Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linus Torvalds bloga sobre Stallman e pessoas que dividem o mundo em preto-e-branco

“Em um interessante post sobre a eleição presidencial dos EUA, o criador do Linux usa como antítese dos seus desejos para o novo presidente eleito o exemplo de quem vê o mundo em branco-e-preto e tem apenas um assunto.

Separei um trecho: ‘Não estar nem mesmo interessado em ver o lado oposto leva a más decisões. Não me entenda mal – eu adoro ver pessoas realmente apaixonadas pelo que fazem, e muitas pessoas têm algo com que realmente se importam. É só que quando isso se transforma em algo que exclui, muitas vezes a coisa fica feia. Não é mais paixão por alguma coisa, torna-se paixão contra alguma outra coisa.’”

Enviado por Tatiana T – referência (torvalds-family.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:02 pm

    Estou gostando de acompanhar o blog do Linus, que só aumenta o conceito que tenho dele a cada post.

    O cara tem boas opiniões sobre política e sobre doces. heheheh…

    Agora meu ponto de vista de Linus vs Stallman é esse. :)

    Gostei muito dessa opinião, realmente é meio idiota nem querer saber o que outras pessoas fazem só por que não é a mesma coisa que você faz. É o velho ditado: “Posso não gostar do que você fala, mas defedo o seu direito de se expressar”

    InFog

    Vigia (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:41 pm

    Vocês já viram “Revolution OS” ?
    O senhor Linus também não é nenhum santo: numa cena ele diz “ele é o filósofo, eu sou o engenheiro”…e no final, quando Stalmann começa a falar sobre os princípios do software livre, ele tem uma atitude deplorável, simplesmente ignora a presença do Stalmann e começa a brincar com os filhos no palco…
    Para poder passar a imagem de superioridade moral, NÃO se pode ter atitudes desprezíveis.

    Não notei tentativas de passar superioridade moral ou de santidade na crítica publicada…

    Marcos (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:46 pm

    ‘Não estar nem mesmo interessado em ver o lado oposto leva a más decisões.’

    Acho que Torvalds estava mais falando dele mesmo. Talvez ele consiga aprender com as suas próprias palavras.

    Se tem alguém que não consegue ver o que os outros fazem é o Linus, e não o Stallman, que é engenheiro também e fez muitos códigos importantes, mas ter clareza de conceitos não significa em nada não entender o outro lado.

    Vigia (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:47 pm

    Não se pode servir a Deus e a Mammon ao mesmo tempo…

    Vigia (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:51 pm

    Assim como ter links explícitos para um site cuja diversão padrão é ridicularizar, debochar e ofender o sistema operacional Linux e seus usuários…o que posso achar disso ? Hummm…que cada um tire suas próprias conclusões…

    weber jr (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:55 pm

    O Título e a descrição do post (daqui do BR-Linux) fazem passar uma imagem que não reflete o que está escrito no post do Linus.

    Ele enumera algumas críticas, mas de forma construtiva e pontuais.

    Fora que o texto é basicamente sobre a eleição americana, com um pequeno trecho citando o Stallman.

    Creio que “Em um interessante post sobre a eleição presidencial dos EUA, o criador do Linux usa como antítese dos seus desejos para o novo presidente eleito o exemplo de quem vê o mundo em branco-e-preto e tem apenas um assunto.” é uma descrição bastante adequada do post, com ênfase na parte que toca a figuras relacionadas ao software livre.

    Quanto ao título, acho que não há nenhuma dúvida de que Linus Torvalds publicou no blog dele um post em que fala (ao longo de uma seqüência de parágrafos) sobre Stallman e pessoas que dividem o mundo em preto-e-branco.

    Não sei se eu diria que o post de Torvalds “enumera algumas críticas, mas de forma construtiva e pontuais”, mas ao mesmo tempo não vejo no texto qualquer referência incompatível com isso.

    Vigia, de forma alguma eu desejo que alguém possa imaginar que meu envolvimento com o código aberto tem algum viés religioso ou me obriga a excluir a capacidade de acompanhar e apreciar outros acontecimentos no contexto da tecnologia.

    Não sei o que você pode ou não pensar sobre minhas escolhas e sobre o que eu escrevo, mas o material daqui reflete o que penso e acredito. E está aqui à sua disposição enquanto você quiser ler.

    Eu gosto das ideais de que Linus fala, ele critica firmemente os que podemos chamar de religiosos do software livre e o seu oposto.

    weber jr (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:59 pm

    Augusto, mas o título afirma que ele escreveu sobre o Stallman. Quando isso na verdade é um mero detalhe.

    O título do post “apimentou” algo que nem é tão polêmico.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:02 pm

    @Vigia

    Sou fã do Linus pela imparcialidade dele. Assim como eu ele não tá nem aí pra ideologia do Stallman…

    Phil Souza (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:22 pm

    Como sempre, Linus mostrando que sua opinião é bem mais esclarecida que de grande maioria da comunidade que o admira.

    Revoltado (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:23 pm

    Só uma coisa: as pessoas precisam entender que o tal Linus nunca se importou com o Software Livre – ele caiu nesse mundo de pára-quedas – e por acaso ficou milionário (no sentido literal) com isso.

    Prefiro o Stallman ao Linus, pelo menos ele tem duas características raríssimas nos tempos atuais: sinceridade e coerência.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:43 pm

    ~I’m very passionate about Linux (obviously), but quite frankly, I really find the whole notion of Linux as being “against Microsoft” to be silly and wrong-headed.~

    soh ai jah pega uma boa parte dos gnu chatos do br-linux… :D

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:48 pm

    Falou e disse Zer0C00L! xD

    Weber, li e reli o texto indicado, e para mim continua bem claro que ele escreveu sobre o Stallman. O artigo tinha um foco relacionado a uma eleição que está ocorrendo no país em que ele mora, mas creio que para a menção aqui no BR-Linux, o fato de ele ter escrito sobre o criador do Emacs e do gcc tem bem mais interesse.

    jotaB (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:58 pm

    Concordo que essa notícia foi “esquentada”: Stallman só aparece nos comentários e, marginalmente (muito marginalmente) no início do texto.

    Discordo: o trecho do texto que fala sobre Richard Stallman, e a opinião do autor sobre seu comportamento e sua obra vai do primeiro ao quinto parágrafos (em um texto que tem 12 no total), e esta descrição é dada como a razão pela qual ele norteia os pontos que discute no restante do texto. Não é nem curta, nem irrelevante para o sentido do texto, e se reflete inclusive no título do mesmo.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:18 pm

    Polemicas sobre as “manchetes” das noticias do BR-Linux tem se tornado rotina.

    Realmente algumas sao do tipo “sensacionalista”

    Abs!

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:52 pm

    É o tipo de retórica que não diz nada, fora obviamente adoçar a boca de seus fãs. As posições do Linus são tão preto-e-branco quanto as do Stallman; ser tudo-ou-nada contra posições tudo-ou-nada é incorrer na própria crítica.

    Afinal, seria o Linus contra a idéia de que a escravidão/racismo é invariavelmente ruim? Ou então que a consumação da pedofilia poderia ser tolerável (“it depends”)? Ou ainda, que a liberdade talvez não devesse ser de antemão um direito básico do cidadão?

    São críticas vazias, reafirmo. Também houveram muitos “Linus” de outrora que questionaram posições como estas acima; possivelmente: “não, não é bem assim, esses anti-escravagistas são radicais, para eles é tudo preto-ou-branco!”. Por outro lado, felizmente, também existiram muitos “Stallmans” que, à frente do seu tempo, enxergaram–e lutaram por–questões de direitos humanos humanos que viriam a se tornar fundamentais.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:57 pm

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:18 pm

    Polemicas sobre as “manchetes” das noticias do BR-Linux tem se tornado rotina.

    Realmente algumas sao do tipo “sensacionalista”

    Notícias polêmicas = mais comentários/mais leitores = mais lucro via publicidade ($$).

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 8:25 pm

    ” Marcus Jabber (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:18 pm

    Polemicas sobre as “manchetes” das noticias do BR-Linux tem se tornado rotina.

    Realmente algumas sao do tipo “sensacionalista”

    Notícias polêmicas = mais comentários/mais leitores = mais lucro via publicidade ($$).”

    Obrigado. Eu sei disso, só estava esclarecendo e, para não ser radical (assim como Linus recomenda), preferi nao fazer nenhuma acusacao, porque talvez isso que você disse seja apenas uma impressão errada minha (nossa).

    Abs!

    Cadu (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 10:18 pm

    Muito legal o post dele… talvez seja a hora dele deixar de ser totalmente radical e cedo nos seus argumentos contra microkernels, porque muitos deles não fazem nenhum sentido, exatamente como alguns argumentos do Stallman.

    Cadu (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 10:19 pm

    s/cedo/cego/g

    Olha, se tiver alguma incorreção na notícia, avisem que eu corrijo. Mas me parece que ela é uma descrição objetiva de fatos, sem muita opinião, e que até mesmo os aspectos mencionados no título (redigido por mim) correspondem diretamente a aspectos mencionados no post do Linus.

    Creio que a polêmica é natural em uma notícia sobre um texto que o Linus Torvalds blogou com críticas ao Dr. Stallman. E tenho certeza de que bastante gente preferiria que eu atenuasse ou desse às afirmações do Linus um tom mais leve do que o que foi usado por ele, mas não é o caso: eu achei a descrição enviada bastante apropriada, e bem mais light do que muitos dos comentários, a exemplo deste acima, do Cadu, afirmando que argumentos do Dr. Stallman não fazem nenhum sentido.

    Sem dúvida vou continuar publicando as coisas no meu blog como as vejo, como venho fazendo desde 1996, e periodicamente desagradando aqueles que prefeririam que só houvesse notícias róseas sobre os seus ícones pessoais.

    E mais uma coisa: eu publico por aqui os textos que considero interessantes. A fantasia de que publicar algo que gera polêmica influi no meu faturamento é apenas isso: fantasia. Quem dera houvesse um modelo de negócios baseado em rendimentos provenientes de publicar textos que geram discussões de extremistas – eu criaria um blog só para publicar críticas sobre times com grandes torcidas, e ficaria milionário rapidamente.

    Na prática, o número de comentários em uma dada notícia não afeta em nada o faturamento do site, e não consigo imaginar por que um anunciante teria interesse em pagar por esse tipo de tráfego.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:39 pm

    Linus é um cara que eu pagaria um chopp, anytime, anyplace.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 7:50 am

    Tenho saudade do tempo que o br-linux era menos parcial e menos polêmico. Infelizmente o Augusto mudou bastante a postura e a linha do site, e como preza a lei da ação e reação, os comentários e público do site também mudaram. Por um lado é bom pra ele, aumentou o tráfego já que mudou o público, mas muita gente boa já não acompanha mais e raramente frequenta aqui.

    Marcos, creio que o BR-Linux sempre foi “parcial”, já que assumidamente é um blog que expõe a opinião do autor, e não busca a sempre elusiva “neutralidade jornalística”. No passado ele era mais polêmico do que hoje também.

    Sobre o conteúdo dos comentários, quem pode responder são os autores dos mesmos. Fico feliz ao perceber que hoje há grande variedade de locais na Internet em que discussões sobre estes assuntos podem ser travadas, e realmente acredito que cada pessoa deve procurar ler e participar nos sites em que se sentir melhor atendida e informada.

    Eu continuo publicando o site com o mesmo prazer de antes, e com o mesmo interesse em fazer com que ele reflita o que eu penso.

    Você é bem-vindo para continuar lendo, assim como essa “muita gente boa” mencionada, sempre que desejarem ler o que eu publico.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 2:17 pm

    Só para deixar claro que eu gosto muito do BR-Linux e, de maneira geral, a forma com que se comporta também.

    A minha crítica foi específica as “manchetes” das notícias que em geral tem estado em desacordo com o contéudo da notícia.

    Para esclarecer vou citar um comentário da usuária Gustava que explica tudo.


    “Já não é o primeiro artigo que noto não ter um título apropriado ao conteúdo. Obviamente, o que interessa para todos é o conteúdo, não o título, mas é esse que inicialmente atrai o leitor. Se ele não traduz o conteúdo, pode passar a imagem de que o intuito do título é mais aumentar os acessos ao artigo do que ser simplesmente um título.

    Que fique claro que não estou duvidando da integridade dos responsáveis nem do conteúdo.”

    —-
    Augusto Campos em 6/10/2008 às 11:48 pm

    Obrigado, Gustava.

    http://br-linux.org/2008/a-polemica-das-novas-regras-sobre-o-horario-de-verao-no-brasil/

    Abs!!

    Marcus, obrigado.

    Quanto ao título da notícia, para mim parece bem claro que o Linus Torvalds publicou em seu blog um texto em que fala, detidamente até, sobre Richard Stallman e as pessoas que dividem o mundo em preto-e-branco. Acredito até que não há, naquele post do Linus, nenhum outro tema que esteja mais próximo dos que são tratados aqui no BR-Linux e que merecesse atenção maior do que os mencionados no título.

    André Caldas (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 11:31 pm

    Primeiramente, vou declarando que sou fã do Douglas Augusto! Fiz uma busca no Google assim: site:br-linux.org “Douglas Augusto”
    É muito interessante ler os posts desse cara.

    Na prática, o número de comentários em uma dada notícia não afeta em nada o faturamento do site, e não consigo imaginar por que um anunciante teria interesse em pagar por esse tipo de tráfego.

    Claro que faz. Eu só visito o site por causa dos comentários. Não vejo a menor graça em sites de notícias que não permitem comentários dos leitores.

    André Caldas.

    André, a presença de comentários pode te atrair, mas a quantidade de comentários em uma dada notícia não faz meu faturamento variar.

    André Caldas (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 8:29 am

    @Augusto,

    André, a presença de comentários pode te atrair, mas a quantidade de comentários em uma dada notícia não faz meu faturamento variar.

    O que você tá dizendo é óbvio! Parece discurso de político. Ninguém tá dizendo que a quantidade de comentários em uma notícia faz seu faturamento variar. Não acho que uma viva alma acredite que você receba pelo número de comentários. Não sei nem porque você desviou a discussão assim. O que estão dizendo é que o Br-Linux está ficando sensacionalista. (não é necessariamente minha opinião)

    Quem tá dizendo isso acredita que quanto mais sensacionalista mais visitas. Ninguém (ao menos eu acho) tá dizendo que é um plano maquiavélico seu pra ficar rico… ;-)

    Se você não acha que está sensacionalista, então tudo bem. :-)

    Abraços,
    André Caldas.
    PS: Nem li a notícia. Estou aqui de intrometido. Não me interesso pela opinião do tal Linus.

Este post é antigo (2008-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.