Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE 4.1 – Mudanças radicais no ambiente

“Como um usuário assíduo do KDE e o mais importante fiel, não poderia deixar de fazer um artigo falando sobre as diferenças do KDE 4.0 para a versão KDE 4.1.1 Eu realmente me sinto feliz em ver que agora não tenho mais um ambiente Desktop estático, sem graça e sim um ambiente bem polido, com funções interessantes para o uso no dia a dia. Vamos ver as novas Funções e o que mudou.”

Enviado por JasonnFedora (jasonnfedoraΘgmail·com) – referência (jasonnfedora.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jason, eu ainda não diria que está tão polido assim, ainda enfrento problemas com relação a parte gráfica, quando rodo o OpenOffice por exemplo o desktop fica completamente instável e deformado. Alias, os próprios desenvolvedores do KDE estão reclamando bastante do ambiente gráfico, dizendo que só agora que estão explorando bastante o xorg e compiz é que se encontra as fragilidades das aplicações.

    Plasmoids praticamente deixaram de existir após o kde 4.1, instalação automática, mesmo através da internet, não funcionam.

    O ambiente é muito bom e tem futuro, mas tem um looongo caminho a percorrer.

    Particularmente sempre gostei das customizações que a Mandriva faz no KDE, na distro ele fica, além de agradável, mais estável.
    Ainda estou na expectativa de utiliza-lo mas vou esperar uns dias mais para fazê-lo com o MDV 2009.0.

    abcd (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 1:34 pm

    Pelo que experimentei no kubuntu com kde 4.0 e no zenwalk com kde 4.1 há muuuuuuita titica para retirar.

    Há cada bug monstruoso para corrigir que nem falo.

    Por isso fiquei com o KDE 3.5.10…

    Yan (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 1:40 pm

    Espero ainda continuar tendo a opção de usar o KDE 3 nas atualizações da distribuição que uso. Atualmente uso o Mandriva 2008.0 como padrão e já instalei como teste a Mandriva 2008.1 que vem com KDE3 como padrão e o KDE4 para teste.

    Gostei deste formato do KDE4, mas espero que a versão do Mandriva 2009.0 (que deverá ficar disponível já neste mês de outubro) também tenha o KDE 3 como padrão e o KDE4 apenas como opção.

    Já testei e achei o KDE$ bonito, mas achei que ficou lento prá minha máquina e há uma série de opções do KDE3 ainda não disponível no KDE4. Dizem que está bem melhor no KDE 4.1.2. Espero que sim.

    Mas não estaria o KDE4 comentendo o mesmo equívoco do Windows Vista de cuidar muito da aparência e correr o risco de ficar pouco prático e pesado?

    O Jornalista Luis Nassif que o diga:
    (22/10/07 07:36 – Quero meu XP de volta) http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=4659

    (24/10/07 12:53 – Quero meu XP de volta-2) http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=4694

    (11/11/07 21:04 – De volta ao meu aconchego) http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=4896

    Achei bonito o KDE4, mas quero antes aprender a configurar todas as opções que já aprendi no KDE3, e que não são poucas, e poder customizar a minha distribuição com estabilidade que o KDE3 já conquistou.

    Boa tarde.

    Yan, não achei o kde 4.1 pesado não. Pelo menos no Mandriva 2009, sua velocidade aparenta estar bastante semelhante ao KDE 3.5.9 do Mandriva 2008.1 que tenho aqui. Agora, quanto a bugs e instabilidades, ainda tá com alguns problemas na interface sim. Outra coisa, o Mandriva 2009 terá o KDE 4.1 como padrão e o 3 como opção, ao contrário do 2008.1.

    Um abraço.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 5:22 pm

    Tô usando o KDE 4.1 no Mandriva 2008.1 (seguindo este tutorial). No geral, a velocidade dele tá a mesma do KDE 3.5. De vez em quando o Plasma trava (mas logo volta) e o Dolphin tá lento, mas bem prático. Já me acostumei com o menu Kickoff (o melhor companheiro do mouse com rodinha) e tô usando ele como meu desktop padrão (embora fique bem melhor no Mandriva 2009.0).

    Confesso que não tem tantos aplicativos como o KDE 3, mas os Plasmoids me fizeram apaixonar pelo sistema! O KDE 4 tem um futuro muito promissor!

    Yan,

    Não recordo agora a fonte, mas recordo de ter lido que o Mandriva 2009.0 virá com o KDE 4.x como padrão, porém, manterá a série 3.x disponível (e compatível) nos repositórios.
    Particularmente pretendo ter os dois até estar seguro da migração definitiva.

    Marcus jabber (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 6:26 pm

    Como já foi dito pelos colegas acima, a implementação do KDE 4 no Mandriva estão muito boas. Experimentei na versao release do 2009 e gostei muito. Os efeitos que vem no KDE ficaram tão bacanas que dá para desativar o compiz sem perder muito em visual. Engraçado que instalei a mesma versão do KDE (4.1) no fedora 9 e não tive os mesmos efeitos e nem a mesma velocidade de execução.

    Essa semana sai o mandriva 2009, versão final. Promete muito!

    Abraços!

    Marcus jabber (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 6:27 pm

    Corrigindo

    *as implementações do KDE 4

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 6:31 pm

    Eu ainda acho que algumas aplicações precisam ser portadas ao KDE 4.1, e também tem um ou outro errinho, que com o tempo, tenho certeza, irão sendo arrumados.

    cristo (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 7:08 pm

    @pizza

    Rapaz eu estou usando o kde 4.1 com o openoffice e com eclipse e este problema não está ocorrendo, mas também estou com a versão mais atual do kde 4.1, sei que existem algumas arestas a aparar, mas são minimas e agora com o lançamente do kde 4.1.2 (codenome Finelly Out) muitos destes bugs estão corrigidos, de forma que o visual não deforma mais com o openoffice e eclipse.

    E outra coisa é que os plasmoids ainda existem, já que o próprio desktop do kde 4.1 é um plasmoid.

    Estou gostando do 4.1 no Mandriva. Só não consegui que o kmail importasse meus emails do kmail antigo e nem que o Amarok novo lê-se minha playlist do Winamp pra Windows. Mas quanto ao IDE, tá nota 10

    Jasonnfedora (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 10:57 pm

    Senhores, eu sou usuário do KDE desde que ele colocou a cara no mercado mais sou muito mais muito critico onde antes de escrever algo sobre o bendito kde ou qualquer outra coisa, faço testes, penso analizo, vejo performance e etc… Realmente concordo no fato de que o KDE 4.0 estava horrivel em todos os aspectos mais depois que fiz o update para o KDE 4.1.1 e agora KDE 4.1.2 realmente tudo mudou. Foram corrigidos muita coisa mesmo e eu fiz aqui os testes com openoffice e inclusive usando o plasma a tarde inteira e não tive nenhum problema no Fedora 9. Logo sera que o problema não esta em sua maquina? Outra coisa é O Dolphin veio para ficar, sempre gostei do Konqueror mais os usuarios de gnome tinham razão numa coisa, muito pesado, poluido demais e o menu nem se diz nada. Logo o KDE 4 vai dar muito o que falar ainda e estarei para criticar para o bem ou para o mal. Abraços.

    Jasonnfedora (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 11:06 pm

    Uma coisa que eu acho importante dizer é que nenhum momento aqui tive esses problemas que vocês estão relatando. Tenho uma turma grande onde todos estão usando kde 4.1.2 e a única reclamação era criar icones na tela, onde no kde 4.1.1 ja se faz isso tranquilamente. E o fato de dizer que o KDE 4 esta ficando pesado igual ao Windows Vista Pelo Amor de Deus pega mais leve, isso é impossivel :) Instalei o Fedora 9 com KDE em uma maquina celeron com 1.0 com 256MB de memoria e garanto perfeito não ficou mais o mesmo usuario estava usando o kde 3.5 com o kubuntu e estava realmente inviavel usar, com o Fedora 9 com KDE 4.1 não ficou tão lento com estava. Não quero culpar o kubuntu e comparar o KDE 3.5 com o KDE 4.1.2 ok? Façam os testes e me reportem, terei o prazer de ajuda-los no que for preciso quando o assunto for relacionado ao KDE. Abraços.

    valessio (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 11:26 pm

    é a comunidade SL de hoje em dia ta foda.. somente sabem reclamar, se pelo menos fossem reclamar mostrando o erro, e reportando o bug.. um dia algum desenvolvedor iria corrigir esses tais erros.

    sobre o kde? eu num gosto muito dele não. :P

    Somente acho que o jason falou esta certo, tem gente que fica reclamando para as paredes e acha que Deus vai lançar uma nova versão com as correções.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 2:04 am

    E já saiu o KDE 4.1.2….

    Mais bugs corrigidos, etc e etc!

    cronnosli(douglas) (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 9:11 pm

    Não sei mas depois que tentei o kde4.1 no Debian por backport, ele funcionou direitinho até acontecer uma catastrofe e ele nunca mais apareceu o titulo das janelas, então voltei para o 3.5 e o que, vcs nem imaginam mas as aplicações que usam qt4 ficaram incriveis no kde3.5 ta com cara de kde3.5 e aplicações do 4.

    Kde advogado (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 10:51 pm

    O KDE4 é beta porra!
    é claro que tem bug e error a corrigir, e uma longa estrada a percorrer. Então vocês que querem usar algum software beta parem de reclamar de algo que ainda não está pronto. Eu uso o kde4 no meu computador de casa a mais de 4 meses e estou muito feliz! Muitos bugs já foram corrigidos, e hoje estou totalmente adaptado ao kde4 as seus novos conceitos do que uma interface gráfica pode fazer
    ;-)

    Adv (usuário não registrado) em 7/10/2008 às 10:16 am

    Kde advogado disse: “O KDE4 é beta porra!”

    Prezado colega Advogado, apesar de pouco usado, há o art. 44 e 45 do Cód. Etica da OAB e quando a KDE, parece que o Beta1 foi em agosto de 2007.
    O KDE deixou de ser beta em 18 de janeiro de 2008.
    att
    Adv.
    CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB
    http://www.oab.org.br/CodEticaDisciplina.pdf

    CAPÍTULO VI
    DO DEVER DE URBANIDADE
    Art. 44. Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito.
    Page 8
    Art. 45. Impõe-se ao advogado lhaneza, emprego de linguagem escorreita e polida,esmero e disciplina na execução dos serviços.

    ________________________

    http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.0_Release_Schedule

    # 1.3.11 18 January 2008: KDE 4 Launch Event
    # 1.3.12 2008-01-11: Release KDE 4.0
    # 1.3.13 2008-01-04: Tagging stable 4.0
    # 1.3.14 2007-12-11 : Release RC 2
    –># 1.3.15 2007-12-05: Tagging RC 2
    # 1.3.16 20 November 2007: Release KDE Development Platform 4.0.0 and KDE Desktop 4.0 RC 1
    # 1.3.17 14 November 2007: Tagging RC 1
    # 1.3.18 30 October 2007: Release KDE Development Platform 4.0 RC 1 and KDE Desktop 4.0 Beta 4
    # 1.3.19 October 24, 2007: KDE 4 Release Freeze
    # 1.3.20 October 8, 2007: Beta3
    # 1.3.21 October 8, 2007: KDE Development Platform frozen solid
    # 1.3.22 August 29, 2007: Beta2
    # 1.3.23 July 26, 2007: Beta1

    Marcel Luna (usuário não registrado) em 7/10/2008 às 11:35 am

    Galera, uso o Opensuse 11.0 e ontem fiz a atualização para op KDE 4.1.1 e simplesmente achei perfeito
    os bugs encontrados na versão anterior nao existem. Configurações da area de trabalho continuam fixos e esta rodando redondinho
    automaticamente ele já habilitou os efeitos de janela. achei maravilhoso e leve.
    Estou com um KDE perfeito e estável.

Este post é antigo (2008-10-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.