Linux.com publica lista de 10 desejos para o KDE 4.2
O KDE 4.1, lançado recentemente, trouxe grande número de melhorias ao segundo mais popular ambiente gráfico de código aberto. Na opinião de grande parte de seus fãs, ele está cada vez melhor, mas não significa que esteja perfeito.
E é por isso que o Linux.com publicou uma lista de 10 desejos de novidades ou melhorias que gostariam de ver disponibilizados no KDE 4.2 – algumas das quais constam nos planos para a versão, e outras não. (via linux.com)
Saiba mais (linux.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-09-02
Bom ele estando otimo até o Mandriva 2009 ja é o suficiente
Eu soh fã do gnome, mas depois que experimentei o KDE 4.1 nao largo mais, ficou perfeito em minha opinião, rodo ele em um notebook com 1,2gb e um Sempron 3600+ e roda liso, a equipe de Archlinux tratou de deixar o kde rodando bem.
KDE 4.x = gnome killer ;)
Depois do comentario do Rafael ja fiquei mais confiante alias quantas atualizações o KDE tera até outubro
Uhhhhh…
Uso o gnome, mas só pelos elogios vou experimentar o KDE!
xD
felipe,
Todo mês sai as correções de bugs (4.1.x) e a cada seis meses uma nova versão com novos recursos (4.2, 4.3 …)
KDE 4.1 está infinitamente melhor que o 4.0.x. Porém uma coisa que percebi é que ele ainda está bastante lento. Se comparado com o 3.5.9 ele perde feio ao abrir e fechar aplicações por exemplo. Ouvi muito dizer que a QT4 consome menos memória, mas devido aos efeitos (em geral plasma) da área de trabalho, plasmoids e etc, ele tem ficado mais pesado que o 3.5.9. Lembro-me de ter testado a 4.0.1 e ter ficado impressionado com a velocidade… era realmente muito rápido. Porém na 4.0.4 já não estava tão rápido e na 4.1 menos ainda. Se continuar assim, quando chegarmos à 4.5 pode ser que ele esteja como o Windows Vista, não porque é pesado por natureza, mas pela quantidade de efeitos… Espero que depois de “todas” as aplicações portadas e recursos implementados, os desenvolvedores se dediquem à velocidade do KDE. Por favor, não me entendam mal, não volto para o KDE 3 mais, apenas quero que o kde4 possa melhorar também em desempenho.
Outra desconfiança que tinha era que venho utilizando ele no Mandriva 2009 Beta1 e Beta2 e por isso o desempenho poderia estar assim. Mas testei também com Kubuntu e OpenSUSE (esse ainda mais lento na minha opiniao).
JPayne
AMD Athlon XP 2400+
MSI 6400KT
1GB DDR3 333
NVIDIA GForce 4 TI 128MB AGP
Mandriva 2009 Beta2
Pra quem gosta do gnome eu recomendo instalar o kdebase, no meu caso usando o Archlinux, instalei o kdebase e ele foi instalado com o basico do basico, soh a interface mesmo, o resto eu fui instalando aos poucos, nada de 400+mb e etc, soh oq eu realmente preciso, e no archlinux as atualizações são constantes, ontem mesmo jah teve uma atualização, hj teve uma do knetwork e assim vai, recomendo! o suporte a gkt ainda nao tah bom mas o GTK-Qt quebra um galho, to usando aqui e o Firefox tah legal ateh http://gtk-qt.ecs.soton.ac.uk/
To acompanhando duas compilações: Ubuntu (Kubuntu, na verdade) e Debian (raramente). Não posso dizer muito sobre o debian, pois não usei a fundo ainda, mas estou usando a compilação Kubuntu e cada dia mais fico mais decepcionado, eu, que não uso Gnome por nada!
Basta o Kde abrir um aplicativo em GTK ou em QT3 e pronto, lá se vai a performance pra casa do chapéu.
O tempo que o sistema leva lendo um HD para manipular algumas aplicações (fechar o Firefox, por exemplo) chega a ser irritante. Alguns programas já abertos levam séculos para responder (Kopete, quando alguém resolve conversar com vc só pra citar um exemplo) e pra variar ainda são pouquíssimos mesmo aplicativos em qt4 (embora eu esteja com ótimas espectativas para o Amarok). O Dragon Player é simples demais (chega a ser exagerado) um ser humano normal não consegue compilar ou instalar um plasmoid do Kde Look nem com a Biblia, o Alcorão e o Manual do Plasmoid do Lado. E desligar então… nem se fale.
É claro que o Debian não apresentou problemas assim tão críticos como eu venho vendo no Kubuntu, mesmo assim, devo admitir. Estou com medo de migrar. Eu ainda olho o meu KDE 3, com tudo o que eu preciso, levíssimo e altamente estável e fico pensando quanto tempo o 4 vai levar para chegar nesse nível.
Vamos ver no que vai dar.. Como usuário e fã do KDE, estou confiante!
Valeu! Wallacy pelo toque queria instalar o KDE 4 no meu Mandriva 2008.1 porem achei bem melhor esperar até o 2009 sair pelo fato das correções ansiedade é o que não falta e a praticidade afina falta tão pouquinho né.
@JPayne
O problema não o kde 4.1 o driver da sua placa de video. voce provavelmente esta usando o driver proprietario, não eh?
Usava o KDE 3.5.9 e parti para o 4.1, não achei lento em nenhum momento. O time do KDE fez um ótimo trabalho, realmente esta bem melhor que a série 4.0.x.
Não troco mais desktop com a excessão do DR17 (Enlenghtement 17) quando estiver estável, mas o kde 4.1 está muito bom.
Alexandre,
Realmente to usando o driver proprietario sim, mas o que vem com a distro via dkms.
Ja ouvi falar tb dessa perda de desempenho ao utilizar o driver da NVidia, mas o que o pessoal mais fala é que alguns efeitos como composite e transparencias passam a dar varios problemas ao utilizar o driver proprietario. Esse problemas com transparencias nao tenho tido nao… mas ja usei o driver nv (que vem com o xorg) mas o desempenho foi o mesmo ou pior…mas nao discarto que o problema seja mesmo o driver proprietario…
Obrigado pela sugestao
JPayne
Ma verdade o problema do desempenho está mais relacionado aos componentes “não-KDE4″.
Se você carrega aplicativos como o Amarok (que roda no modo de compatibilidade KDE3), ele também carrega alguns componentes adicionais do KDE3, e o mesmo vale para aplicativos em GTK.
Apesar da QT4 ser mais rápida que a QT3, e também ser compatível com a QT3, muito da estrutura do KDE4, em relação ao KDE3 foi mudada, então o sistema acaba carregando muita coisa….
O exemplo que o JPayne deu citando que o OpenSUSE estava mais lento com o KDE4 entre as três distros pode ser explicado justamente por isso: Dessas três distos é a que usa mais componentes KDE3 em seu KD4.
” could not start kdeinit4, check your installation “
Instalei pelo click install (OpenSuSE 11) e não sai disso… :(
Alguem pode me ajudar??
moranga,
Qual versão do OpenSUSE?
Já adiantando, segundo o site oficial o link da versão estável para o OpenSUSE 10.3 é esse: link; E para a versão 11.0 é esse: link
E para a versão instável: (que na verdade é mais estável que a “estável”, já que se trata da versão 11.1) o links é esse: link
Porém o ideal é você entrar no yast, ir no gerenciador de repositórios, vê se está subscrito corretamente nos repositórios do KDE, e dar um upgrade. Pode ser um bug em algum pacote que não está permitindo rodar o kdeinit4.
O real motivo eu não sei, aqui está tudo ok. Porém se você instalou a versão 4.0 (considerando estável, já que foi a versão oficial), tente a versão 4.1 (que é considerada instável, porém é na pratica é mais estável que a versão 4.0 que estava bem bugada).
Cara, instalei desse link mesmo (4.1) mas acho estranho porque cheguei a usar o 4.0 perfeitamente.
Será que não é algum conflito de pacotes? Mas eu desinstalei a versão anterior…:(
Mas de qualquer forma te agradeço Wallacy, ah…uso o OpenSuSE 11.
Pode ser um conflito mesmo. Eu mesmo quando instalei a versão 4.1 só fim um update, não sei como está fazendo a instalação do zero.
O negocio é “googlar” esse problema ai.