Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Liberdade por decreto – nos softwares do governo do Equador

O Equador implementa o uso de Software Livre na Administração Pública Central. Com data de 10 de abril, o Presidente da República do Equador, Rafael Correa, mediante decreto No. 1014 estabelece como política para as entidades da Administração Pública Central, o uso de software livre em seus sistemas e equipamentos de informática. É interesse do Governo do Equador alcançar soberania e autonomia tecnológica, assim como uma economia de recursos públicos. (via NoticiasLinux.com.br – » Equador decreta uso de software livre na administração pública)

Saiba mais (noticiaslinux.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu acho ok, mas como foi no Equador, então deve estar errado fazer isso por decreto… mas se fosse na Suíça, aí então estaria ok também…

    É assim que funciona.

    Renato (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 4:32 pm

    Que título de matéria é esse? Decretos presindenciais são legalmente constituídos e são absolutamente normais em um estado democrático.

    Esta parecendo reportagem de capa da veja…

    Qual o problema com o título? Decretos presidenciais são legalmente constituídos e são absolutamente normais em um estado democrático.

    Ou legislar por decreto sobre a liberdade é algo positivo, ou não é. O Renato parte do princípio de que decretos presidenciais são parte da democracia, e isso me leva a concluir que ele não deveria ver nada de negativo no título dado.

    De minha parte, o título da nota que publiquei em meu blog reflete o fato exatamente da forma como eu vejo a situação, e me parece fiel à notícia, além de não afirmar nada ofensivo – o Equador de fato instituiu a liberdade por decreto em seus softwares adotados no âmbito público. E isso ocorre de maneira independente da sua opinião anônima sobre mim.

    Renato (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 6:37 pm

    O problema com o título é que o mesmo é que: através do contraste existente entre liberdade e decreto, dado esse contexto, passa a idéia que algum tipo de absurdo ocorreu no Equador. Isso eu não preciso dizer, pois o Augusto bem sabe, assim como foi essa mesma a intenção. E a intenção foi essa pois, provavelmente, o autor é ideologicamente contrário à Situação equatoriana. E isso é uma pena.

    Por fim eu gostaria de deixar claro que não sou partidário do presidente do Equador. Só acho que o título foi um exagero. Se fui ofensivo peço desculpas, não era minha intenção.

    João Fernando Machado Mão de Ferro (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 7:53 pm

    Sol
    AMA vai promover software livre
    Diário Digital – 2 horas atrás
    Um novo portal oficial de software livre será criado ao abrigo de um protocolo hoje assinado entre a Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas ea Agência para a Modernização Administrativa (AMA), da Presidência do Conselho de Ministros …
    Administração pública incentiva uso de software aberto Público.pt
    AMA e ESOP assinam protocolo Computerworld (Assinatura)
    Sol
    todas as 8 relacionadas

    Revoltado (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 9:15 pm

    O fato de ter sido via Decreto não arrefece a importância do fato para a comunidade SL; muito pelo contrário, reflete que o presidente daquele valoroso país está firme em sua vontade de lutar por liberdade, compsrtilhamento e cidadania (e economia também, por que não?). Vocês hão de pensar o que o PFL e o PSDB de lá não fazem para solapar os projetos do Governo, como aqui? Lá também tem (e muitos, acho) DEMoníacos|EscravoCRATAS. Viva o Equador; vivam todos os irmãos da América (a legítima). A propósito, aquela fitada de olhos do Presidente do Equador no títere dos estadunidenses, o sr. Uribe, não tem preço.

    kkkkkkkk, então para você liberdade tem que ser imposta por decreto? Deixa de ser boçal, cara! Os comunistas lavaram mesmo a sua cabeça, não é? Sabia que a Internet foi desenvolvida pelos “estadunidenses” (sic) portanto você não deveria usá-la… e o presidente do Equador não é o molequinho de recados do Chávez, o protoditador da Amérdica Latrina? Faz o seguinte: vai para Cuba, lá tem liberdade (mas tem que pedir pemissão ao Raul Castro primeiro) ou para a Coréia do Norte (tem que pedir permissão ao Kim Jong-Il). Nesse lugares você ficará longe das tentações capitalistas como celulares, computadores, shoppings, aquele seu MP3 player (oops) ou pode optar por ir morar na China trabalhando 16 horas/dia sem direitos trabalhistas para o governo (comunista) de lá. Você escolhe.

    Viu como a liberdade é boa? Podes escolher até que tipo de escravo desejas ser (ih, rimou).

    Boquiaberto (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 10:23 pm

    Garoto Revoltado, o fato de ter estranhado (ou até mais que isso!) o Morvan ter usado a palavra ESTADUNIDENSES dá uma boa idéia do “tamanho do universo” que você conhece, mas ter escrito a frase “Os comunistas lavaram mesmo a sua cabeça, não é?” já valeu o seu comentário! Cara, estou rindo até agora! Obrigado!!!

    É, até dá vontade de que não moderem as pérolas do revortado, dá para rir bastante (para não chorar).

    Mas realmente esse título não caiu bem. A lógica do Augusto faz sentido e o trocadilho também, mas parece ter ficado fora de foco.

    Eu achei o título muito bom!! Reflete bem o conteúdo do post. E ficou bem imparcial, já quem lê pode achar que é algo bom ou igualmente ruim.

    tsc (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 8:36 am

    Discordo de impor o software, isso já não é liberdade que todos pregam nesse blog e sim imposição de um governo que se acha socialista.
    Uma coisa interessante antes que todos falem que o Equador é um país de mil e uma maravilhas pois fez isso, é que eu convivo com pesquisadores equatorianos e todos tiveram que voltar para o equador pois o governo parou de enviar verbas para pesquisas deles aqui no Brasil após aquela briga com a colombia.(isso mesmo estão investindo em armamento e deixando as pesquisas de lado)

    Obs: eles(os pesquisadores) tiveram que ir na prefeitura da minha cidade para pedir a passagem de volta pois o governo equatoriano não queria saber como eles voltariam.

    Revoltado falou:

    kkkkkkkk, então para você liberdade tem que ser imposta por decreto? Deixa de ser boçal, cara!

    Diga isso para os negros do Brasil que tiveram a sua liberdade garantida por um decreto.

    Aliás, seria melhor você medir melhor a forma como se refere aos outros amigo. Falar com as pessoas nesse tom só demonstra a falta que uma boa educação faz.

    Aliás, o que você acha de postar sendo um usuário registrado, ao invés de se esconder no anonimato? Ou você não deseja que as palavras que você posta aqui sejam atribuidas a sua pessoa?

    Com relação ao tema do Post, não acho ruim se impor o SL por decreto, no contesto noticiado acima. Notem que o governo não está obrigando cidadãos livres a usarem Linux. O que se está fazendo lá é adotar o SL para orgãos do governo, que são sustendados pelo dinheiro do contribuinte esquatoriano. Afinal, quando todos reclamamos da forma como os governos gastam mal as verbas públicas, uma notícia como essa não seria bem vinda? Ou seria melhor que o governo do Equador continua-se a pagar milhões de dólares em licenças para empresas estrangeiras, sem nenhum retorno para o contribuinte equatoriano?

    Revoltado (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 10:59 am

    Diga isso para os negros do Brasil que tiveram a sua liberdade garantida por um decreto.

    Aliás, seria melhor você medir melhor a forma como se refere aos outros amigo. Falar com as pessoas nesse tom só demonstra a falta que uma boa educação faz.

    Aliás, o que você acha de postar sendo um usuário registrado, ao invés de se esconder no anonimato? Ou você não deseja que as palavras que você posta aqui sejam atribuidas a sua pessoa?

    Caramba, o BR-Linux está mesmo cheio de esquerdistas, embora o Augusto faça um bom trabalho mantendo um excelente blog, dá nojo postar qualquer coisa por aqui que contrarie o dito “pensamento único” comunista.

    Quanto à pergunta do Sr. Luiz: qual a diferença de se postar um comentário sendo um usuário registrado ou não? Estarei eu ofendendo os membros da Stasi Virtual que está sendo formada no Brasil? (vide bloqueio do WordPress devido às violações dos “Direitos Humanos” de um certo grupo de indivíduos por parte de um blog lá hospedado), vai me jogar nos Gulags por isso?

    Revoltado (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 12:44 pm

    Quanto à pergunta do Sr. Luiz: qual a diferença de se postar um comentário sendo um usuário registrado ou não? Estarei eu ofendendo os membros da Stasi Virtual que está sendo formada no Brasil? (vide bloqueio do WordPress devido às violações dos “Direitos Humanos” de um certo grupo de indivíduos por parte de um blog lá hospedado), vai me jogar nos Gulags por isso?

    Para sabermos que foi a vossa senhoria o dono do post e no alguem querendo se passar por voce. So por isso.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 12:56 pm

    Acho que o título do tópico realmente incentivou polêmica. Mas proposital ou não, o Augusto tem direito já que é o site dele. Da mesma forma que concordar ou não com o decreto presidencial.

    Particularmente, como ele está se referindo apenas ao uso de software no governo federal, não vejo problemas, embora preferisse que usassem SL por opção.

    Não tenho nada contra o comunismo, mas o que mais atrapalha a imagem desse sistema são os posicionamentos de Hugo Chavez e companhia que usam a filosofia pra justificar atos ilegais.

    Jorge (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 1:17 pm

    Pelo menos uma atitude decente do atual governo do Equador.

    Renato (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 2:04 pm

    Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas ao Augusto, pois me sinto um pouco responsável por toda essa quantidade de posts inflamados.

    Além disso eu gostaria de fazer uma retificação do meu post anterior. Quando escrevi “Isso é uma pena”, eu não me referia ao fato do Augusto ser contrario, caso eu não esteja enganado, ao governo do Equador. O que eu lamentei é que a visão dele acabou se sobressaindo no título. Eu tenho plena consciência que isto é um blog, mas, acima disto, é uma fonte de informação muito importante para a comunidade ligada ao software livre no país. Além disso, é por gostar do site que comentei sobre, caso contrário apenas ignoraria.

    Mais uma vez eu queria pedir desculpas se fui ofensivo e também pelo incoveniente.

    Renato, não vejo qualquer razão para você se desculpar, você não fez nada errado ao manifestar sua opinião, e nem é culpado pelas manifestações dos demais!

    Grande Augusto, não consigo ver ele perdendo a cabeça…..

    Daniel (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 5:19 pm

    No governo tudo é imposto por alguma ordem, não se pode ter nenhuma iniciativa sem uma lei ou decreto que antes permita que se tome tal decisão.

    Se o Chefe do governo do Equador determinou que os órgãos do governo devem utilizar software livre, mesmo que contra a vontade da maioria de seus funcionários que não sabem operar tais softwares, acho que não é uma ordem ruim.

    O título se expressou bem. Quis demonstrar o paradoxo pois um decreto que, na realidade, não limita a liberdade de escolha já que deverá sempre se escolher o software livre, impõe uma idéia que é considerada símbolo da liberdade.

    Isso seria negativo caso fosse imposto à população, porém irá se restringir aos órgãos públicos que deverão se adaptar as novas diretrizes de governo. Não é possível aceitar que os Funcionários ditem quais serão as soluções que irão utilizar, isto deve ser decidido hierarquicamente e imposto por decreto. Se não fosse imposto de cima para baixo seria o mesmo que você, profissional de TI, ao procurar emprego exigisse que uma empresa, ao invés de contratá-lo pois seus conhecimentos suprem as necessidades atuais, adaptasse todas as suas soluções de software para aquelas em que você tem domínio completo.

    Ora, o governo paranaense – estado em que resido – impôs o ODF como padrão em órgãos do governo. Impôs também o Linux (Debian) como sistema operacional utilizado. Impôs o Firefox como navegador. Enfim, impôs o software livre em orgãos do governo. Eu posso até achar o governador um ditador – como a maioria acha – mas a questão do software livre certamente não é uma delas.

    Mas porque diabos um governo “imporia” o software livre em órgãos públicos? Pra toda quinta-feira à tarde tomar um chazinho com o Stallman e discutirem mais a nova piada sobra o Bill Gates (conhece aquela em que estavam num avião o Bill Gates, um brasileiro e um alemão? Aí o avião começou a cair e o alemão disse…)? Porque acham que os maiores incentivadores do software livre são os governos?
    Como disse o colega acima, simplesmente por uma questão de soberania tecnológica. Um órgão governamental não pode simplesmente depender de uma ou outra empresa. (se não me engano, o Brasil tem a maior base de dados baseado em tecnologia Microsoft do mundo!). Aí há várias questões, que vão desde os custos na aquisição de novos equipamentos, segurança dos dados, etc.
    Afinal de contas, a imposição foi só nos órgãos do governo, onde no máximo os funcionários utilizam um navegador, têm acesso à um terminalzinho que recebe as informações de um servidor, alguns relatórios e documentos que não são tão complexos (vc sabia que na linha 97 do Excel tem um joguinho de nave?), e não para conversar no MSN (cadê o paciência?!!! Calma tem o mahjong do GNOME, que é bem melhor ;-))

    O camarada não é obrigado a usar software livre em casa (mesmo que muitos utilizem e nem saibam. Porque? porque não faz diferença alguma que seja livre ou não, não é?). Em casa usa o Windão mesmo (porque quando se fala em software proprietário logo vem á mente o windows?), MS Office, etc. Mas, no trabalho, deve utilizar as ferramentas instituídas no local.

    Além do mais, já sendo xiita/radical/comunista/comedor-de-criancinhas, todos sabemos que a manutenção do Linux é, por exemplo, muito mais fácil que do Windows. Se vc tem um local com 40 máquinas com Linux e outro com 40 máquinas com Windows, certamente o com linux será muito mais fácil de manter, com instalação facilitada e personalizada, por exemplo Além disso, ficar se preocupando com vírus e spywares nos dias de hoje é uma das maiores bobeiras do mundo da tecnologia.

    Ah, e o Augusto certamente não faltou com a verdade no título da notícia. Ele provavelmente só o fez para atrair os leitores. Se não fosse assim, um texto não precisaria ter título, certo? ;-) Acontece que hovue aqueles que não gostaram pelo fato de o texto não ter superado suas expectativas, que provavalmente ars: “governo equatoriano decreta o software livre como lei . Todas as cópias do Windows serão queimadas em praça pública e todos os habitantes terão que vestir um uniforme com as inscrições: ‘nós amamos a liberdade. Viva o software livre. Viva o governo’. Estes uniformes deverão estar sempre limpos, principalmente aos domingos, quando todos os habitantes de cada cidade deverão se reunir na capela local para o compilarem o kernel semanal e cultuarem o Santo Ignacius, que o governo impôs como santo do país”.
    Aí sim os revoltados de plantão ficariam felizes e diriam: “taí seu monte de comunistas radicais, estão felizes agora?”.

    PS: off-topic totalmente fora do local e momento, mas pertinente: Auusto, é quase impossível escrever um comentário um pouco mais extenso com este recurso de pré-visualizar o comentário em tempo real, no firefox. Demorou mais de dois minutos para o texto que eu escrevi aparecer… Vou ver se crio o quanto antes um script para o greasemonkey que bloqueia este recurso, conforme você havia pedido há um tempo atrás. Se alguém aí já criou, favor passar para mim, que não agüento mais ;-)

    Eu me considero esquerdista, e isso não significa que automaticamente sou comunista.

    Bom, eu concordo com o que as seguintes pessoas disseram:

    -> Morvam (não sei porque moderaram negativamente seu comentário)

    -> Clésio Luiz (o argumento da escravatura foi muito bom)

    -> Daniel (muito bom o comentário: “Não é possível aceitar que os Funcionários ditem quais serão as soluções que irão utilizar, isto deve ser decidido hierarquicamente e imposto por decreto.”)

    -> Tenchi, muito bom também. Muito descontraído e inteligente seu comentário.

    Agora, se alguém discorda deles, então que saiba argumentar tb. Se discorda mas não sabe argumentar, então nem argumente, pois está mosntrando sua ignorância.

    Esquerda não é sinônimo de comunismo.

Este post é antigo (2008-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.