Lançado o Big Linux 4.0
“Após 2 anos de desenvolvimento foi lançado o Big Linux 4.0. Além da estabilidade e diversos painéis para facilitar o uso de servidores, conexão discada, configuração de hardware e muito mais essa versão traz uma ferramenta bastante completa para configurar a aparência do sistema, inclusive com opção de escolher entre 8 temas antes de ligar o sistema pelo Live CD. O sistema possui compatibilidade total com repositórios Ubuntu Hardy. Veja mais detalhes no site: www.biglinux.com.br”
Enviado por Bruno Gonçalves Araujo (bigbrunoΘbiglinux·com·br) – referência (biglinux.com.br).
Quero parabenizar o Bruno e a equipe pelo belo trabalho. O Biglinux é uma distribuição excelente, voltada a usuários iniciantes, que não sentirão dificuldades em manuseá-la ou ajustar, se sentir necessidade, ao seu gosto. Mas agrada, também, aos que já tem alguma estrada percorrida no mundo linux! Após experimentar várias distros, das clássicas as remasterizadas, parei no Big e estou feliz!!!
Já baixei e to me divertindo com a estabilidade da nova versão. Aonde eu clico funciona. Parabéns Bruno!
Marlon, Já testei várias distros linux, más quando testei o Big Linux fiquei surpreso com a facilidade do sistema, beleza e praticidade ao instalar programas. É fantástico depois do big linux deichei de usar o windows.
vou baixar e testar agora!
O biglinux é uma das melhores distribuições brasileiras atualmente, composta de um belo visual, boa visualização e uma facilidade impressionante. ela é uma distrito completa recheada drivers para diversos dispositivos (quase tudo ligou funcionou) e diversos programas. se vc quer dar uma conferida em seu site, e veja seção fotos.
esse big linux deve ser muito bom só vejo ótimos comentários dele aqui em casa só não mudei de vez para o Linux por causa da minha multi funcional mas quem sabe funciona com o Big outra coisa ele vem com KDE4?
Windows nunca mais…
Depois de longa caminhada desde o Conectiva Marumbí, eis que me detenho de vez numa distro que vale a pena não só em sua estabilidade, mas funcionalidade e beleza. Todos os meus dispositivos funcionando 100%, de webcam a scaner e impressora pasmem, uma Lexmark. Como uso wirelles aqui, minha realtek está a todo vapor com o módulo ndiswrapper. Essa é a melhor distro para iniciantes também, sem dúvida alguma. Parabéns ao Bruno e a todos os colaboradores!
Felipe,
Ainda não vem com o KDE4, pois como é sabido houve uma mudança relativamente grande do KDE, o que facilita a possibilidade de bugs, assim preferiu-se por o KDE 4, quando ele já estiver um pouco mais amadurecido, no Biglinux5 que virá no final do ano, inclusive, com suporte a multiguagem. Mas o Synaptic pode ser usado par quem desejar o KDE4 no Biglinux4.
Impressionante
Toda release sobre o big linux apareceram milhoes de coments nao registrados falando bem
lol
Meh!
Faz o teste você também e seja feliz!!! Abraços!!!
Uma ótima distro, não uso no dia-a-dia mas já instalei em um micro pra testa-lá e realmente é tudo isso mesmo: funciona tudo.
E sem falar que já salvou varios “sisteminha” aqui no meu laboratorio com o live CD, agora vou te-lo permanentemente em um pen drive ;).
Parabens Bruno e equipe.
eu uso WXP no trab e Vista em casa, mas tenho dual com Ub 8.04. No PC do trab instalei o Big4.
realmente é uma distro mto boa. Ainda estou tendo alguns prob de adaptação, mas penso q são costumes do tempo “next, next, finish”.
pelo menos, em relação ao Ub, usa o ALSA em detrimento do Pulseaudio, então a placa de som no Big roda melhor.
o Big4 é bom mesmo, mesmo para quem ainda está patinando no linux (tive q reinstalar meu Vista 3x em casa nessas tentativas de dual-boot com Ubuntu…)
outra coisa q acho positiva no Big, q ainda não foi comentada, é o fórum: o pessoal realmente ajuda com mta boa vontade.
como toda distro, não é perfeita, mas tem um nível de qualidade interessante, ainda mais se considerar q o Bruno, desenvolvedor master, tem apenas 22 anos e uma longa caminhada pela frente.
acredito q o Big5 pode vir a se tornar uma das melhores distros do Brasil, e vindo multilanguage, terá portas abertas no resto do mundo (pelo menos em Portugal, há vários usuários).
abs.
wally.
O Big não é um Linux qualquer, ele é para ser a sua distribuição final. Já aviso que quando instalar deixe uma partição de testes para outras distros porque dúvido que queiram retirar o Biglinux.
Parabéns Bruno e turma!
“Parabéns Bruno etc”
ehehehe
Digo com boa intuição que a maior parte dos comentários é falso.
E todos são bem íntimos do “Big”
Valdomiro valeu pela explicação vou testar espero que minha Lexmark X1270 funcione
Olá, galera. Tudo bem?
Conheci o linux com o Conectiva3 Guarani e desde então já testei trocentas distros diferentes.
Afirmo a vcs que não há linux melhor que o BigLinux4.
Recomendo que todos os linuxers experimentem e comprovem.
Parabéns, Bruno e colaboradores.
Abraços.
Porque falso, Thiago A.?
Não entendi.
A propósito, qual distro vc usa?
Abração e desde já, seja benvindo ao BL4
:-)
Parabéns! Bruno por este ótimo trabalho, pois das distribuições brasileiras na minha opinião o BIGLINUX e o Melhor e até bate em facilidade muitas distribuições internacional famosas.
olha, participo do fórum do Big e vi muitos q comentam aqui q são de lá.
o fato de não ser registrado aqui não quer dizer q é fake (falso).
aliás, Thiago A., vc tb parece não ser registrado, não seria o caso “do sujo falando do mal-lavado”?
=op
abs.
O BigLinux é realmente um sistema linux completo.
Parabéns Bruno pelo trabalho seja paciente e não desista.
Baixem e testem sem medo o BigLinux é live-cd.
Espero já o BL5 multilinguagem e mais completo.
abraços
liberdade e progresso
Parabéns Bruno pelo lançamento…
Abraços
Thiago A,
Sinceramente, meu amigo, respeito sua “intuição”, mas você afirmar isso só pode decorrer do simples fato de não conhecer o Biglinux, não conhecer o fórum e não conhecer os usuários. Muitos dos que postaram aqui são cadastrado no fórum do Big, e se são a mesma pessoa então dever ter um maluco lá no fórum se comunicando com ele mesmo e resolvendo e dando explicação para ele si próprio a várias e vários meses(?)!!! O Biglinux não é cúmulo da perfeição, claro, inclusive por conta dos problemas conhecidos do (k)Ubuntu (base do Big) muito trabalho precisou ser feito e certamente há ainda por fazer, mas mesmo assim, comparativamente as outras distribuições o grau de satisfação é muito acima da média.
Abraços!
Ué,
Não vi nada de mais na distro, não desmerecendo o trabalho dos desenvolvedores, pois o fomento da adoção do SL é o mais importante. No entanto, não vejo razões para a quantidade de posts de ótimos, bons… ;) temos um bot solto por aqui?
Alias, quando vocês acharem um sistema perfeito, publiquem a notícia, pois nesse dia, vou mudar de área, quem sabe geografia onde não exista um solo perfeito (não ficou tão engraçado ;( )
[]‘z
Milo
Entendo o Thiago A.
A impressão que dá é que não são comentários espontâneos de frequentadores do br-linux, e sim, fãs e usuários do forum do biglinux que vieram dar uma força ao lançamento do sistema, já que lá no post de lançamento tá escrito “Vale tudo, sites da área, sites não relacionados, revistas e jornais impressos, blogs, outros fóruns…”
Vou testar O Big Linux 4.0.
Por R$ 15,00 é CD ou DVD, a qualidade da embalagem é boa?
O preço é fixo comprando em maior quantidade?
Gostei do layout do site, mas senti falta de uma imagem da embalagem, um modelo…no estilo do site do Ubuntu, procurei no forum do Big Linux também.
Aqui, trabalhamos com Ubuntu em equipamentos desktop, servidores a predominância é Red Hat aqui na região, o suporte deles é melhor do que um nativo, Turbo Linux.
Parabens, espero que todos vocês crescam (em todos os sentidos) da equipe Big Linux, e quem sabe qualquer hora temos uma empresa nova no mercado.
Força!!!
Milo, nenhum de nós disse que ela é de outro mundo, mas… onde vc instalou o Big reconheceu todo hardware? as facilidades de gerenciamento, o que achou delas? O que você considerou que não é nada de mais? A quanto tempo está usando?
Mvnascimento, quando outros freqüentadores do Br-linux, além dos que já conhecem o Biglinux, instalarem poderão opinar com propriedade também, por enquanto isso só pode ser feito por quem conhece o sistema, é natural que seja assim, o estranho seria se o pessoal que conhece viesse aqui para falar mal. É saudável que quem conhece o Big, em qualquer lugar que ver a notícia e tenha oportunidade de falar, retrate suas impressões do mesmo. Ou o normal seria nenhum de nós falar nada? Será que era para esperarmos que quem não conhece falasse a respeito?
Marcos, considere que quem está se propondo a enviar os CDs (que diga-se de passagem não sou eu), não o faz de forma empresarial, ou seja, não tem uma logística dando suporte. O cara vai comprar o CD (talvez precise de passagem para ir comprar), vai gravar o CD (um trabalho simples, mas digno de reconhecimento), vai embalar (idem anterior), vai levar aos correios (talvez precise de passagem para isso), e pagar as custas de envio, acho plausível que o que sobrar, sanada essas dessas despesas, seja uma pequena forma de compensar o trabalho. O lance da quantidade seria interessante perguntar diretamente a ele.
“o estranho seria se o pessoal que conhece viesse aqui para falar mal. É saudável que quem conhece o Big, em qualquer lugar que ver a notícia e tenha oportunidade de falar, retrate suas impressões do mesmo.”
Valdomiro, não concordo com essa afirmação. O estranho é ter tido somente comentários extremamente positivos. No lançamento do Ubuntu, foram várias comentários com críticas ao sistema, que inclusive acho válidas. Será que o Biglinux não tem nenhuma falha? Não acredito nisso, então, porque nenhum usuário que passa por algum problema, por mais banal que seja, não veio até aqui para comentar. Acho que esse é o ponto que o Thiago estava colocando (eu não acho que os comentários sejam falsos, ok?).
Agora, se a distro está tão redonda assim, vou até baixar para experimentar…
Onde eu acho os pacotes de código fonte e os build scripts?
Nunca consigo achar isso em distros base Debian/Ubuntu.
Mvnascimento, realmente, como eu disse antes a distro não é perfeita, até porque é baseada no Ubuntu, a qual teve as críticas que você citou. A razão porque usuários acima preferirem o Big é a constante busca pela perfeição, que talvez nunca seja alcançada, mas ao menos é tentada. Basta ver no fórum as postagens pedindo ajuda para ver que há trabalho a fazer. Eu diria até que o BigLinux3 está mais “redondo”, levando em conta as épocas de lançamento, que o 4, mas ainda assim o 4 está excelente. No mais tá tudo na paz! Quanto testar posta aqui e/ou no fórum. É importante essa visão que você externou e o Biglinux só terá a ganhar com tuas observações. Valeu! Abraços!!!
À aqueles que falam mal do Big Linux, sem antes ter experimentado:
Eu posso sim falar da minha experiência com o Ubuntu, pois tentei instalar o 7.04 ; 7.10 e o 8.04, todos eles deram algum tipo de problema que não teve jeito, principalmente internet discada, bagunça de acentos, sistema de segurança bloqueando o acesso, etc, etc, desisti; passei por Kurumin 5 ; 6 e 7, o que funcionou melhorzinho foi a versão 5, mais problemas…fui para Dreamlinux 2.2 , bonito, sofisticado, internet discada ligava e desligava cada 10 segundos entrando em loop doido…Dreamlinux 3.1 não reconhece o monitor e todas as lâmpadas do monitor piscam feito árvore de natal…Famelix XP, problemas na instalação, não funciona o som e não reconhece o modem da internet discada…Famelix Vista, não reconhece o modem e bagunçou meu GRUB (dual boot), que tive que reconfigurar na munheca…Resulinux, bagunça de acentos, Fénix Revolution, não reconhecia meu pendrive e problema com internet…
Parti para Big Linux 3.0, CD que estava guardado no fundo da gaveta, instalei de primeira, reconheceu no ato o XP, configurou direitinho o GRUB (dual boot), e em 5 (CINCO) minutos configurei minha internet discada que tentei por duas semanas no Ubuntu…
Lógico que a perfeição nunca será alcançada em nenhuma área do conhecimento humano, porém andar em busca dela já é um bom caminho…e o Big Linux está nesse caminho…
XP pirata nunca mais, fico com o Big Linux, que é nosso…
Sou suspeito para falar já que sou usuário do BIG Linux desde a versão 3.0, quando essa foi lançada.
Esta versão 4.0, das quais testei todas as versões de teste, ficou cada vez mais estável e o nível de compatibilidade é realmente assombroso. Mas o melhor de tudo são as ferramentas de configuração fáceis de usar, a seleção de programas, a quantidade de temas, a organização dos menus, a leveza. Realmente é um grande trabalho, e tenho muito a parabenizar, não só ao Bruno, mas a toda a equipe do BIG Linux.
Vou Abaixar, Parabens aos Desenvolvedores e aprimoradores e toda equipe em Geral. Farei novos post do uso.
Deus abencoe a todos.