Linux Foundation comenta estratégia de sistema operacional da Sun
Amanda McPherson, a diretora de marketing da Linux Foundation, comenta em seu blog sobre as estratégias de marketing da Sun para a família Solaris, questionando o interesse comunicado pela empresa em mirar nas empresas da web 2.0. Amanda aponta que estas empresas e organizações estão já bastante ligadas no Linux (e cita exemplos: Facebook, “cloud computing” da Amazon, Google, YouTube, Flickr, Technorati, Wikipedia, Digg, del.icio.us), e que provavelmente preferirão a plataforma onde os desenvolvedores e administradores de software que a interessam estiverem, e isso hoje significa Linux – se bem que o mesmo fator poderia ser uma explicação alternativa para a aproximação de características do OpenSolaris às do Linux, agregada à aquisição da MySQL – o “M” da tão falada plataforma LAMP.
O artigo tem alguns números interessantes sobre a comunidade desenvolvedora do OpenSolaris e do kernel Linux, além de uma estatística interessante (mas não oficial) sobre a proporção entre as vendas de Linux e de Solaris nas linhas x86 da Sun. Você imaginaria uma disparidade tão grande?
Saiba mais (linux-foundation.org).
hehehe ela foi um pouco xiita sobre o assunto…porém a opinião dela pode ser levada em conta pois os servidores com Linux estão estáveis o suficiente para não querer substituir por outro OS.
Mas….tudo pode mudar.
Lamentavel o nivel do texto. Quanto amadorismo por parte dessa menina. Isso explica muitas coisa sobre GNU/Linux.
O Solaris tem descumprido certas promessas, sobre liberdade e talvez qualidade em alguns aspectos.
Gostaria que a Sun tomasse vergonha na cara.
Reinaldo, sem querer ofender, mas amadorismo não se aplica a um Sistema Operacional que vem literalmente “dominando o mundo” desde a sua criação. Creio que, a SUN tenha comprado o MySql por “medo” de perder a briga, isso sim demonstra amadorismo e não capacidade de desenvolver um banco de dados tão bom quanto ao MySql.
Ainda bem que temos a comunidade ao redor do mundo pra criar (ou usar o código do MySql) pra criar outro banco tão bom quanto “livre” novamente.
Creio que o Linux e sua comunidade nada tem a temer. Abraço a todos.
Por favor, Reinaldo, explique-nos “sobre o GNU/Linux”. Há algo que não saibamos?
Não sei porque criticam tanto a Sun, claro que ela tem seus defeitos de manter a rédeas curtas o OpenOffice por exemplo mas ela é uma das que mais investem em software livre hoje em dia.
Sobre a pilha LAMP. Se a Sun começar a regular o MySQL, poderia ser uma boa chance de trocar por uma pilha LAPP.
Linux, Apache, POSTGRESQL e aproveitar para substituir o PHP por Python. LAPP não é tão sonoro, mas esses últimos dois componentes são muito mais profissionais.
Essas ocasiões de conflitos são ótimas para que se reflita sobre o que se usa.
Gosto muito do MySQL, mas o PostgreSQL é muito mais parrudo.
Derepente agora a comunidade em geral comece a dar mais atenção para o mesmo.