Linux Magazine entrevista Alan Cox: drivers proprietários, violação de licenças e a GPLv3
“O proeminente desenvolvedor do kernel Alan Cox jamais se envergonhou de falar sobre problemas técnicos do Linux, e agora expressa sua opinião sobre licenças, direitos autorais e drivers proprietários.
Em uma entrevista exclusiva (em inglês) para a Linux Magazine, o programador fala de quando e como começou a participar do desenvolvimento do kernel, dos vários patches recusados e de seu sucesso inicial na adaptação da pilha de rede há mais de 15 anos. Segundo Cox, a situação atual do desenvolvimento verdadeiramente coletivo do kernel é uma garantia de que o código permanecerá livre: “Nenhum dos principais desenvolvedores, nem mesmo o próprio Linus Torvalds, pode mudar de idéia e alterar as condições de licenciamento do kernel.
A discussão a respeito da licença do kernel é bem clara para Alan: “A GPLv2 é um tanto vaga em alguns aspectos, mas a GPLv3 não é adequada para sistemas operacionais. Eu preferiria usar a GPLv3 conforme ela estava no início de sua formulação, mas agora também seria injusto (com os desenvolvedores) mudar a licença.”
Se você entende tudo que Alan Cox diz na entrevista, colabore com a Linux Magazine mandando para este e-mail um arquivo texto puro com a sua tradução para português (sem marcação de tempo, por favor) e concorra a uma assinatura de três meses da Linux Magazine e a um chaveiro da revista!”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
Para quem não tem plugin Flash ou simplesmente prefere visualizar o vídeo no seu tocador predileto, o link direto para o vídeo é:
http://www.linux-magazin.de/var/linux_magazin/storage/original/video/8380a8e61aa4fb36fe0e79da4bc58ae3.flv