Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançada a nova versão do Sidux, codinome Ourea

“A arte em forma de sidux: tenho o prazer de anunciar que acabou de ser lançado a versão final do sidux 2008.3 , codinome ourea. Na versão em português do Brasil e português de Portugal. Leiam as informações detalhadas no fórum.

Baixem e experimentem é simplesmente líndissimo o visual, fora as qualidades do sidux que todos conhecemos (leveza, modernidade e beleza) aliadas ao debian “unstable”. Baixem logo e coloquem os seus screenshots na área que reservei para mostrar os seus destops no forum do sidux (comunidade da língua portuguesa). Um grande abraço.”

Enviado por Otto Sá (ottosaΘgmail·com) – referência (sidux.forumeiros.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gerson (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 2:49 pm

    Muito bom mesmo pena que não tem a versão Gnome.

    Esse troço de codinome e subdistro ou sei lá como chamar só serve pra atrapalhar a vida dos usuários, preciso pesquisar alguma coisa pro meu Kubuntu e por vezes tenho de procurar por “não-sei-o-quê kubuntu 7.04″, “não-sei-o-quê ubuntu 7.04″, “não-sei-o-quê kubuntu já-nem-me-lembro” e “não-sei-o-quê ubuntu já-nem-me-lembro”. Como GNU/Linux ainda não é suficientemente confuso em termos de opção o pessoal trata de complicar ainda mais que é pra ver se consegue que ninguém use.

    Robson André (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 4:07 pm

    pena que o kernel não tem suporte para os drivers proprietários da ATI, com driver aberto eu não tenho aceleração em 3D :( , lembro que com a versão anterior tentei de tudo que sabia pra fazer funcionar.

    “ATi Radeon graphics:
    3d acceleration for older cards up to r35x should work with free drivers, newer Radeon X1xxx cards need non-free drivers for accelerated performance, which currently aren’t compatible with current kernels.”

    jotaB (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 4:09 pm

    O sidux, salvo engano, é uma dissidência do excelente Kanotix, não é? Os desenvolvedores se revoltaram contra o Kano, considerado muito teimoso e partiram para esse novo projeto. Resultado: o Kanotix morreu e o sidux cresceu.

    É um ótimo sistema operacional e sempre tem os pacotes mais recentes porque é baseado no Debian sid. Basta instalar uma vez e depois ir atualizando por um script chamado smxi e nunca mais é necessário instalar as novas versões. É o que se chama “rolling-não-sei-o-que”, adotado também pelo Slackware e o Gentoo.

    O Pato Louco (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 5:15 pm

    E vamos a mais uma distribuição. Estou criando a Crazy Dark ela é maravilhosa e o tema é um CISNE BRANCO.

    ceti (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 6:31 pm

    @Robson André:

    Tem suporte, sim, aos drivers proprietários da ATI. A instalação é feita através do script “smxi”. Procure no Manual o capítulo sobre ele para saber como instalá-lo e rodá-lo.

    @O Pato Louco:

    o sidux não é “uma nova distro”. Sua primeira versão saiu no primeiro trimestre de 2007 e depois disso têm saído versões novas regularmente.

    Vou dar uma pesquisada para ver se tem suporte ao wireless com placa atheros. Estou utilizando o Ubuntu 8.04 agora, mas talvez o sidux seja uma boa alternativa.

    Bom, pelo que vi no site, há suporte a computadores com drive atheros sim. Yes! Vou baixar ainda este final de semana para testá-lo.

    Robson André (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 9:52 am

    @ceti

    “Tem suporte, sim, aos drivers proprietários da ATI. A instalação é feita através do script “smxi”. Procure no Manual o capítulo sobre ele para saber como instalá-lo e rodá-lo.”

    sim sim, já tinha tentado pelo smxi tbem, o script é bem pratico, tentei as varias versoes do driver, mas qdo dava um fglrxinfo ainda continuava o driver vesa.

Este post é antigo (2008-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.