ofender um mac user sem que o mesmo esteja na conversa”.

    Também temos as dicas, que mesmo simples, servem para muita coisa, mesmo para os mais experientes, como, por exemplo, as pegadinhas de linguagens de programação, algum parâmetro exótico de algum comando rotineiro, etc.

    Como pode nos dias de hoje, com tudo ao alcance de um clique © dizermos que uma pessoa inexperiente no uso de computador irá achar fácil abrir um terminal e digitar comandos numa tela preta? É. Talvez os tutoriais bestas sirvam para alguma coisa.

    ps: onde digo “besta”, estou querendo dizer “simples”.

    sed s/besta/simples/g

    edempoa (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:55 am

    Tenchi

    Será que é necessário um tutorial que contenha somente um comando apt-get install programa?

    Sim, provavelmente o título deste tutorial seria Como instalar programas no apt-get.

    edempoa (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:56 am

    Quanto ao restante, pelo bem da comunidade, façam sexo com urgência. Grato.

    Os usuários continuam procurando no Google por estes tutoriais que você considera simples. Para estes que estão procurando, o procedimento não necessariamente é classificado da mesma forma.

    Aff Augusto. Agora eu nem sei mais porquê estou discutindo… hauahau

    O q eu estou dizendo é que estes tutoriais são sim úteis. Pode até ser que não para muitos de nós, mas certamente será útil para alguém.
    Mas ainda sim encontramos na Internet, ou Google, como queira, muita coisa que simplesmente não adiciona nada à base de conhecimentos sobre software livre, linux, ou seja lá o quê.

    Só me questionei se era necessário realmente tantos tutoriais para utilizar um computador; se isto prejudica ou ajuda na disseminação do Linux.

    Como tenho conhecimento do fato de que as pessoas de fato estão ativamente procurando por estes tutoriais (no log do servidor isso fica evidente, dá de ver o que elas estavam buscando no Google quando chegaram aqui), te afirmo que para elas, a existência dos tutoriais simples, restritos e focados ajuda. Não sei para quais outros indivíduos a existência destes documentos poderia atrapalhar, a não ser que eles estejam falando mentiras. A preocupação de que pode haver um susto pela existência de um tutorial dizendo que o usuário recorre à linha de comando para fazer uma dada operação não me contagia, não acho que haja algo a ser escondido (ou menos mostrado) neste campo.

    Escrevi algo sobre isso no final da manhã e inseri na fila de publicação, daqui a pouco deve ir ao ar.

Este post é antigo (2008-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.