Java no Arch começa a ser mais Livre
“Os usuários de Arch Linux, pelo menos alguns deles, talvez já saibam que o Sun Java Runtime Environment (JRE) e o Java Development Kit (JDK) tem passado muito tempo no repositório Extra esperando por algum amor extra. Entretanto, nenhum desenvolvedor se sentiu motivado a manter este pacote.
Por outro lado, não é novidade que já existe o pacote OPENJDK6, uma implementação open source da JRE e da JDK que funciona perfeitamente bem.
Foi decidido mover os pacotes JRE e JDK para o repositório Community, onde Geoffroy Carrier estará tomando conta deles. Ele já até atualizou os pacotes e corrigiu alguns bugs pendentes. Obrigado Geoffroy por sua boa ação.
Nenhum pacote dos repositórios oficiais do Arch Linux depende destes pacotes no momento, já que os mesmos já foram recompilados para o OPENJDK6. Entretanto, é bom agradecer à comunidade por entender, e os desenvolvedores que se desculpam por qualquer inconveniente que possa vir a surgir.
Confira completo em: http://blog.marcelocavalcante.net”
Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (kalibΘarchlinux-br·org).
Já tenho o OpenJDK instalado, até agora está muito bom. Só preciso ajustar o Glassfish, no que se refere ao Derby.
Esse Archlinux é o Linux que sempre desejei.
Abraços.
O OpenJDK não funciona com o teclado virtual do banco do Brasil. além de mim, alguém mais já ligou para o suporte para reclamar disso?
Tá aí uma coisa que preciso testar: o teclado virtual do Itaú. Vamos se lá apresenta algum problema….
É, o openJDK não rola com o teclado virtual do banco do brasil, por isto estou usando o jdk de 32 bits e o opera de 32 bits pra poder rodar no meus sistema. putz, que triste :(
É. Eu ia justamente perguntar se o teclado virtual do BB já funcionava com o OpenJDK. No Ubuntu, tive que instalar o plugin da Sun por causa disso. Será que o problema é do sistema do BB ou do OpenJDK?
Estamos entrando em 2009 e ainda hoje não consigo acessar meu banco virtual (do BB) usando apenas software livre ou em arquitetura 64-bits.
Dado o histórico de freqüente instabilidade do applet Teclado Virtual do BB, especialmente em sistemas/navegadores não-Microsoft, eu apostaria que o principal culpado por esta mais recente incompatibilidade é o próprio Banco do Brasil.
Esse applet sempre foi e ainda dá fortes sinais de que continuará sendo uma grande contra-propaganda para a tão falada portabilidade do Java.
Isso se chama homologação. O sistema foi homologado para o java da Sun.
Acredito que esse problema ocorra devido ao fato de que não existe um plugin Java “completo” para o openjdk.
O plugin utilizado pelo openjdk é o gcjwebplugin, que há muito tempo não tem seu código melhorado. Faltam diversos recursos nesse plugin, por exemplo – não existe nem ao menos a implementação de controles de segurança que impeçam o applet de acessar o que não deve.
Infelizmente o plugin foi a peça que ficou faltando nesse processo de abertura do Java.
Como a Carla falou, não é problema do OpenJDK.
O caso é que o BB “barra” qualquer outro plugin java que não seja o da Sun.
Tanto que em outros sites com applets, o OpenJDK funciona.
Quem sabe está na hora de pressionar o BB para que faça isso de uma vez.
Afinal, eles devem ter tempo sobrando, já que fizeram versão da página até pro iPhone, que pouca gente tem no Brasil.
E que, salvo engano, nem tem java pra ele !
Não acredito que seja esse o problema.
Como eu disse, o código do gcjwebplugin é bastante incompleto. Por exemplo:
http://cvs.savannah.gnu.org/viewvc/gcjwebplugin/src/gnu/gcjwebplugin/AppletSecurityManager.java?revision=1.4&root=gcjwebplugin&view=markup
E note que esse arquivo não é modificado desde 2004.
P.S.: Há relatos [1][2] de que é possível acessar o Banco do Brasil usando o Konqueror ou o Opera, que não usam o mesmo plugin Java do Firefox, mas sim um mecanismo de applets próprio.
Dessa forma, deve ser realmente um problema relacionado ao gcjwebplugin, como eu vinha sustentando.
[1] http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/banco-do-brasil-em-64-bits
[2] http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=27943.0
“Há relatos [1][2] de que é possível acessar o Banco do Brasil usando o Konqueror ou o Opera, que não usam o mesmo plugin Java do Firefox, mas sim um mecanismo de applets próprio.
Dessa forma, deve ser realmente um problema relacionado ao gcjwebplugin, como eu vinha sustentando.”
thotypous e demais, fiz o procedimento citado em [1] e funcionou mesmo. Obrigado pela dica, thotypous ;).
Mas.. se você der uma lida nessa referência, vai ver que só comprova o que falei. O applet do Banco do Brasil não funciona devido ao Banco do Brasil exigir que seja Java da Sun.
Essa solução do Konqueror usa o Java da sun, mas usa o java direto, não o Plugin. Coisa que achei bem interessante aliás.
Será que não funciona mesmo com o openjdk? Eu ainda não testei (esqueci minha senha do auto-atendimento!), mas não vejo motivo para não funcionar.
O openjdk é bem parecido com o Java da Sun, inclusive tem muito código copiado, que a Sun liberou sob a GPL.
A menos que o Banco do Brasil verifique qual a máquina virtual utilizada, o que seria realmente lamentável…