Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o OpenOffice 2.4

A comunidade OOo anuncia o lançamento do OpenOffice.org 2.4, a versão mais recente de sua suíte de aplicativos de produtividade de escritório. O OOo 2.4 inclui correções, novos recursos e aperfeiçoamentos em todos os seus componentes centrais, e já está disponível para download.

As novidades incluem melhorias de usabilidade na impressão, novos recursos na exportação para PDF, mudança da fonte default para a família DejaVu, melhorias na função de localizar e substituir, e muito mais.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo_NY (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 5:34 pm

    Consertaram o uso excessivo de memoria?
    Esse eh um dos ultimos obstaculos para que o OO seja um produto de primeira.

    Estou esperando mesmo é o 3.0, por enquanto não deve mudar muita coisa importante.

    diogo (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 6:45 pm

    Ainda não.

    Eu uso a versão beta pra Windows no trabalho e acho bem mais rápido que as anteriores.

    Renato (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 10:52 pm

    A interface do usuário continua a mesma de sempre.

    espero q esteja melhor, pcpmente o dic pt-br do BrOo.

    se melhorou, com ctza vale a pena, mas o 3.0 deve vir mesmo pra revolucionar.

    espero q no 3.0 eles dêem uma caprichada na UI, pelo dando mais opções; mudar só os ícones é muito pouco… ajuda, mas é pouco.

    =o)

    As atualizações da versão 2.0 para correção de erros são mais que bem vindas. No entanto o OpenOffice poderia ter a sua usabilidade remodelada, utilizando o mesmo motor (2.x.x) e suas funcionalidades, assim como a IBM fez mais ou menos com o Lotus Symphony, na forma de protótipo para que a comunidade possa opinar.

    O OpenOffice é muito bom mas peca na usabilidade.
    Para que não me crucifiquem (pensar que estou fazendo uma comparação com o ms-office), um exemplo simples é mostrar a numeração das páginas a partir da terceira página em diante. Quem faz monografia ou textos com capa, sumário e outros tipos de folhas que não podem mostrar a numeração, sabe como é. Dá para fazer, é muito burocrático.

    Outro exemplo e mudar apenas algumas páginas de um documento do writer do formato retrato para paisagem. Não é fácil quando é necessário a produção de muito texto.

    Se a equipe do OO focar na usabilidade e acessibilidade, podem apostar que o OO desbanca o office a médio prazo.

    bsd (usuário não registrado) em 29/03/2008 às 9:01 am

    um exemplo simples é mostrar a numeração das páginas a partir da terceira página em diante. Quem faz monografia ou textos com capa, sumário e outros tipos de folhas que não podem mostrar a numeração, sabe como é. Dá para fazer, é muito burocrático.

    Basta utilizar estilos para as páginas, mais prático que no MS Word.

    Recentemente assisti a uma palestra do Oscar Shmidt (ex jogador de basquete), que virou palestrante profissional. O mais interessante da palestra dele foi ver a magnífica estrutura de apresentação feita no power point. Pensei então, será que dá pra fazer igual no OpenOffice?

    Voltei pra casa e comecei a trabalhar uma apresentação similar, com muitas e muitas imagens com efeitos avançados de transição, inserção de vídeos (muitos), janelas paralelas de vídeos e textos, transparências, etc.
    Descobri que não é possível fazer isso no Openoffice. Simplesmente a apresentação chega a um limite que trava, mesmo no modo de ediçao. Apresentar slides com as imagens (com efeitos) e os vídeos então, sem chance de ser feliz (não estou falando de coisa básica, como colocar um vídeo em um slide).

    Bom, são muitos detalhes, vou descrever melhor em um artigo que estou escrevendo, mas sinceramente fiquei frustrado. Procurei extensões, plugins, galerias, anexei tudo, e não tive sucesso. Espero que a versão 3.0 evolua mais nesses aspectos de controle de arquivos externos e alocação de memória.
    Só para ficar claro, antes que me mandem ler howto, sou usuário desde do staroffice, só utilizo linux em meu desktop e servidores a mais de 10 anos.

    BSD,

    Não é fácil assim como você disse: “Basta utilizar estilos para as páginas, mais prático que no MS Word.”.

    É necessário antes formatar o parágrafo, quebrar o fluxo do texto a página onde vai iniciar a numeração, aplicar estilo de primeira página nas páginas anteriores a numeração, aplicar estilo padrão após a quebra do fluxo……….

    Note que a numeração não pode iniciar do número 1 e sim da página onde fora quebrado o fluxo do texto.

    Não sei como se faz no word. Então, para mim se é mais fácil ou não no word, não interessa, pois só uso o OpenOffice.

    A usabilidade no OpenOffice é terrível!!!!

    BSD (usuário não registrado) em 29/03/2008 às 2:05 pm

    Roger

    Você deve alterar o estilo do “Título 1″ para que cada vez que o mesmo seja inserido seja feita uma quebra de página e já com o estilo apropriado (Titulo 1 > Modificar > Fluxo de texto > Quebras > Com estilo de página e seleciona o estilo). Assim todo o processo fica automatizado.

    PS: Eu utilizo os dois softwares, embora mais o OpenOffice.org, além do LaTeX e troff (que estou aprendendo por curiosidade).

    Roger, você disse:

    É necessário antes formatar o parágrafo, quebrar o fluxo do texto a página onde vai iniciar a numeração, aplicar estilo de primeira página nas páginas anteriores a numeração, aplicar estilo padrão após a quebra do fluxo……….

    Ué, mas eu até acho isso uma brincadeira bastante divertida!

    Essa coisa de estilos de parágrafo realmente é uma ótima idéia. O problema é que ninguém lembra-se mais do Donald Knuth, praticamente quem deu início a isso tudo com o TeX. Essa coisa de estilos de página, de parágrafo e caracteres, quadros, numeração etc, são para nos ajudar, e não para nos atrapalhar. E eu utilizo muito isso pra fazer minhas apostilas.

    E essa coisa de ser complexo demais, acho que isso não cola. Os alunos do curso técnico que trabalho aprenderam (e gostaram muito) dessa idéia de formatação. Agora eu vou propor a eles que façam uma revista de informática mensal, em formato PDF, usando o Writer e essa coisa que eles tanto gostaram que é a formatação de estilos. A questão é aprender. Aprendendo, torna-se divertido. É como programar. Não podemos falar que programar é difícil! Uma vez aprendido, torna-se divertido.

    Para um exemplo simples de como uso o OpenOffice Writer para organizar minhas idéias, visitem meu blog se quiserem, e vejam os dois primeiros capítulos do curso de C++ que estou preparando. Tá bem tosco ainda né… hehehe

    gustavolinux.wordpress.com

    Valeu!

    pizza,

    Como é sabido por todos, inclusive a equipe do OpenOffice.org, o Impress é o programa mais “cru” de toda suite OpenOffice.org. Muita coisa ainda está em desenvolvimento nessa parte.

    Veja só os efeitos de transições OpenGL desta versão 2.4

    http://www.oooninja.com/2008/02/eye-candy-3d-opengl-transitions-impress.html

    Muita gente também não sabe que o Impress pode ter apresentações com vídeos porque é preciso fazer algumas coisas manualmente para permitir isso

    http://www.astro.sunysb.edu/mzingale/OOo_movies/

    No M$ Office as coisas apenas vêm mais mastigadas porque também é um produto maduro e feito para, bem…, usuários de windows !

    Ainda com relação a Estilos …
    …, no Curso de Introdução ao BrOffice.org, ministrado / facilitado por mim, na SEPLAG (Secretaria do Planejamento e Gestão – Ceará, veja nota sobre a adoção do BrOffice.org na SEPLAG e sobre o Comitê de SL do Ceará, aqui no Br-Linux.), sempre que falamos em Estilo – conceito, escopo, etc., os alunos ficam ficam encantados, pelo menos a maioria nos dá este retorno, perceptivelmente, com os recursos do Estilista. Mudar a orientação de uma página, por exemplo, não é o calvário que eu pensava, a exemplo de muitos. É facílimo e não necessita de quebra-de-página, mesmo que, com esta funcione também e sempre: basta que se criem [dois] estilos personalizados, como, por exemplo, “EstPaisagemSimples” e “EstRetratoSimples”; o primeiro, como denota o próprio nome, é estilo Paisagem e sem rodapé / cabeçalho; o segundo é formato Retrato, sem cabeçalho / rodapé. O estilo padrão tu modificas a teu gosto, com ou sem cabeçalho / rodapé, a depender da situação. Na configuração dos estilos personalizados, na opção “Próximo Estilo”, tu colocas o mais provável, que é o padrão, pois, ao mudar o estilo, o *Office*Livre muda / reverte para este estilo (ali) informado. Dois cliques, com esta personalização, e tudo resolvido. Ah, dás uma visada no baldinho, lado direito do Estilista (F11); é de função similar à Ferramenta Pincel. O último ícone no Estilista serve para importar estilos de outros arquivos. Como se vê, é muito cheio de recursos. Só para pontuar, a adoção do BrOffice na SEPLAG vai a passos largos e eu sou, com muitas pompa e honra, um dos voluntários.

    xfx (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 9:00 am

    E o BrOffice? Quando sai o 2.4?

    Ao cppware,
    Uma pequena revisão em sua apostila ;)

    Afinal de contas o capítulo é um ou dois? :)

    É que no cabeçalho das páginas tá escrito “Capítulo 1 – Entrada e saída”.

    Um abraço.

    cppware (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 3:30 pm

    Ops… valeu! Vou corrigir!

    para xfx:

    deve sair logo no início desta semana.

    devem estar fazendo os retoques finais na tradução, dicionário, etc. penso eu.

    wally.

    ;o)

Este post é antigo (2008-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.