Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux no Positivo Mobo

O recém-anunciado Positivo Mobo (leia também: Asus Eee PC a R$ 999 X Positivo Mobo a R$ 999: comparando os notebooks pequenos) vem só com Windows, mas o Rafael Rigues resolveu experimentar com o seu modelo de testes, e compartilhou conosco os resultados dos seus testes preliminares com Slax e Ubuntu no seu blog.

Selecionei um trecho do relato sobre o Slax: “O que relato aqui é a compatibiidade “out of the box”, ou seja, assim que o sistema é carregado, sem ajustes manuais ou modificações. No caso do Slax, o sistema “bootou” rapidamente em um ambiente gráfico baseado do KDE. O driver de vídeo selecionado foi o VESA, com resolução de 640×480 pixels. Segundo o amigo Cláudio Matsuoka, da Mandriva, existe um driver específico para o chipset de vídeo da máquina, e é possível conseguir a resolução nativa (800×480 pixels) do monitor usando um arquivo xorg.conf específico. Vou pegar os detalhes a atualizo o post.

Mouse e teclado funcionaram OK, assim como a interface Ethernet. Foi só plugar um cabo de rede e pimba!, estava online. A interface wireless (RTL8187B) não subiu, mas pelo que vi a culpa é da falta do driver na distribuição (ele existe). Som funcionou, mas só nos fones de ouvido. Pode ser um problema de canal mudo na configuração do ALSA, mas o mixer só me mostrou três canais: Master, Caller ID e Hook. Sim, isso é relacionado à parte sonora do modem, vá entender.

A memória interna (SSD 2 GB) foi vista sem problemas, bem como o Pendrive de 1 GB. O que o sistema não “enxergou” foi o leitor de cartões SD, bem como o Modem.”

Saiba mais (rigues.badcoffee.info).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.