Linux Ferramentas Técnicas: Capítulos 1 e 2 online, por Carlos Morimoto
“O Linux Ferramentas Técnicas foi meu primeiro livro lançado pela GDH Press, ainda em 2005. A tiragem inicial se esgotou rapidamente e ele foi atualizado em 2006, dando origem ao Linux Ferramentas Técnicas 2ed.
Ele é uma coleção de dicas que ensinam a configurar e corrigir problemas “na unha”, manipulando diretamente os arquivos de configuração e módulos do sistema, escrever shell scripts, instalar drivers manualmente e dominar ferramentas de diagnóstico e recuperação do sistema. É ideal para quem gosta de fuçar e quer entender melhor como o sistema funciona internamente, editando arquivos de configuração, compilando módulos e escrevendo scripts.
Embora a tiragem do livro ainda não esteja esgotada, os capítulos 1 e 2 já estão disponíveis para leitura online e os capítulos 3, 4 e 5 serão disponibilizados em breve. Boa leitura. :)”
Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) – referência (gdhpress.com.br).
Nunca fui um fã do Morimoto mas tenho que confessar, colocar livros disponivel gratuitamente onde a não existe possibilidade de uma nova reimpressão é uma excelente idéia. Mesmo desatualizados alguns assuntos sempre se consegue tirar algum proveito. Parabéns pela iniciativa e fico na torcida para que outros autores brasileiros adotem essa postura.
Engraçado, Hell, você já leu esse livro?
Gostaria de saber a opnião de outros relevantes a este assunto, se o livro é realmente ruim ou se é bom?
Uns fazem (Morimoto), outros só falam (hell) e falam merda… Triste isso…
Esse Hell não leu nem o comentário do Tonho, quanto mais o livro, me pergunto até se sabe mesmo ler hahaha.
Cristo, o livro é bom sim, tenho ele (2ed) e é bem o que ele diz ai, inclusive vive me quebrando o galho, se esqueço algum comando quase sempre tem ele lá. Mas, como dito na postagem, mesmo a segunda edição tem alguns itens que já estão ultrapassados, mas informática é assim mesmo.
Comprei a primeira edição. Me pareceu apenas uma recauchutada do Guia Oficial do Kurumim. Inclusive alguns capítulos ou partes de capítulos são **exatamente** iguais. Isto é, quem comprou os dois livros (eu, por exemplo) pagou duas vezes pela (praticamente) mesma coisa.
Eu explico melhor que o Morimoto, de forma mais completa e simples, e sempre deixei meu material disponível gratuitamente sob licenças livres. Acesse aqui todo o meu material.
n00ba é quem não sabe que pra matar um processo usando kill, o argumento tem que ser o ID do processo e não o nome. Para matar usando o nome, tem que usar killall.
Provavelmente o livro do Morimoto explique isso. Isso é mais básico que ls e cd.
Este Hell tem todo o jeito do Carlos Cardoso do Meiobit.
Se não for ele é um imitador (de quinta categoria).
Esse Hell pelo visto gosta de fazer confusão…
Se quer fazer flame, vá fazer lá no MeioBit, onde lá tem esse foco…
Obrigado, pois estou interessado em comprar esse livro já faz um tempo…
Tenho este livro e é um excelente livro.
Tenho outro muito bom também que fala sobre migração Ruindow$ / Linux, do Iberê Campos.