Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LWN compara (com critérios práticos) 5 distribuições atuais para uso em notebooks

O LWN instalou as versões correntes (e futuras, no caso do openSUSE) de distribuições populares de software livre (com Linux e com OpenSolaris) em modelos de notebook atuais, e comentou detalhadamente os resultados. Participaram o Debian Lenny, Fedora 9, OpenSolaris 200805, openSUSE 11.0 Beta 3 e Ubuntu 8.04. Houve tentativas também com o Gentoo e o Slackware, mas estas foram abortadas já durante ou imediatamente após o processo de instalação, sem prejuízo do conceito que seus entusiastas possam ter delas.

Os testes envolveram a qualidade em geral, incluindo o consumo de energia, suspensão para a RAM e para o disco (hibernação), botões especiais dos laptops, rede sem fio com uma placa Atheros e conexão de monitor externo/projetor.

Houve também observações específicas sobre cada uma das 5 distribuições testadas, e as razões de 2 outras terem sido abortadas. De modo geral:

  • o Debian Unstable ficou na média do consumo de energia, mas sem suporte default à rede sem fio Atheros e ao monitor externo;
  • o Fedora 9 foi muito bem quanto ao suporte a hardware (incluindo driver livre para a Atheros e o projetor externo) e ainda ofereceu por default a opção de criptografar o disco (algo especialmente útil em notebooks), mas motivou algumas críticas quanto a opções de interface;
  • o OpenSolaris (ainda em versão inicial) funcionou mal (com suporte à placa Atheros via driver proprietário) e motivou várias críticas quanto ao processo de instalação e configuração, bem como quanto ao gerenciamento de energia.
  • O openSUSE 11.0 beta 1 teve sua EULA analisada e bastante criticada (período máximo de uso, proibição de redistribuição comercial, inclusão em outro produto, etc.), mesmo considerando que ela não viola as licenças livres dos pacotes individuais. A instalação foi elogiada, embora exija um pouco mais de interação. A suspensão para a RAM funcionou, mas não a hibernação. A placa Atheros foi suportada com driver livre. Houve algumas críticas ao funcionamento do sistema, mas o autor destaca que trata-se de uma versão beta, e a versão final deve ser bem melhor. Ele não vai testá-la, entretanto, porque a EULA exibida pelo instalador deixou uma impressão permanente.
  • O Ubuntu atendeu às expectativas elevadas que o autor tinha sobre ele, embora com alguns detalhes. O driver para a Atheros foi o madwifi (proprietário). Suspensão e hibernação funcionaram bem, assim como os demais itens de hardware.

Quanto ao consumo de energia, o melhor foi o Ubuntu ou o Fedora (depende do critério), com os demais se classificando nesta ordem: Debian, openSUSE, OpenSolaris. Neste último, não houve maneira de fazer funcionar o monitor externo.

Para o uso nos laptops do teste, o autor escolheria Fedora ou Ubuntu. O relatório completo pode ser visto no link abaixo, mas os não-assinantes do LWN terão que esperar até a próxima semana para ter acesso liberado.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    semi-offtopic: também tive alguns problemas com o OpenSuse 11, pois apesar de algumas pessoas me confirmarem com certeza absoluta que o gerenciador de pacotes tinha sido arrumado, quando fui usar o ’1-click’ dele para instalar o kde4.1 beta, ele demorou os mesmos 30 minutos somente para atualizar a lista de pacotes, coisa que para mim deveria durar 5min no máximo.

    Ah, ele também sem motivo aparente apagou meu grub sozinho, tive que arrumar com um cd de ubuntu..

    FetTux (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 4:46 pm

    Interessante como cada caso é um caso.

    No meu Note Pavillion 6230br, o Ubuntu não passou da iniciação (sempre trava na carga do Kernel). Tive esse problema com o 7.10 e o 8.04.

    Já os Slackware 12.0 e 12.1 viraram muito bem, nunca tive problemas como os reportados no artigo. Instalei os drivers NVidia e NDISWrapper sem problemas também. Todo o hardware foi reconhecido, com exceção das teclas multimídia (que fiz funcionar com um programa externo, o xbindkeys se não me falha a memória).

    É isso aí… Abraços a todos.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 4:51 pm

    Parece que o opensuse é realmente problemático

    Estranho mesmo, já instalei o Opensuse em vários notebooks sem problema algum. E até onde testei o 11.0 que ainda é um *BETA*, não tive problema algum com gerenciamento de pacotes…

    E qual EULA não eh assustadora haha!

    Faltou o Mandriva, provavelmente teria um desempenho excelente.

    Cara, boa distro para já vir com o laptop seria uma distro que boota rápido como o Xandros modificado do EeePC, simples de usar como o Ubuntu, bonito como o OpenSuse e se possível rápido como um Slackware…

    Queria saber a quantas anda o projeto “10 second laptop”…
    http://digg.com/linux_unix/The_10_Second_Laptop

    Wallacy (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:39 pm

    A primeira vez que o gerenciador de pacotes loga na internet ele faz a primeira sincronização com os repositorios, por isso demorou. Ele deve ter baixando pelo menos 30MB em informações!

    Tenta instalar outra coisa e vc vai ver que anda mais rapido. (Tenta via yast mesmo).

    Sobre a EULA, a EULA da versão v11 nem estava completa quando no Beta 1. Só ficou “pronta” depois do beta 3.

    Segue o Link para quem quiser ver: link

    Wallacy (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:52 pm

    Ah é… Os recursos de hibernação não estavam disponiveis nas versões betas, em todos os desktops (pelo menos não no KDE4), que só apareceram na versão RC. (como muitos outros)

    De qualquer forma, qual o problema de esperar alguns dias para fazer essa comparação, usar uma distro beta para esse tipo de coisa é sacanagem.

    Oloco, mas você não tinha falado que talvez estava mais rápido até que o apt?

    Mesmo o primeiro apt-get update que você executa dura no máximo 5min!

    Sem contar que ele não foi muito inteligente, pois deveria escolher sozinho um mirror perto da minha localização.

    Mas pelo menos ele parece ter melhorado várias coisas, o instalador está bem mais inteligente, e a artwork fica cada vez melhor, o problema do suse são os erros bestas mesmo, que acredito que são mais por decisões de projeto mal tomadas. Como simplesmente apagar o estilo de decoração de janela Oxygen e só deixar a opção de usar o Ozone, que não tem nada a ver com o resto do tema do kde4..

    De qualquer modo, eu estou abortando minha experiência com o OpenSuse, principalmente depois dele ter apagado meu grub do nada, eu simplesmente reiniciei e não tinha mais um grub na mbr..

    Isso até me causou problemas com a minha esposa: “Cadê meu mac os??”

    Wallacy (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:15 pm

    Falei sim. Acontece que o pessoal do suse não gosta de colocar as definições dos repositorios, e sempre tem essa parte chata de atualizar na primeira vez, TODO o repositorio. E o repositorio OSS é enorme, ele baixa mais de 25mb em definições só lá. Além disso ele costuma baixar em 20KBps. Eu me referi principalemente a velocidade de resolução de dependencias e de checagem de pacotes.

    Ele não “escolhe mirrors”, o DNS download.opensuse.org/repositorios/alguma coisa é um metalink que define que mirror usar. No caso o yast ainda exibe que está baixando do download.opensuse.org, etc, etc…

    Ele apagou sua MBR… puts.. desiste, nenhuma distro vale tanta dor de cabeça!! De qualquer forma, depois da versão final seria legal você testar, nem que seja só para ver se “arrumaram” o problema! Já reportou o bug na bugzilla?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:20 pm

    Primeiro paulocesar, foi muito bem explicado que o openSUSE 11.0 no BETA é voltado apenas para desenvolvedores e ajudantes na conferencia de bugs, não está apto para trabalhar…

    Muito menos para ser testado e comparado com outras distros…

    A LWN deveria pelo menos esperar mais alguns dias para colocar o openSUSE 11.0 no teste ou então deveria trocar a distro por outra, como por exemplo a Mandriva…

    puelocesar (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:01 pm

    A por favor né Rodrigo, eu instalo coisas muito mais “bleeding edge” do que um comportado “release candidate” a mais de 4 anos e algo como perder a mbr sem fazer *nada* nunca me aconteceu..

    E não foi testado um beta como você disse, mas sim um “Release Candidate”, que é aquela versão que está praticamente pronta onde geralmente só faltam alguns bugs para corrigir.

    No caso, tirando a minha mbr, o OpenSuse não apresentou nenhum bug grave, o problema com ele, como disse antes, são erros em decisões de projeto.

    Yan (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:53 pm

    Também concordo, faltou a Mandriva 2008.1, uma distribuição muito boa mesmo

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:21 am

    Wallacy, não consigo acessar o link do EULA, quero ver e, comparar com o EULA do Ubuntu.

    Das versões anteriores do Suse, não sei dizer se são restritivos as EULAS, talvez, isso seja uma das razões do Ubuntu ser mais amplamente adotado…

    Uma pena, tem de se cadastrar pra ler a matéria (ou esperar ser liberada…), mas parece valer a pena pagar pra ter acesso.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:37 am

    Acho que fiz besteira na hora de fechar a tag… tenta ai: EULA

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:44 am

    Marcos,

    As Eulas são no estilo: “Você pode copiar, editar, etc.. bla bla bla… Só não pode ferrar com a vida da Novell..” Como a Novell tem o SLED, a EULA do openSUSE tenta sair da reta. Até porque o nome da distro é marca da Novell!

    Não sei o que eles não gostaram, mais com certeza teve algo relacionado a Novell!!

    E acredito que a adoção do Ubuntu se deva mais as qualidades da distro do que sua EULA. Até porque muita gente nem lê EULAs!

    Depois que comparar posta ai o que achou…

    laertesss (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:52 am

    Olá,

    Gostaria de saber se na instalação do Ubuntu 8.04, foi encontrado problemas com saida para monitor externo, e se alguém sabe qual foi a solução. Pelo que percebi, a função Fn+F5 estava funcionando bem nas versões 7.04 e 7.10, e no 8.04 surgiu esse problema.

    Grato pela atenção!

    obs: estou sem acesso ao artigo completo.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:39 pm

    laertesss,

    Como o colega mesmo disse acima: Cada caso é um caso. Possivelmente nem houve esse problema com eles.

    Por isso não dou muito credito para esses testes, não existe uma metodologia muito confiavel considerando que cada distribuição tende a se comportar de modo diferente em cada hardware.

    Esse “abismo” entre as distros está cada dia menor. Porém ainda assim é grande. Em meus 3 PCs o Ubuntu não reconhece adequadamente o hardware, porém em um especifico foi o unico a ativar todos os botões multimedia! Mesmo não instalando o drive correto para o adaptador wireless. Já o suse “acertou na wireless” e errou no teclado…

    Com certeza esse tipo de “problema” deveria ser levado em consideração nessas analises! Porém como proceder?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 2:02 pm

    “Por isso não dou muito credito para esses testes, não existe uma metodologia muito confiavel considerando que cada distribuição tende a se comportar de modo diferente em cada hardware.”

    Digo mais, a mesma distribuição, no mesmo hardware, pode sim apresentar uma ou outra diferença, chegando mesmo coisas que funcionam em uma instalação não funcionar em outra.

Este post é antigo (2008-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.