Linux.com compara distribuições feitas para rodar no pen drive
Motivado pelo sucesso do Eee PC, que roda o Linux a partir de memória flash, o Linux.com testou diversas distribuições que rodam diretamente do pen drive. Após apresentá-las e descrevê-las, o autor selecionou o Damn Small Linux (entre a s mini-distribuições) e o Mandriva Flash entre as distribuições completas.
E para quem não quer desembolsar o preço do Mandriva Flash, ele ainda dá mais uma sugestão: o Pendrivelinux.
Saiba mais (linux.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-05-23
Postei lá e postarei aqui… faltou o autor conhecer o Linux live, as vantagens da última versão para pendrive são muitas… eu tenho usado o GoblinX em pendrives de um jeito que não imaginava…
Pessoal existe uma distribuição chamada DREAMLINUX, que com apenas 3 cliques no mouse você terá uma distribuição de luxo, veloz, robusta em um pedrive, o mínimo é um pendrive de 1GB. Agora você tem a opção de personalizar a distribuição ao seu gosto tanto em estilo quanto em softwares e depois pode instalar. O site é http://WWW.DREAMLINUX.COM.BR
Das distribuições de Pendrive a que mais gostei foi o Mandriva mesmo. Reconheceu todo hardware que testei até hoje, deu boot no Dell problemático do serviço e é muito rápida.
Compro o pendrive porque acho justo ajudar a manter a empresa que desenvolveu o produto. Engraçado que até hoje os únicos softwares que paguei foram todos softwares livres: Conectiva 5, Conectiva 7 e Mandriva Flash.
O Dreamlinux usava um sistema modular oriundo do Morphix, também interressante, mas como não acompanho não sei como anda… todos os live deveriam ser modulares para permitirem a remodulação do sistema facilmente. No Slax e GoblinX basta descompactar o conteúdo no pendrive e usar um comando.
Quando sair a versão 2.7 final irei entrar nesse mercado vendendo pendrives porque realmente acho um poderoso utilitário para livecds…
GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware
Eu uso o openSUSE via pendrive e roda muito bem também! Com certeza as live-pen irão subistituir os live-cds futuramente.
Eu costumo particionar minha pendrive (8GB) em fat – etx3 e swap assim como no PC para melhorar o desempenho da distro, preservando é claro a partição fat que uso como /home/ para poder acessar em instalações windows sem etx2fs e outros dispositivos (TV, SOM, DVD player, etc).
Estas versoes para pen driver é muito boa.. mas ainda deixa a desejar… vem com muito bugs…
De todas, prefiro o Mandriva pela facilidade de uso e principalmente por reconhecer tudo. Mas no EeePC ate o momento nao vi nenhuma distribuicao capaz de ser mais rapida e eficiente que o Xandros default.
Hoje a maioria das distribuições já tem essa função. O Fedora 9 já pode ser instalado no pen drive. Você usa um CD ou DVD de instalação que tiver em casa, cria o pen drive pelo Linux ou pela ferramenta do Windows mesmo, cria o tamanho do disco que ficará disponível para gravação (persistente) e tá pronto!!!