Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado KDE 4.2 Beta 1

“A Comunidade KDE anunciou hoje a disponibilidade imediata de “Caterpillar”, (também conhecido como o KDE 4.2 beta 1).

Essa é a primeira versão teste do novo KDE 4.2 desktop. Caterpillar visa ajuda de users e revisores. Deverá fornecer um sólido fundamento para relatar bugs que precisam ser resolvidos antes de o KDE 4.2.0 é liberada. Usuários podem usar essa versão beta para obter uma primeira impressão para o futuro KDE 4.2. A área de trabalho prevê melhorias significativas em todo o ambiente de trabalho e aplicações. Com 885 bugs fechados na semana passada, a comunidade KDE está agora em modo bugfixing , a fim de proporcionar um bom KDE 4.2.0 para usuários finais no final de janeiro.”

Enviado por JasonnFedora (jasonnfedoraΘgmail·com) – referência (jasonnfedora.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 10:41 am

    Estão prometendo a volta de muitas opções que desapareceram na passagem do 3.5 pro 4. Vamos ver. Até agora, estou com um pé atrás e não instalei nenhuma distro com KDE4…

    “Até agora, estou com um pé atrás e não instalei nenhuma distro com KDE4″ (2)

    Tem que implementar muita coisa ainda pra eu querer usá-lo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 11:08 am

    Pelo menos o diálogo de impressão voltaram muita coisa que tinha sumido na versao 4.
    O que me faz mais falta é o kmail e o amarok novos importarem os dados do antigo.

    to usando desde a versão 4.1.1 no meu gentoo e digo: totalmente usável!

    vamo ver se vão corrigir os bugs ridículos que ainda existem… mas comparando esse novo kde com o velho 3.5 sem dúvidas fico com o novo.

    Dm7 (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 11:22 am

    Acho a versão 3.5 muito mais funcional e prática. Por exemplo, por que é tão difícil resolver deixar seus atalhos na área de trabalho? Dá a impressão que a versão 4 é mais nova, mas a 3.5 é mais usável.

    Luís Antônio (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 11:33 am

    Pra mim a versão 4 só é bonitinha. Dá pra comparar com um produto que possui uma embalagem sedutora mas “por dentro” não tem quase nada.

    A versão 3.5 ainda vai conviver por algum tempo com a 4. Ainda me lembro quando a versão 3 do KDE foi lançada. Na época do lançamento o KDE 3 representava uma clara evolução do KDE2, principalmente nos seus recursos funcionais, o que não ocorre com o 4. Muitas coisas que são bastante práticas de fazer utilizando o KDE3 são até meio “chatas” de se fazer no KDE4, como os ícones da área de trabalho por exemplo. Eu também não gostei do estilo de menu que é utilizado por padrão. Tirou toda a praticidade do menu existente no KDE3. Enfim, só pra concluir, o KDE4 “pode” ficar melhor com o passar do tempo, mas não acredito que terá o mesmo nível de usabilidade da versão 3, a não ser que mudem a linha de desenvolvimento, deixando a beleza um pouco de lado e focando na facilidade de uso e aprimoramento dos recursos do ambiente.

    Luiz (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 11:44 am

    Até hoje fico me perguntando por que os desenvolvedores do KDE fizeram esta lambança toda com o kde 4. Anteriormente, utilizava, pela sua praticidade o KDE 3.5. Agora só uso o Gnome. Do KDE atual eu quero é distância. Parece um Vista piorado.

    Embora eu ainda use o KDE3 em casa – bem como o enlightenment, windowmaker e xfce, dependendo do meu humor :-) – onde estudo uso o KDE4. Inclusive estou postando este comentário no konqueror4 num debian com o kde 4.1.2.

    O que eu achei? Bem, na máquina em que estou rodando ele está muito lento. Vejam bem, é um Athlon XP 2600 com 1GB de RAM. Os efeitos gráficos – uma nvidia fx 5200 estão rodando muito bem, embora com um desempenho muito inferior do que o compiz (tá, isto é um problema no X e no driver da nvidia).

    O ambiente demora um século para iniciar (mais de 25 segundos), e assim que carrega ainda fica mais uns 7 segundos iniciando outras bobageiras (sim, o problema de iniciar programas do kde3 é do debian, e por mais que eu clique em “não iniciar automaticamente” o programa inicia :-)).

    Estranhamente ele parece rodar mais lento do que numa outra máquina aqui, com 768 de RAM e um processador mais fraco, o que em leva a crer que o problema não esteja NO KDE4, mas NESTE KDE4 :-)

    Mesmo assim notei que as coisas no KDE4, em todas as instalações que vi, não rodam de maneira fluida, mesmo em computadores mais parrudos. Podem ver. Abram um programa qualquer, como o dolphin. Percebam que há um tempo entre o aparecer da janela e o aparecer de cada widget. Ou mesmo ao clicar num menu, percebe-se que eles não aparecem de maneira fluida, como no KDE4, no GNOME ou mesmo no WIndows ou OS X.

    Ah, a “systray” ainda não está funcionando no plasma (dizem que será resolvido no KDE 4.2), além de outras coisinhas que me incomodam, como o diálogo “executar” que demora muito para aparecer (para quem não usa menu o “executar” é essencial :-)), além de ser muito pouco visível na tela, e os efeitos de “autocompletar” também não rodam de maneira fluida.

    Reclamando? Não. Gosto muito do KDE, embora precise de um “algo mais” para eu usar o 4 (amarok e mais temas?). EM minha opinião o pessoal do KDE deveria olhar outros ambientes como o Enlightenment 0.17 e “se inspirar” em algumas coisa que ele tem , como um conceito diferente de desktop virtual, onde cada um pode ter suas própria barras, papel de parede, etc. Ou mesmo no diálogo executar dele, que é o melhor que já vi, além de ter efeitos gráficos muito bonitos (como tudo no e17) e que são fluidos e rápidos mesmo em máquinas mais antigas.

    Aliás, até troquei o atalho do diálogo executar do KDE que uso em casa pelo Alt+ESC, pelo costume em usar o enlightenment, além de ter banido totalmente aquele monte de ícones na área de trabalho. Agora tá tudo vazio :-) Acho que é uma preparação inconsciente para usar definitivamente o KDE4 :-)

    Espero que o quanto mais cedo o pessoal do KDE pare por um tempo de adicionar novas funcionalidades no ambiente para focarem seus esforços na questão do desempenho. Em épocas de “boot em cinco segundos” não dá para desperdiçar nenhum segundo.

    Ah, só uma observação: os jogos do KDE4 são os melhores jogos padrão que já vi em minha vida. Muito legais e bem-feitos mesmo.

    Quanto ao visual, Windows Vista fez escola :-) Um belo tema, mas não muito original.

    (abas no dolphin?)

    Suhanko (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:05 pm

    Pois é. Eu também migrei para gnome e pelo visto vai demorar pra eu querer KDE de novo.

    Na minha opniao, o kde 4, desde a versao 4.1.* eh bastante utilizavel e já supera a versao 3.5.* . E sinceramente, com a diversidade de programas que existem hoje, o menu antigo era inutilizavel. Agora tudo que uso na maior parte das vezes já esta em favoritos, quando não, digito no search e acho logo, ou vou nos “usados recentementes”.
    O kde da serie 4.0.* estava realmente bastante bugado, talvez por isso a má impressão (a primeira impressão é a que fica?) e algumas distribuicoes erraram ao colocarem ele como desktop padrao.

    Mas agora as coisas já estão boas e, na minha opinião, essa resistencia que ainda existem por partes das pessoas, é algo natural, conservadorismo, sem nenhum grande motivo aparente.

    De qualquer forma, se o kde nao mudasse, ja existiriam pessoas reclamando e dizendo que “o kde eh sempre o mesmo”.

    Enfim, essa mania da “comunidade” de criticar que a gente já conhece.

    Abraços!

    Ah, e ando brincando também com a duplinha qdevelop+designer. Realmente os dois juntos formam uma equipe muito poderosa, embora o qdevelop ainda tenha alguns bugs e lhe falte algumas funcionalidades. O único problema é que algumas vezes aparecem alguns :w! no meio do código :-)

    Parece que está realmente mais fácil desenvolver para o KDE4 com o Qt4. Espero que a dupla dê frutos.

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:22 pm

    Por incrivel que pareça eu tinha instalado o KDE 4.1.2 numa maquina Pentium 3 750 com 512 de memoria e te garanto mesmo, funcinou perfeitamente e não esta lento como no seu atlhon. Agora irei formatar e colocar o Fedora 10 que ja tem atualização para a versão 4.1.3. Em relação a beleza acho que o pessoal do KDE foi a unica equipe com coragem de mudar algo e obviamente sabemos que ainda tem muito o que melhorar mais esta sim totalmente funcional. Eu indico sim o KDE 4 para qualquer pessoa.

    Tambem nao notei perda de performance com o kde 4, talvez seja algo do debian. Para nao dizer que nada ficou mais lento, realmente a parte de login eu senti uma velocidade um pouco menor em algumas distribuiçoes. Embora no fedora 9 realmente eu nao tenha achado qualquer diferença.

    Abraços!

    Marcolino (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:51 pm

    Então o KDE 4.2 está nascendo! Acho isso o máximo. Como meu openSuSE está prestes a sofrer um upgrade para 11.1 ( isso, faltam poucos dias para sair a nova versão ) me sinto tentado a testar o KDE 4.2!

    Sempre fui usuário do KDE mas, desde o lançamento da versão 4, migrei para o Gnome por conta da estabilidade e da evolução dos recursos.

    Bom, encurtando. Espero que o KDE 4.2 seja finalmente o KDE que me acostumei a usar: estável, inovador, rápido e belo!

    cristo (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:54 pm

    Muitos dos comentários anteriores que criticam a nova versão e por pura resistencia.

    Mas falando sério o kde 4.1.x para mim é o melhor desktop já feito, leve funcional e com recursos a beça, pena que o Amarok 2 ainda está em beta, mas com toda certeza não volto mais para a série 3.5, pois a série 4.1.x está extremamente produtiva, além de os efeitos de composing dar uma leve noção de velocidade.

    Problemas? sim tem, no caso ainda precisa ser corrigidas algumas arestas, mas de resto é só elogios.

    Quando lançarem a versão 4.2 com toda certeza eu vou usar.

    E sobre o DR17 desde o inicio sempre foi uma idéia inovadora, contudo volátil pois ainda não está no seu ápice. Vou testar novamente o DR17 para ver a evolução que houve.

    miranda (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:58 pm

    Não entendo esse pessoal “migrando” por causa do KDE 4. Melhor falar logo que quer usar outro WM, fica mais bonito. A série 3.5.x AINDA está sendo mantida, portanto a desculpa é infundada.

    Instalei o KDE 4.1.2 no OpenSUSE pelo one click e em termos de desempenho foi melhor que o 3.5.10 mas ainda falta muito pra chegar ao nivel de funcionalidade do mesmo.
    Não gostei daquele menu padrão que vem nele (acho que é do OpenSUSE), instalei numa maquina de testes o Mandriva 2009 e achei mais pratico o esquema de menu que ele utilizam como padrão.
    Pena que as distribuições que estão por vir estão utilizando o KDE 4 como unica opção em termos de escolha, dificultando a vida de quem quer continuar no 3.5.x (como eu).

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:05 pm

    Ah por favor, o KDE3 era horrível, centenas de ítens nos menus, milhares de botões para todos os lados, uma interface extremamente poluída, eu tinha que ficar uma semana inteira para limpar todo o lixo e deixá-lo usável como o Gnome

    Agora o KDE4 está muito melhor neste quesito, muito mais limpo, mais elegante e com várias funcionalidadezinhas pequenas que ajudam na usabilidade, como o renomear múltiplos arquivos, o agrupar por data, o applet de “new devices”

    É uma pena que alguns aplicativos ainda continuam com a mentalidade antiga de milhares de funcionalidades ao contrário de uma interface refinada e usabilidade, como é o caso do Konqueror e do KDEPIM, mas como não os uso, não tenho problemas quanto a isso.

    Só sei que abandonei o Gnome e simplesmente não consigo usar mais o Nautilus depois que eu conheci o Dolphin. O menu novo também que eu odiei no começo é muito bom, também não fico mais sem, bem como o krunner, que além de muito bonito é muito prático

    Enfim, a equipe está de parabéns, se ficarem querendo agradar os usuários antigos que adoram uma complexidade e interfaces poluídas, só vão estragar o trabalho deles

    Dm7 (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:06 pm

    Marcus,

    Respeito a sua opinião. Mas falando em convervadorismo, eu achei que o kde4 está mais conservador em relação ao 3.5, minha opinião.
    Abs,

    @Dm7

    Ok!

    @Dm7

    Ok!

    Abs, fica com Deus!

    Fellype (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:18 pm

    O KDE 4 traz várias mudanças de conceito em relação ao 3. Não tive muito tempo para testar o 4, mas mesmo assim deu pra notar que nem todos os atrativos que me fizeram optar pelo kde, ao invés de outros WM, estão presentes nesta versão.
    Bom, talvez seja só uma questão de se acostumar com as coisas novas, mas pra isto eu vou precisar de algum tempo e espero que as distros que uso mantenham mais um pouco a versão 3 em seus repos.

    Beto (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:42 pm

    O KDE4 teve que dar um passo atrás para poder dar vários à frente. Seria trabalho posto fora simplesmente portar todas as funcionalidades da série 3 sem adapta-las para as novas tecnologias (Phonon, Solid, Plasma, Akonadi, etc…). Fazendo as coisas funcionarem da nova forma, veremos um progresso em várias áreas, não só no desktop, mas no sistema operacional inteiro (facilidade de implementar coisas realativamente simples como em outros SOs proprietários), além de permitir um interoperabilidade entre aplicações não vista antes no Linux.
    Só que ‘importar’ as funcionalidade antigas para as novas tecnologias e conceitos do KDE4 leva tempo, e só começaremos a ver mesmo a partir de agora.
    Acho que valeu a pena tudo feito para o KDE4, e veremos resultados muito interessantes à médio e longo prazo.

    weber jr (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:45 pm

    Coisa chata essa ladainha dos ícones no desktop.

    Primeiro que nem era pra existir mais isso, pois mudaram o conceito.

    Mas depois de todo xororô que houve, fizeram aquele plasmoid que faz isso praticamente direto. Foi feito para mostrar conteúdo de pastas em geral, mas acho que tiveram de aguentar tanta reclamação que deixaram bem na cara um checkbox para que se mostre direto o conteúdo da pasta desktop.

    O Menu principal eu estranhei muito, talvez seja costume. Mudei para modo clássico e vi que realmente ele está com programas demais(Fedora 10), talvez tenha chegado a hora mesmo de reorganizar.

    Para mim o que falta mesmo é portar mais aplicativos. E pronto, o KDE novo está muito bom. A arquitetura dele parece muito melhor planejada.

    Quando se popularizar mais e tivermos mais plasmoids, vai ser muito legal.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 1:56 pm

    O KDE está muito pesado e tem problemas de funcionalidade.São muitos recursos especiais que o usuário nem precisa.Acaba atrapalhando.Olhem o windowz ,o pessoal usa aquela barra de tarefas de 7 anos e nem liga.

    O Gnome está seguindo o mesmo caminho infelizmente.Eu gostaria muto que existisse um wm que tem a funcionalidade do gnome ,mas só usa 128 de ram.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 2:03 pm

    Eu acho que se não tivessem mudados as coisas o pessoal tava reclamando que ele não evoluiu. Agora que mudou tem gente que não gosta :-P

    Eu notei que antes do Kubuntu 8.10 o KDE4 estava lento mesmo. Não sei se era alguma opção que o pessoal usava durante a compilação, mas que era mais lento era. Ele tinha uma dificuldade na inicialização para carregar aplicativos do KDE3. E ainda tem um pouco. Infelizmente eu não pude testar o Kubuntu 8.10 no meu Athlon 2600xp, que usava KDE3 desde o Kurumin 1.2 (vixe, faz tempo…), por muito tempo. Minha amada A7n266vm, depois de uma longa agonia, finalmente se foi… Agora estou com um Phenon X3 e não posso dizer com 100% de certeza se o aumento de desempenho com o Kubuntu 8.10 foi com esse processador novo ou se foi com pacotes melhor elaborados.

    Eu ainda sinto muita falta de vários recursos do KDE3 que ainda não foram implantados. Mas acho que o KDE4 irá se tornar um referência em interface gráfica num futuro próximo. Ele possui conceitos muito bons e que ainda não estão 100% desenvolvidos. O novo Menu K, por exemplo, é sim uma evolução. No começo eu estranhei muito e não gostava, mas depois de alguns dias de uso eu passei a apreciar o seu conceito. Não é perfeito ainda, como a questão de ter que clicar para usar os menus laterais (poderia ser automático), mas o conceito dele no geral é bom. E ele também não é o único. Existem projetos de outros menus por aí. Existe sim uma necessidade de usar um menu mais inovador do que o Iniciar lançado no Windows 95…

    Quem gosta do KDE3 pelos recursos ainda irá migrar alegremente pro 4, é só esperar um pouco. Quem se desviou para o mau caminho (Gn…) ainda voltará para o seu bom pastor :-P

    PS: O Dolphin mais novo tem abas sim.

    Aiai, o velho argumento “o ser humano é resistente à mudança”…

    @Clésio Luiz, existe um menu para o KDE4 que não precisa clicar. É o Lancelot, e acredito que faça parte da instalação padrão do KDE4:
    http://lancelot.fomentgroup.org/main

    Obs: já rodei o KDE4 numa máquina virtual com 128MB de RAM. Não roooodou, mas funcionou :-)

    Opa, o link: http://lancelot.fomentgroup.org

    Curioso (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 2:31 pm

    Eu sempre fui defensor do KDE, e nunca gostei do Gnome. Testei o KDE até a versão 4.1.2 no Arch, achei leve, rápido mais notei a falta de aplicativos nativos o que acaba o deixando mais lento por ter que usar aplicativos e libs da versão 3.

    Mas por curiosidade fui testar o Ubuntu 8.10 com Gnome e para a minha surpresa achei o mesmo ótimo, rápido, leve, bem integrado e agora virou a minha distribuição padrão.

    O que faz o ambiente gráfico ser melhor é a adaptação da distribuição, com aplicativos bons e integrados, isso faz muita diferença e neste quesito o KDE 4 ainda peca e muito.

    Resumindo, para o usuário tanto faz KDE ou Gnome o importante é ter uma distribuição bem feita, com boa usabilidade e bons aplicativos.

    Foi isso que aprendi nestes 3 anos que utilizo o Linux.

    Grobsch (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 2:35 pm

    É por essas e outras que eu uso Xfce…
    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Thiago A. (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 2:57 pm

    Usei o kde 4 por alguns meses, mas deixei de usar porque o driver da nvidia fica ruim no sistema, mesmo com ajustes especiais (gambiarras). Espero que com o lançamento dessa nova versão, os desenvolvedores da nvidia tomem um estímulo pra resolver esses problemas.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 3:23 pm

    Eu vou continuar com o meu openSUSE 11 com KDE 3.5 ainda por muito tempo, não tenho pretenção nenbhuma de migrar para o KDE 4, eu simplesmente não gostei.Eu prefiro usar o Gnome do que o KDE 4.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 3:48 pm

    Bem, só um aviso, KDE3.5 tem prazo de validade, se alguem não pretende migrar para o 4 então é bom mesmo procurar outro WM.

    De minha parte estou usando o kde4 no mandriva 2009 beta e no numa instalação sem atualização do arch (kdemod4 logo que saiu) e vão muito bem ambas, e são ainda versões que vem logo após o release do 4.1.

    De inicio algumas coisas me causaram estranheza, mas agora, coisas como o menu novo, se mostraram muito mais pratico que outros menus que tem por ai. Engraçado que o menu que foi escolhido para ser o oficial mesmo do kde4 não pegou, a ultima vez que fui ao site tinha apenas uma versão 0.1 que conflitava com qt4, mas este, como está, me supriu bem.

    Bem, como estou sem tempo até de dar uma atualizada na distro que está instalada, vou esperar sair alguma mídia das distros que uso com esta versão nova para eu atualizar as coisas por aqui. Vamos ver.

    Marcelo (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 3:51 pm

    Thiago, o problema deve ser da sua distribuição. Uso o driver da nvidia no Mandriva e nunca tive nenhum problema. Inclusive, acho que o KDE4 tá mais rápido/leve que o 3.5.10 que eu usava antes…

    dk (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 3:54 pm

    chemonz diz:
    to usando desde a versão 4.1.1 no meu gentoo e digo: totalmente usável!

    vamo ver se vão corrigir os bugs ridículos que ainda existem…

    Totalmente usavel com bugs riduculos? Estranho né.
    Usei o kde 4.0 somente, achei muito legal mas ainda demora para substituir o 3.5

Este post é antigo (2008-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.