Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o GoblinX Premium 2008.2

“O GoblinX Premium 2008.2 foi lançado. O GoblinX Premium é uma versão especial destinada a ser o sistema operacional final do apreciador e fã deste livecd nacional. A edição é indicada para todos os goblins que por acaso desejam utilizar o livecd como um sistema instalado já que traz uma gama bem maior de recursos e aplicativos, sendo especialmente voltada para facilitar a inclusão de extras como novos programas e drivers para hardware.

Principais novidades: Adicionada checagem de atualização de pacotes com o Xfce4-smartpm-plugin. Adicionada interface para confecção de módulos com checagem de dependências auxiliada pelo Slapt-get. Adicionadas novas ações ao Thunar e Nautilus. Adicionada initrd.img para ser usada pelo Suspend/Hibernate após instalação. Adicionado login direto para usuário no sistema instalado. Adicionadas nova configurações para o LILO após instalação. Adicionado suporte ao protocolo Slix (Slax Webmount Protocol). Atualizados Kernel (2.6.24.3), AuFS, SquashFS e Linuxlive. Atualizados todos outros pacotes. Atualizados o Centro Mágico e o Gerente de Mídia. Adicionado webmount permitindo o uso de módulos na internet sem baixá-los. Mudanças são salvas automaticamente. Mudanças serão salvas em formatos FAT32. Adicionadas traduções para o português para algumas interfaces. Atualizado o menu do Isolinux com adição de textos de ajuda. E mais. Veja em: Changelog

Em breve estarei lançando as versões especiais para pendrives de1GB, 2GB, 4GB e talvez 8GB. Também estão disponíveis os DVDs com o repositório de pacotes e código fonte no nosso Bazar.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Nadal (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 11:07 am

    OK. Eu sou chato.

    Mas essa distribuição tem uma séria limitação do seu apelo junto aos possíveis usuários em razão do… NOME!

    Minha sugestão: chamem um marketeiro.

    jotaB (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 4:59 pm

    Não entendo porque o Slackware e seus derivados ainda usam o LILO. O GRUB é muito mais flexível!

    Quanto ao nome, qual é a pronúncia correta? Goblinx ou Goblin-x? Realmente, ele não ajuda.

    Não sou fã do grub, tem ele como opção, o padrão do instalador é lilo… gosto bastante de isolinux… GoblinX … X do Xorg… eu chamo de go blin xis… quanto ao nome, o curioso é que a esmagadora maioria das distros tem nomes estranhos…

    Pessoalmente eu gosto do nome “GoblinX”. Eu sempre pronunciei “góblin – éx”. Gosto bem mais dele do que do nome de algumas distribuições mais usadas como “Ubuntu” e “Fedora”.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 8:24 pm

    E por falar em GoblinX (que eu tbm chamo de goblin “EX” como o amigo acima hehe), ele está sendo meu roteador de internet, falta só instalar o controle de banda, agora, sem precisar dos módulos tds pra fazer funcionar o drive.
    :-)

    Góblin-éxi seria a pronúncia saxônica… hehe.. também pode… dever ser assim chamado mundo afora… a minha idéia inicial era fazer do GoblinX pai de projetos paralelos, mas é trabalho demais manter a distro, imagino os filhos… de qualquer modo aos poucos me organizo mais e mais…

    Hoje estou enviando pro repositório dezenas de correções de segurança… depois testarei as versões para pendrives, que são imbatíveis…

Este post é antigo (2008-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.