Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Mandriva Linux 2008 Spring RC1

“O OSNews avisa que a quarta versão preliminar do Mandriva Linux 2008 Spring está disponível. A versão inclui a nova arte do 2008 Spring, melhorias adicionais nas suas ferramentas de gestão de software, suporte a WPA-EAP nas ferramentas de configuração de rede, KDE 3.5.9 (o 4.0.1 está disponível), alguns novos aplicativos default no KDE e no GNOME, e suporte a rpm5 no URPMI.”

Enviado por Julio Pacheco – referência (wiki.mandriva.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hell (usuário não registrado) em 2/03/2008 às 7:09 pm

    Seria ótimo se ao invés de trabalharem com dois desktops, trabalhassem apenas com, pois acredito que isso daria uma identidade mais sólida ao sistema e ficaria menos inchado.

    Uma outra coisa seria o fato que assim poderiam surgir novos backends para dadas aplicações.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 2/03/2008 às 8:00 pm

    Como tudo o que rola no Linux, vale a máxima “Atirar para todos os lados”.

    Inclusive no mundo dos comentários, onde alguns não perdem a chance de falar qualquer coisa…

    O sistema não fica nada inchado só por haver a possibilidade de instalar o KDE, o Gnome, o XFCE, etc ou mais de uma possibilidade. Há simplesmente várias formas de instalar o mandriva: as versões que vêm em DVD normalmente já trazem os pacotes do KDE e Gnome no DVD; as versões livecd (Madriva One) vêm com somente com os pacotes do KDE ou do Gnome, mais por causa de limitação de espaço do que outra coisa. Durante a instalação há um diálogo onde o usuário escolhe o perfil do KDE, do Gnome ou faz uma escolha personalizada de pacotes, onde se pode instalar os dois ou outro ambiente qualquer.

    As ferramentas de configuração do Mandriva são feitas com Perl e GTK+ mas isso não significa que a distribuição tem que ser usada somente com Gnome nem que o KDE ou o Gnome tenham que ser modificados só por causa disso.

    Felipe (usuário não registrado) em 2/03/2008 às 8:56 pm

    Nossa não vejo a hora de ser lançado estou louco para usar o novo mandriva ja com o KDE4 espero também vir com o novo Amarok

    Isaac (usuário não registrado) em 2/03/2008 às 9:32 pm

    Distro nota 10 essa.
    A distro que me fez abandonar o Wintendo de vez.
    Já estou com um dvd aqui pronto para queimar, quando sair a versão definitiva.

    hell, aí provavelmente inventariam um Gandriva, um Xandriva e Kandriva…
    Sou a favor de distros assim, talvez por ter começado em Linux com o Red Hat, que era completo, tendo um leque de opções de programas na instalação. Tanto que, de lá para cá, procurei utilizar somente distros deste tipo (com excessão do Kubuntu e Kurumin, únicos liveCDs que utilizei).

    Tem gente que nunca usou o Mandriva pq acha que por não ter um Desktop único padrão, não faz um bom trabalho em nenhum dos desktops que traz. Nada poderia estar mais longe da realidade.
    Mandriva Linux só não é melhor pq é francês… hehe

    Também sou totalmente a favor de distros que chamo de pacotão, que tenha de tudo, mesmo que venha em várias mídias, deve ser por também ter começado com Red Hat, não tenho paciência para downloads, geralmente essas distros com “desktop único” sempre deixam grande parte das coisas que uso de fora, ai não tem jeito, tanto é que posso até ficar um tempo com uma delas, mas sempre acabo voltando para um pacotão.

    Os comentários dos colegas que afirmam que deveria haver uma única opção de Desktop pois assim seria melhor configurado, não deve ter tido a chance de experimentar o Mandriva, é uma das poucas distros que dá igual atenção tanto ao Gnome quanto ao KDE, NÃO havendo necessidade desta separação.

    Obs: desconsiderem a “excessão” à gramática que cometi acima ;-)

    AlphaZine (usuário não registrado) em 3/03/2008 às 11:41 am

    Imagens do novo tema do Mandriva 2008.1: http://mklinuxos.blogspot.com/2008/03/news-mandriva-20081-rc1-released.html

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 3/03/2008 às 12:05 pm

    Como as distros são modulares, não fica inchado dar suporte a mais de uma interface. Os arquivos de configuração são centralizados podendo todas as interfaces trabalharem no mesmo lugar, simplificando o suporte da Mandriva.

    Acho o Mandriva mais leve que o Ubuntu e que o Fedora. A única coisa que eu sentia falta na distro era uma ferramenta para importar as configurações do Windows, que o Mandriva 2008 já possui.

    A única coisa que pega pra mim, é que várias ferramentas pra desenvolvimento e Java (eclipse, tomcat, glassfish, axis,…) não são atualizadas com freqüência na distro , precisando de que eu instale a parte ou de repositórios alternativos. Mas nada que me convença a mudar de distro.

Este post é antigo (2008-03-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.