Mandriva: mais sobre os prejuízos e troca de presidente
A Mandriva, empresa franco-brasileira responsável por uma das principais distribuições de Linux do mundo, trocou o seu presidente.
O executivo francês Hervé Yahi assumirá os cargos de CEO e chairman. Ele será responsável por todas as operações e pelas áreas de negócios, marketing e vendas, em substituição a François Bancilhon. Com 20 anos de experiência na área de TI, Yahi tornou-se conhecido por conseguir recuperar empresas endividadas e por comandar fusões de companhias de software e serviços. Atualmente, trabalhava como presidente da 3DForAll, da Dassault Systemes.
CebolasA Mandriva tem registrado seguidos déficits operacionais desde o ano passado. De acordo com balanço divulgado este ano, as perdas ficaram em 300 mil euros no segundo quadrimestre do ano e em 60 mil euros nos primeiros quatro meses de 2008. No segundo quadrimestre de 2007, o prejuízo foi de 600 mil euros. Em 2006, foi duramente criticada por demitir o seu fundador, Gaël Duval.
De acordo com o site DistroWatch.com, a distribuição hoje é a sétima em popularidade. O Ubuntu lidera o ranking com ampla vantagem, seguido por OpenSUSE, LinuxMint, Fedora e PCLinuxOS. Há três anos, a companhia mudou de nome para Mandriva depois da fusão com a empresa brasileira Conectiva. (via info.abril.com.br)
Leia também: Mandriva troca CEO por especialista em saneamento de endividadas.
Saiba mais (info.abril.com.br).
Morre uma e nasce 100…
NewMadriva, MandrivaExtreme, MandrivaForever, MadrivaFenix, Mandriva10+, MandrivaTurn, MandrivaRenascer…. São alguns nomes para os “criadores de distro sem controle” prontos para inunda a net com o Mandriva com outro plano de fundo sendo chamado de uma nova distro…
Na natureza nada se perde, porque tudo se renova.
Uso o Mandriva 2009 e o Ubuntu 8.10. em dual-boot.
Digo uma coisa:
O Mandriva não fica nem um pouco atrás do Ubuntu.
Acho até essa distro mais rápida do que a da Canonical.
Comigo ele é mais rápido também. Bem mais rápido, diga-se de passagem. Infelizmente, é fato que ele está perdendo mercado e como conseqüência, a empresa está com dificuldade de se sustentar.
Mas por outro lado, é um movimento até saudável do mercado, com o amadurecimento a oferta se reduz em poucas e fortes distribuições, suficiente pra garantir a concorrência e pouco pra causar fragmentação demais.
Na verdade aquela atitude demitir o criador foi o fim da picada, parece a Apple quando demitiu o Jobs ( com as devidas proporções é lógico ). Mas neste mercado só os fortes irão sobreviver, é bom lembrar que ganhar dinheiro é importante para o software livre também. Lembro-me que a Mandriva passou por dificuldades financeiras há alguns anos atras, vamos ver o que acontece agora.
Outra coisa, acho que ela não preencheu a lacuna que a Conectiva deixou no mercado brasileiro. Enfim, vamos ver se acontece alguma mágica para salvar a MANDRIVA.
É, também senti que o mercado brasileiro ficou abandonado. Uso o Mandriva, mas esse descaso com o público brasileiro incomoda. Perderam grandes oportunidades por aqui,
Perderam oportunidades e muitos usuários, pois até mesmo os lugares onde eram ministrados os cursos para posterior certificação Mandriva ficaram super reduzidos. Lembro-me que quando fiz o tal curso na época da nossa saudosa Conectiva existiam vários lugares pelo Brasil!
Enfim fica a esperança que a empresa se recupere e de uma atenção maior ao nosso país.
60 mil Euros de prejuízo? Em quatro meses? Sério, isso é troco de pinga.
Se a Mandriva está operando nessa escala, tem mais que fechar as portas e deixar espaço pros grandes players. Não dá pra SONHAR em ser alguém com números assim.
600.000,00 euros, Cardoso. Não é tão troco de pinga assim.
O problema do Mandriva são os pacotes rpm que demoram a ser atualizados, o resto mata qualquer distro.
Falência à vista!!!
Assim que houve a fusão, foram tomadas muitas decisões erradas, sem falar na resistência dos usuários, mas isso foi mudado, agora falta só o “Mandriva” se tornar Mandriva, assim com Mandrake e a Conectiva! ;)
Engraçado, só fala mal da Mandriva quem não usa o Mandriva Linux!!!
Não significa falência não, esse cara que assumiu é fera nos negócios! Apenas a indicação do nome dele já gera benefícios, no ramo da tecnologia é normal se ter prejuízos, o que eles tão tentando fazer é evitar que esse período de vacas magras demore demais.
A Mandriva vai sobreviver!
A Mandriva é franco-brasileira, mesmo? Me parece que é pura e totalmente francesa, heim?
RTFA, Leonardo. “perdas ficaram em 300 mil euros no segundo quadrimestre do ano e em 60 mil euros nos primeiros quatro meses de 2008.”
Pode ser uma distro boa, tem gente que gosta e com toda razão, mas na situação atual não consigo ver o que ela teria em especial para garantir um nicho próprio. Acho que a fusão foi uma grande burrada, parece que na prática jogou-se fora o melhor que as duas tinham construído (especialmente a Conectiva) sem somar nada de excepcional ou novo, e agora é a seleção natural.
Segundo a notícia, os números são
09-12/2007 – 600.000
01-04/2008 – 60.000
05-08/2008 – 300.000
Falando em falências alguém tem alguma notícia nova sobre a SCO ? Augusto ? Alguém ?
A última coisa que eu consegui foi uma reportagem de 16 de agosto de 2008
http://www.sco.com/company/news/slctrib_article1.pdf
Alguém sabe algo mais recente ?
Fico muito triste com os acontecimentos do Mandriva. Ha anos quando tive de aprender Linux nao havia nada como o ubuntu mas havia um projecto que primava por facilidade e que se parecesse com RedHat. Era Mandrake. Adoptei-o e aprendi muito com ela. E depois passei a usar varias distros preferindo Debian hoje.
Mas de uma coisa gosto em Mandriva: E tambem feita por gente que fala Portugues e figura nas 10 primeiras distros mundiais. E eu recomendo muita gente ca (Mocambique) a usa-la.
E de facto Mandriva eh tao bom como desktop como no server.
E eh uma pena estar a acontecer isto. E espero sinceramente que nunca feche.
Prosperidade a Mandriva
Orvalho J Augusto
Sendo ou não a sua distribuição preferida, com certeza o Mandriva Linux é uma das distribuições mais amigáveis e está entre as grandes em termos de base de usuários. Na minha opinião e de muitos eles até fazem um bom trabalho técnico mas pecam no marketing e nas estratégias de negócios. A Mandriva também é uma empresa MUITO pequena em comparação com a Red Hat e a Novell e portanto não dá para comparar faturamento nem quantidade de desenvolvedores.
Mas falando em distribuições comerciais de linux, além da Red Hat (a líder sem dúvida), que outra distribuição faz muito dinheiro com linux ? Só a Novell e mesmo assim com dinheiro da M$ e vendendo sua alma. E mesmo a Red Hat ganha dinheiro com outros negócios não relacionados diretamente com linux desde que começou a adquirir outras empresas. E a Red Hat ganha dinheiro com serviços para a sua distribuição corporativa, primariamente usada em servidores, não desktops. Ela não ganha dinheiro com o Fedora, assim como a Novell não ganha dinheiro com o OpenSuse. A Canonical também não mostrou até agora como sobreviverá quando a fonte (o dinheiro do seu dono) acabar.
Talvez o problema maior da Mandriva é que ela faz uma excelente distribuição para desktops mas ainda não encontrou um lugar no rico mercado de distribuições comerciais para servidores.
A venda de sistemas operacionais para usuários finais nunca deu dinheiro e até a M$ sabe disso e por isso empurra goela abaixo dos fabricantes de hardware contratos de windows OEM. A Mandriva no mercado OEM, especialmente no Brasil, ainda tem que concorrer com uma dúzia de distribuições meia-boca criadas para o usuário depois formatar e instalar um windows pirata e o Ubuntu, que apesar de ser uma distribuição boa também não tem um modelo de negócios claro e pode distribuir de graça enquanto o dinheiro do Mark não acabar.
Concentração de mercado é sempre ruim e infelizmente é muito difícil uma empresa pequena de informática concorrer com as gigantes, ainda mais com um sistema minoritário como o Linux.
Inda bem que a que eu uso só fale se eu quiser.. hehe
Jamais usei Mandriva e sinceramente não pretendo, para o mercado nada mudará porque alguma outra tomará o lugar com certeza.
Eu quis dizer ‘fali’ do verbo falir;;; hehe… jamais falirá se eu não quiser…
“O problema do Mandriva são os pacotes rpm que demoram a ser
atualizados, o resto mata qualquer distro.”
O mandriva já possui em seus repositorios o kde 4.1.3, o mais novo amarok, kernel 2.6.27, openoffice 3.0 há mais de um mes, e por aí vaí… Logo, sua crítica não procede. O que o mandriva não faz é ficar colocando firefox beta como se fosse estável nos repositorios.
“É, também senti que o mercado brasileiro ficou abandonado.”
Como assim sentiu? o mercado brasileiro ficou abandonado? como? existe alguma restriçãopara os usuarios brasileiros?
Quem usa o mandriva sabe que ele possui a melhor tradução para o pt_br entre as distribuições internacionais. Nao falo apenas dos programas gráficos, mas cito também as páginas de manual, wiki… No quesito desenvolvedores, não só a mandriva mas a grande maioria das distribuições linux já contam com desenvolvedores brasileiros no seu “time”. Inclusive foi um desenvolvedor brasileiro que portou o synaptic para o mandriva caso alguem (louco) queira instalar.
Abs!
Eu uso mandriva pq atende a tudo que eu preciso. Linux é tudo farinha do mesmo saco, o que diferencia uma distro da outra é a capacidade da empresa em sacar o que o mercado precisa, facilitar a utilização para aqueles que não conhecem o sistema.
Esse potencial de criação o pessoal da mandriva tem de sobra. O problema esta no marketing e comercial. Se vcs derem uma reparada as marcas que estão constantemente na mídia (Positivo e HP) estão usando mandriva em seus micros com linux. E isso não é explorado não é divulgado apenas quem é do meio linux sabe que existe. Se vc vai em algum mercado vc vê N marcas de micros com N diferentes distros as vezes muito mal personalizadas e vendem pq tem alguém lá fazendo propaganda do produto.
Nem todo mundo sabe que o pessoal da Mandriva é quem personaliza faz consultoria e dá manutenção nas imagens e serviços personalizados da Distro SuSE utilizada pelas casas-bahia. Aí um belo dia vc descobre que a Novell fez um vídeo marquetero para mostrar grandes cases.
Na minha humilde opinião esse é o tipo de coisa que o Novo CEO deve mostrar um pouco mais de atenção pois quem não é visto não é lembrado. Conhecimento e qualidade a equipe da mandriva tem de sobra o que falta é espalhar o quanto ela pode atender aos que tem interesse em usar linux.
[]‘s
Ué, mas o synaptic não foi desenvolvido para o Conectiva e depois pro Deb???
Pode marcar aí como “fora do tema” mas me respondam antes! ;-P
O synaptic, ao que parece, foi desenvolvido por um brasileiro da conectiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Synaptic
http://www.nongnu.org/synaptic/contribute.html
E o mesmo pode ser usado no mandriva, apesar de não vir como padrao, pois aferramenta padrao é o urpmi, nao o apt-get, que usa como interface o mcc.
Abs!
Ao que parece, o Synaptic foi desenvolvido por um brasileiro, na epoca da conectiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Synaptic
http://www.nongnu.org/synaptic/contribute.html
O mesmo synaptic pode ser usado no mandriva, apesar de não ser a ferramenta “oficial” pois o mandriva não usa o apt-get, usa o urpmi. Sendo a interface do urpmi o mcc e não o synaptic.
Abs!
“Na minha opinião e de muitos eles até fazem um bom trabalho técnico mas pecam no marketing e nas estratégias de negócios.”
Também compartilho da mesma opinião.
“O mandriva já possui em seus repositorios o kde 4.1.3, o mais novo amarok, kernel 2.6.27, openoffice 3.0 há mais de um mes, e por aí vaí… Logo, sua crítica não procede.”
Mas até hoje está com o Tomcat5, Apache e php demora pra caramba pra sair o novo release (mesmo quando tem falhas críticas), eclipse é uma eternidade pra atualizar, haskell, latex também já demoraram a atualizarem, isso quando não vem pacotes quebrados.
Sobre betas, já lançaram versões com beta do OpenOffice 3 e demoraram a atualizar, mesmo quando tinha Release Candidates mais novos.
Logo, a crítica procede sim, dependendo do pacote.
“Como assim sentiu? o mercado brasileiro ficou abandonado? como? existe alguma restriçãopara os usuarios brasileiros?”
Nas listas de discussão do finado conectiva os pedidos dos usuários eram bem mais aceitos, os desenvolvedores trocavam idéias direto, colhiam muito feedback e se preocupavam com softwares que tivessem aceitação aqui. A página da Conectiva tinha mais conteúdo em português do que tem hoje, tinha mais centros de treinamento, davam palestram em várias cidades. Acho que isso diminuiu “um pouqinho”, não acha não?
“Nas listas de discussão do finado conectiva os pedidos dos usuários eram bem mais aceitos, os desenvolvedores trocavam idéias direto, colhiam muito feedback e se preocupavam com softwares que tivessem aceitação aqui. A página da Conectiva tinha mais conteúdo em português do que tem hoje, tinha mais centros de treinamento, davam palestram em várias cidades. Acho que isso diminuiu “um pouqinho”, não acha não?”
Agora sim!! :) É que a expressao anterior estava vaga. Embora eu ache que apesar do que você disse, a Mandriva ainda tem um tratamento acima da média aos usuarios brasileiros, se compararmos como outras distribuições internacionais. No proprio irc #cooker-doc que um canal para quem quer contribuir existe um funcionario brasileiro da mandriva.
Quanto a atualizacoes de pacote, na minha opiniao, o mandriva vai bem. O mandriva nao utilizou o openoffice beta. O 2009 saiu com o openoffice rc2, entretanto alguns blogs/sites noticiaram como beta, mas bastava conferir nos repositorios para ver que nao era verdade. E o update para a versao 3 estavel saiu tao breve quanto qualquer distribuicao.
Abs!
Temos uma lista de email de usuários brasileiros do Mandriva Linux:
procurem no google groups pela lista mandriva-br
:)