Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o spin Fedora BrOffice.org

“”Nesta semana foi lançado o Spin BrOffice.org juntamente com o lançamento internacional do Fedora 10. Os spins são versões personalizadas do Fedora criadas para objetivos específicos. O Fedora 10 contará com o primeiro spin criado pelo Projeto Fedora Brasil. Ele trará um LiveCD instalável em Português, com teclado e dicionários já configurados para a nossa região. Além disso, incluirá também o BrOffice.org 3.0, juntamente com o GNOME, Firefox e as ferramentas necessárias para o uso no dia-a-dia. Os usuários que optarem por baixar o Spin BrOffice.org evitarão o download de dezenas de pacotes para outros idiomas, que normalmente vêm nas imagens internacionais, economizando assim tempo e espaço no disco rígido.””

Enviado por Igor Pires Soares (igorΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    enceladus (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 7:14 pm

    Nesta semana FOI lançado o Spin BrOffice.org juntamente com o…
    O Fedora 10 CONTARÀ com o primeiro spin criado pelo (…). Ele TRARÁ um LiveCD instalável em Português. (…) Além disso, INCLUIRÁ também o BrOffice.org 3.0…

    Afinal: FOI lançado ou SERÁ lançado?????

    israroot (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 8:29 pm

    Pena que não é com o KDE :(

    Igor (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 8:36 pm

    O Fedora 10 já foi lançado, mas o spin ainda não tinha sido divulgado oficialmente a parte. No tempo original da notícia, ele ainda seria baixado e utilizado. Desculpe se ficou alguma dúvida.

    Eu baixei esse cd do Fedora com o BrOffice, mas não sabia que não era oficial. Eu achei estranho, pois baixei por bit torrent, conferi a integridade da imagem, e mesmo assim não funciona, sempre trava no boot. Gravei 3 cds e nada. E isso num computador que funciona normalmente com qualquer distro, e no qual o Ubuntu 8.10 já está instalado. Agora está explicado porque não funciona.

    Igor (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 12:12 am

    Mas o spin é oficial, provavelmente o problema está em outro lugar, já que ele composto da mesma forma que o LiveCD GNOME internacional, você chegou testar com ele também? Seria interessante saber se ele funciona ou não.

    Pombo (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 4:26 am

    PELO AMOR DE DEUS, façam um custom live CD do Fedora que permita instalar em xfs. Eu nem esquento com ext4, mas eu acho absurdo o Live CD não permitir instalar em xfs e o DVD permitir. Belo erro de projeto.

    Agora está explicado porque não funciona.

    Não, não está explicado. Acredito que não devemos tirar conclusões apressadas e, apressadamente criticar os desenvolvedores do spin, que em munha máquina, por exemplo, está rodando as mil maravilhas. Acredito que é importante sim, relatar eventuais problemas ocorridos, mas o mínimo respeito também é bem vindo a quem, sem ganhar nenhum centavo, faz este ótimo trabalho dando, a gente como eu e vários outros, que não tenho tempo/conhecimento suficiente de obter uma versão personalizada de seu sistema. òtima iniciativa dos desenvolvedores e parabéns pelo seu trabalho!

    Fábio (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 10:33 am

    Eu usava Fedora na versão 8, era bem acostumado com ele, embora uma vez por semana ele travava (isso na minha instalação). Mas eu passava por cima disso e fingia que não via.
    Instalei a versão 9 e ele funcionou por uns três dias, após esse tempo ele travava ao abrir o GDM (sempre).
    Usei outras distribuições (não me acostumava com nenhuma) e após aguardar seis meses pela chegado do Fedora 10 veio outra decepção.
    Instalei-o e ele funcionou por um dia depois começou a travar (ao abir o GDM também).
    Depois dessa me convenci que eu devia escolher outra distribuição, uma pena pois eu tinha um carinho especial pelo Fedora.
    Não consegui descobrir o problema para reportar aos desenvolvedores.

    Tóin (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 10:38 am

    O F10-Live travou no boot aqui, mesmo desabilitando tudo que podia dar problema na BIOS, como ACPI. Logo devo comprar um notebook e dar uma chance, então já com esse spin!

    Instalei a versão 9 e ele funcionou por uns três dias, após esse tempo ele travava ao abrir o GDM (sempre).

    Cara… no computador que uso em meu trabalho (estou usando ele agora com windows) acontece a mesma coisa. Ao abrir o GDM trava. Mas este problema não é exclusivo do Fedora, acredito que seja algum problema com o novo xorg ou módulos de vídeo (a plca é uma VIA S3G Unicrhome), pois o problema ocorre com o Fedora 9, 10 e Ubuntu 8.10, mas não com o Fedora 8 e Ubuntu 8.04. Como o Fedora usa os pacotes mais atuais, acredito que a mudança do Fedora 9 que provoca o travamento aconteceu com o Ubuntu agora, na versão 8.10.

    E só para constar. Já que alguém falou em Via, o meu computador não tem nada de exótico. Chipset Intel P35 e placa de vídeo Nvidia 7600GT. Nunca deu problema com qualquer distro Linux, nem com a versão mais recente do Ubuntu, que inclusive já está instalada.
    Ainda não testei com a versão normal do Fedora 10, mas acho difícil que não funcione. Meu hardware é bem suportado e bastante comum. Acho que se o Fedora tivesse algum problema com chipset Intel ou vídeo Nvidia já teríamos ficado sabendo.

    Dorival (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 11:42 am

    Fábio, passe um memtest no seu PC, pq ele está travando demais.
    Uso o Fedora desde a release 1 e nunca tive um computador travado por ele, a não ser quando o PC apresentava algum erro de hardware. Olha tenho um servidor com Oracle num HP / fonte redundante e tudo mais, e o mesmo desde que foi ligado nunca precisou ser desligado por travamento. Já fazem alguns anos !!! Até disco do raid já troquei !!!

    Meu servidor aqui na empresa, roda o FC7 com X remoto para mais 10 estações, e já está o ano inteiro sem reset, sem travar !!! m/

    Anderson Machado (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 1:54 pm

    baixei o Spin do Fedora 10 por torrent, nem cheguei a testar o arquivo por erros, queimei o cd e instalei normalmente, não precisei fazer absolutamente nada nenhum comando extra, achei leve e a velocidade está boa. Parabéns para a equipe brasileira do Fedora!

Este post é antigo (2008-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.