KDE e GNOME anunciam que realizarão em conjunto suas conferências de 2008
Sebastian Kuegler, do KDE, enviou ao BR-Linux o link para o comunicado em que os responsáveis pelos projetos KDE e GNOME anuncim que vão realizar em conjunto, pela primeira vez, suas conferências anuais de desenvolvedores – Akademy e GUADEC, respectivamente.
A expectativa é reunir cerca de 800 participantes, tornando o evento conjunto em um dos maiores encontros de desenvolvedores de código aberto do mundo.
Saiba mais (ev.kde.org).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-04-23
É uma ótima notícia e certamente trata mais interoperabilidade entre os ambientes gráficos mais usados atualmente no mundo livre.
Eu gostaria também de ver mais integração entre suas maiores vitrines, Kubuntu e Ubuntu, respectivamente. Explicando melhor, no Kubuntu eu não encontro vários menus disponíveis no Ubuntu. Isso atrapalha bastante e por isso eu acabo usando o Ubuntu mesmo tendo mais afinidade pelo KDE. Bem mais isso é uma outra discussão.
Outra coisa boa é que ambos os projetos estão usando agora bastante SVG e isso também abre mais chances de integração dos ambientes.
eu acho q vai rolar é muita pancadaria nerd! hahahahaha
Ótimo ver dois projetos “concorrentes” colaborando.
Silveira, isso não tem Ubuntu nem Kubuntu no meio ;)
É somente KDE e GNOME, quero ver os dois ambientes interoperando, pq quem não se lembra do menu do KDE bagunçado quando se tinha um GNOME??
Espero que consigam conversar, mesmo acreditando na briga de NERDs, pois eu mesmo não sou muito chegado no GNOME :P
Abraços
Hehe. Briga de NERDs…
Boa notícia, embora possam rolar algumas farpas, mas a interação de qquer forma é salutar … a notícia relata algo sobre KDE e Gnome, nada de Ku…, Ub…, Xb… e mais clones variantes …
e eu não sou chegado no KDE, :P
Silveira, o Kubuntu não é, nem de longe, a maior “vitrine” do KDE. Certamente quem tem o garbo e elegância para ocupar este posto é o (Open)?Suse.
Suse? Acho o Mandriva.
O tenchi esta certo, boa parte dos dev`s do kde usam opensuse.
Essa conferencia sera muito boa, principalmente para o projeto kde-pim que esta tentando colocar o akonadi que provavalmente tambem rodara no gnome.
Só uma correção: isso não será feito em 2008, e sim, em 2009.
Interessante seria se o GNOME passasse a usar a Qt.
A batalha dos nerds! heausehu
qtware,
e porque não seria interessante se o KDE passasse a usar GTK,
cada besteira que aparece hehehe,
Considero ótimo termos o KDE e o GNOME, te dá liberdade de escolha, cria competitividade e ai por diante
Não tenho nada contra o KDE e nem contra o GNOME.
Tanto que uso as duas interfaces no Mandriva.
Cláudio Martinelli,
Porque o GTK é pesado e tem poucos recursos. Há relatos de que o XFCE está mais pesado que o KDE4.
qtware,
gtk é pesado mesmo
java é pesado
python é pesado
ubuntu é pesado
qt é bom
c é bom
slackware é bom
adoro sofrer!
me batam, por favor!
Acho que isso é para os user Linux não sentirem a difença nas duas plataformas em questão.
Por exemplo se eu em casa uso KDE e vou para o trabalho que usa GNOME eu não irei sentir a diferença.
engraçado tem coisas no gnome que me fazem falta no kde e coisas do kde que me fazem falta no gnome, acho que citando faria um lista e tanto:
+ A Capacidade de renderização em tempo real que a enginer GTK+ proporciona, quer dizer muitas mai rápida que o Qt.
+ A limpeza e organização de código que possui o Qt, de forma que se torna prazeirosa a programação, sem contar que é bem menos redundante que a GTK+.
+ A grande capacidade de busca do gnome, já que dentro do nautilus (ou em qualquer outra área do gnome), caso tenha que buscar qualquer coisa só precisa digitar o que procura.
+ A leveza do KDE que está muito além do gnome.
e por ai vai, ambos bons desktops em seus pontos…
cristo, o Qt4 melhora essa questão de renderização, que era um pouco problemática na versão 3 do Qt. Qt4 está renderizando bem mais velozmente que o Gtk. A versão 4 do Qt teve realmente muitas melhorias em todos os quesitos.
O Gtk só tem caminhado para ficar mais lento. Os primeiros Gtk da série 2 eram bem velozes e leves, mas depois o projeto ficou com frescura aqui, usa Cairo ali, e foi ficando cada vez mais pesado e lento.
Antigamente meu toolkit preferido era o Gtk, mas agora tenho de assumir que o Qt passou a frente e fez o Gtk comer poeira. E o Gtk começou a correr pra trás.
De qualquer maneira, parece que atingiremos a tão almejada “padronização” dos desktops Linux sem perdermos a individualidade. Não precisamos de discussões acaloradas de quem é melhor nisso ou naquilo. Precisamos que tudo FUNCIONE bem. E estamos chegando lá. Linux rocksteady e com funcionalidades, menus e visuais parecidos… me parece uma boa conquista rumo à grande massa.