Lançado o Fedora 10 Alpha
“Aproximadamente três meses após lançamento[1] da versão estável do Fedora 9, venho novamente informar o lançamento de uma nova versão dessa fantástica distribuição. Ainda em versão Alpha (Rawhide), o Fedora 10 vem com inúmeras novidades, que podem prontamente aderir novos adeptos, claro que estamos falando de uma versão de TESTES, algo que é TOTALMENTE desaconselhável ter sua utilização em ambiente de produção.”
Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-08-07
O Fedora é interessante mas para quem não tem tempo de atualizar, fica ruim eles lançam versões muito rápido.
Gostei das novidades do Fedora 10, pena que o texto é meio confuso.
Tirando o Debian, qual outra distro de grande uso tem um intervalo entre lançamento de versões grande?
O Fedora, assim como várias outras distros, lança versões novas a cada 6 meses mais ou menos. E como o texto disse, este é um Alpha. A versão final deverá sair somente no final do ano.
até o momento não achei seeds pros lives-cds
Por falar nisso, vocês sabiam que fedora é o nome desse chapéu tão popular nos anos 40? Quem não gosta de cultura inútil, hein? ;)
o suse lança novas versão a cada 8 meses. Eu acho que quando o fedora e o ubuntu chegarem no mesmo passo do slack, suse, mandriva (versões 12, 11, ????) eles passarão a aumentar o prazo para novos lançamentos. Da forma tual da a inpressão de elas são distros linux desatualizadas.
abraço
Mas o Slack não conta … eles “pularam” da versão 4 pra 7 (ou algo assim) sem intermediárias :)
Esse negocio de numero de versão pouco importa, o que importa mesmo é o tempo que cada uma leva para lançar. Slackware, Debian e outras tem uma mentalidade diferente, só lançam quando acham que está td bem mesmo, o resto é nome. Já as outras tem cronograma fixo, de 6 em 6 meses versão nova, com tudo sempre up-to-date.
Se for analisar apenas por números de versão, Fedora, Ubuntu são distros muito mais antigas que RH ou Debian, afinal RH só tem 5 versões, já o Fedora tem 10 :-)
Cenoura, conheço usuários de Slackware q juram q houve o Slack 4, 5 e 6… Claro, ele baixava qualquer teste entre 4 e 7, “batizou” e pronto.
E número de versão n quer dizer muita coisa mesmo… Varia de acordo c/ a opinião dos desenvolvedores. A Mandriva, por exemplo, tem uma versão por ano (se estiver errado, me corrijam), e por aí vai.
A política de lançamento de novas versões tanto do Fedora quanto do Ubuntu é interessante e, na minha opinião, agrada grande parte dos usuários de desktops – geralmente sedentos por novidades.
Para aqueles que não estão satisfeitos com essa política e gostariam de contar um sistema mais estável e com maior tempo de suporte, vale lembrar que, como de praxe no mundo do SL/CA, existem alternativas. Nesse caso, cito como exemplo o Ubuntu LTS e o CentOS para, respectivamente, Ubuntu e Fedora.
Concordo com o Heitor, acho que para se usar um sistema estável tem que optar por distribuições com qualidade e bem construídas, pois as ultimas versões do Fedora vem ficando degradado e com vários bugs para quem utiliza em notebooks.
O Fedora 8 estava muito bem mas com alguns bugs, agora o F9 é lamentável e ainda possui muitos e muitos bugs para o meu Acer.
Não vou esperar pelo F10 e sim pelo CentOS 6 chegar rápido!
Meu note num é campo de provas e sim de trabalho profissional!
Cara, tenho usado o Fedora 9, e em minha máquina tem rodado melhor que o 8.
Então tá, eu corrijo ;) : O Mandriva atualmente tem duas versões anuais, uma lançada próximo ao final do ano e outra lançada na primavera, que é chamada de spring. Exemplo: Mandriva Linux 2008.1 (spring lançada na primavera de 2008) e Mandriva 2009.0 que será lançada ainda este ano (já foi lançado o beta 1).
Um abraço.
Desculpem, a primavera a que me refiro é no hemisfério norte, mais especificamente na França, dada a origem da Distro, que aliás é muito boa.