Já é possível importar e editar arquivos PDF no OpenOffice
A versão beta da extensão PDF Import para o OpenOffice 3.0 já está disponível, e versões com mais funcionalidades, como a importação do layout de PDFs gerados pelo LaTeX ou a importação de gráficos vetoriais complexos, serão disponibilizadas posteriormente.
Mas a versão preliminar já disponível permite desde agora abrir e editar documentos PDF até a versão 1.4. Arquivos com permissões restritas ainda não são suportados.
Saiba mais (free-your-media.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-06-16
Me desculpe a opinião radical mas não vi nenhuma vantagem nessa função. Quem desenvolve apostilas e presa pelo seu conteúdo vai ter que arrumar um outro meio de faze-lo que não seja o PDF.
Concordo com miranda, mais e bom ter esse recurso, ele so vem pra somar na utilização do OO
abraços
Miranda, quem quer disponibilizar o seu conteúdo de forma destinada apenas à leitura, sem permitir edição ou reaproveitamento do material, não tem nos PDFs comuns (esses do dia-a-dia, sem restrições adicionais) uma alternativa técnica sólida já há muito tempo.
Concordo com o Augusto,
há várias versões do Acrobat Reader já se pode copiar texto e imagens de arquivos .pdf,
O mesmo vale para o evince,
Sendo assim quem quer realmente que não se copie nada, só vai poder apelar para licenças bem restritivas.
Ué, este não é um bom raciocínio miranda, acredito eu.
Sou do tipo: conhecimento é tudo, seja lá para o que for; sou a favor da ciência, por exemplo, criar infinitas possibilidades ao homem. Saber de tudo – mesmo que seja nada, já que o conhecimento é infinito e eterno -, não importando a maneira como isto será utilizado. Aí vai do bom-senso de cada um. Inventar lâminas cortantes, que serviriam para cortar alimentos, mas que poderiam ser utilizadas para ferir o próximo, como é hoje.
(contextualizando para a situação)
Da mesma forma permitir que pdfs sejam utilizados é mais uma maneira de colocar o usuário no controle de seu computador. Como ele utilizará o recurso dependerá somente dele. Pois odeio quando vejo uma limitação que não tem lógica, como acontece muito com o Windows SE (mas porque não consigo abrir mais que três janelas? Será memória?), ou programas proprietários, onde determinadas funções em versões “triais” estão desabilitadas, somente para te forçar a comprar a versão full.
Se a pessoa não quer que seu documento seja editado, não distribua; ou distribua somente para aqueles que se sabe que têm bom senso para utilizarem bem o material.
Se o pessoal do OpenOffice não criasse, provavelmente outros criariam este recurso – como o Koffice faz há tempos!!!
Este tipo de proteção – o método é seguro, desde que ninguém se atreva a fuçar – não funciona. Os protocolos utilizados no Windows são um bom exemplo. Não é que criaram o Wine? Não é que criaram o NTFS-3g? Não fizeram “maravilhas” no Samba?
Enfim, desta vez passei do limite de sanidade :-)
Na boa, viva a liberdade!! Como disse o tenchi logo acima: ” Aí vai do bom-senso de cada um. Inventar lâminas cortantes, que serviriam para cortar alimentos, mas que poderiam ser utilizadas para ferir o próximo, como é hoje.” eu pensei no camarada que usa a faca pra matar o próximo…=D
Desde que se respeite a licença em que foi distribuído o documento…. mas que vai ter neguinho fazendo mal uso disso vai.
A grande vantagem do PDF nem é a questão da “proteção”, e sim que o documento não perde formatação.
É ótimo enviar documentos em PDF. Assim você tem certeza que ele vai chegar “precisamente” igual no destino, independente do OS, fontes, codificação, etc…
Ótimo, eu fazia isso na da suíte de escritório do KDE, mas era um pouco instável, mas também faz tempo.
Sobre a discussão acima, o que é legal continuo legal e o que é ilegal continua ilegal. É como num livro de papel ou qualquer outra coisa. Não entendo porque a bronca.
Ótimo este novo recurso do OpenOffice, mas para mim faz mais falta ferramentas de formulário, como campos, caixa de seleção, caixa suspensa etc. que funcionassem de uma forma semelhante ao que ocorre no MS Word, protegemos o documento com a opção de liberar apenas a parte de formulários e podemos navegar por ele pressionando a tecla tab ou shift+tab preenchendo apenas onde é permitido. Isto é uma mão na roda no preenchimento de documentos padronizados em que apenas algumas informações mudam.
Off topic: Alguém por aqui está tendo problemas de congelamento do openoffice, que, em alguns momentos chega a consumir 99% dos recursos da CPU. Tive este problema usando o openoffice 2.4 no Mandriva 2008.1, achei que fosse um problema da distro ou de instalação, mas esse problema voltou a ocorrer em outra máquina minha em que uso Fedora 9 com Openoffice 2.4.1. Pensei até que poderia ser algum problema com o Google desktop (na máquina com Mandriva), mas na outra não tenho ele instalado e ocorreu a mesma coisa (uso o tracker nessa máquina). Estranho é que isto ocorre quando uso documentos textos pequenos. Outra possibilidade que pensei é o corretor ortográfico do BrOffice que instalei nas duas máquinas, será que pode ser?
Sei que aqui não é fórum de ajuda, mas, de repente, alguém pode estar enfrentando algo parecido, ou pode saber como solucionar isto…
Um abraço.
Miranda, acho que, como comentaram acima, você está BEM por fora, há muito e muito tempo que existem ferramentas que editam pdfs..
Ou você achava que o Acrobat era só reader?