Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine: Para Google, OOXML é insuficiente e desnecessário

“O Google postou nesta segunda-feira em seu blog oficial informações de que a proposta da Microsoft para abertura da documentação sobre padrões e formatos de seu formato Office Open XML (ou OOXML) é insuficiente, e decidiu apoiar de vez o ODF (Open Document Format).”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anderson (usuário não registrado) em 27/02/2008 às 11:53 am

    Será que alguém esperava que o Google adotasse o padrão da Microsoft?

    Ainda mais agora com esse lance da Microsoft querer comprar o Yahoo!

    Para o Google a Microsoft inteira(não apenas o OOXML) é desncessária.

    O negócio é esperar para ver se o OOXML vai vingar ou não. Dependendo de como for, os usuários/desenvolvedores terão que usar o OOXML.

    Anderson, eu li esta notícia aqui: http://arstechnica.com/news.ars/post/20080226-google-to-iso-say-no-to-ooxml.html

    E as justificativas do Google para tal posição são mais do que plausíveis. Existem diversas barreiras no OOXML que impedem a sua implementação por terceiros, entre eles componentes que dependem do sistema de impressão do windows ou então de componentes de renderização de html Internet Explorer, que só existe para Windows (a versão de mac foi descontinuada).

    Fica bem claro que ninguém está batendo o pé e dizendo que a MS é feia e boba e não vamos aceitar seu formato. O que acontece é que o próprio formato é ruim, sendo que não é implementado completamente nem pela própria microsoft em seu office, o que vamos dizer da concorrência.

    Afinal de que adianta um padrão internacional de documentos office se ele só vai funcionar direito em Windows? (Os conversores são incompletos pois além da especificação ser muito complexa existem barreiras técnicas para implementação em outras plataformas)

    A claro, e que ninguém venha com essa de “Ah, o iWork já suporta o formato”, pois eu tenho iWork e este suporte é horrível, muita coisa não funciona direito.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 27/02/2008 às 1:39 pm

    O OpenOffice também não suporta direito o ODF e o Google, KOffice e outras ferramentas, são menos compatíveis ainda. Se o padrão já tivesse pegado na prática, o OOXML já estaria agonizando.
    Mesmo que não venha a se tornar um padrão, só de ser adotado do MSOffice e nos outros projetos da MS, já é uma base enorme e forçará outras aplicações a adotarem por compatibilidade, da mesma forma que hoje adotam o .doc e .xls, mesmo sendo fechados. (Aliás, não são mais, né?)

    João Marcus (usuário não registrado) em 27/02/2008 às 2:28 pm

    O OpenOffice não suporta direito o ODF? Você anda fumando o que?

    o/
    Mais um parceiro forte para o ODF. Espero que agora o Google dê um bom superte para o Open Document Format em suas aplicações. Principalmente no Google Documents.

    “O OpenOffice também não suporta direito o ODF e o Google, KOffice e outras ferramentas, são menos compatíveis ainda.”

    Afff…..besterol e do grande, esse comentario era pra estar lá no babão (baboo).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 27/02/2008 às 4:42 pm

    “O OpenOffice não suporta direito o ODF? Você anda fumando o que?”
    é incrível, mas o OpenOffice ainda não tem o suporte completo ao padrão ODF, embora sem dúvida seja o mais próximo disso. Ainda tem muita especificação do formato que não foi implementada no OO e outras ainda não estão compatíveis.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 27/02/2008 às 5:13 pm

    Não só para a Linux Magazine, mas para um monte de gente.

    Acredito ser mais uma pá de cal no OOXML. Não conheço ninhém que utilize este formato. E quando utiliza é uma dor de cabeça…

    “Será que alguém esperava que o Google adotasse o padrão da Microsoft?”
    Eu esperava que o google criasse um novo formato e desbancasse o OOXML e o ODF ;-)

    “Fica bem claro que ninguém está batendo o pé e dizendo que a MS é feia e boba..”

    Não por isso, mas ela continua sendo feia e boba. Feia mil vezes. hauaha

    O pior é que o miranda está certo. Ainda há muita incompatibilidade entre os documentos criados em diferentes suítes de escritório que suportam o ODF. Posso citar as tabelas em textos que, quando criadas no OO, não funcionam no Kword, e o contrário também vale.

    Mas é claro que isto não é problema com o ODF, mas com as suítes de escritório. Tanto que uma das promessas do Koffice-2.0 é melhorar sua compatibilidade com o formato em questão.

    O problema é que o apoio do Google não valerá de muita coisa, já que esta não é uma empresa que tem uma suíte de escritório como produto principal. Aí vem alguém e cita o Google Docs, etc. Mas vejam que estas ferramentas não são tão utilizadas quanto é o Office da MS, ou mesmo o OpenOffice.
    De qualquer forma, “quem tá com o google, tá com deus” ;-)

Este post é antigo (2008-02-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.