Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Educacional: MEC investe em iniciativas usando Linux e KDE para mais de 50 milhões de estudantes

Usuários do Linux Educacional do MEC estão convidados a descrevê-lo nos comentários!

“O Ministério da Educação do Brasil, o MEC, está instalando Linux com KDE em seus laboratórios usados por mais de 52 milhões de estudantes, afirma o desenvolvedor do KDE Maurício Piacentini. Em seu blog, ele descreve a distribuição “Linux Educacional 2.0″ como “uma distribuição muito limpa baseada no Debian, com o KDE 3.5, KDE-Edu, KDE-Games e várias outras ferramentas”.

Piacentini disse que o Linux Educacional 2.0 também inclui melhorias quando comparado à versão natural do KDE 3.5. Entre essas, está um “dock” no topo do ambiente de trabalho, esta lembrando o AWN usado no gOS da Everex. Ele ainda afirma que os laboratórios usam um servidor para sete PCs, cada um deles suportando duas estações KVM (teclado, vídeo e mouse) – então, a maior parte dos laboratórios possui quinze postos de trabalho; já em locais onde a eletrecidade é escassa, um computador suporta até sete KVM; para crianças com necessidades especiais, o ambiente terá um monitor de tamanho maior. Serão finalizados neste ano 29000 laboratórios, e 53000 no próximo ano.”

Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tem alguma coisa errada aí.

    Tem certeza de que isso acontece é no Brasil mesmo? 50.000.000 de alunos já se beneficiando disso?. Tem esse tanto de aluno em escola pública no país?

    Como é que ninguém nunca comentou isso antes? Isso é uma revolução, heim? Se for (fosse) verdade…

    Eu acho difícil termos 53 milhões de estudantes em escolas públicas. Temos 183 milhões de habitantes. Desse total, 53 milões em escolas? Acho muito difícil.

    Deixei a preguiça de lado e dei uma googlada, teve um censo aí e deu 52 milhões de estudantes.

    Era pra ser 50.000 não 50.000.000!

    Houve uma confusão ai.

    tux (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 10:35 pm

    Não encontrei o link pra baixar a distribuição.

    Alguem encontrou??

    []´s

    Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 12:04 am

    Para baixar a distro: http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/index.php

    Em tempo: eu não faço parte da equipe que desenvolveu este projeto, apenas estou relatando em meu blog o que foi apresentado no fisl 9.0, e que me deixou bastante satisfeito. A equipe do MEC estava presente com palestra e um stand, e foi ótimo poder trocar experiências com eles. É gratificante saber que o software que estamos desenvolvendo dentro do KDE está sendo útil para viabilizar projetos como esse, para milhões de estudantes.
    E para mim, mesmo que fosse apenas para 10 ou 12 alunos, já estaria bom :)

    Acho que se estamos tratando de mais de 20.000 laboratórios, é pouco provável que tenha havido um erro de ordem de magnitude do total de alunos mencionado.

Este post é antigo (2008-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.